Edição de 22 de Junho de 2022
 

MAIS DE TREZENTAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL LANÇAM CAMPANHA CIVICA ELEITORAL;  

FNLA FORMALIZA ESTA TARDE A SUA CANDIDATURA PARA AS ELEIÇÕES DE AGOSTO; 

ANALISTAS APELAM A TRANQUILIDADE EM EPOCA PRÉ ELEITORAL;  

AUMENTA A VENDA ILEGAL DE MEDICAMENTOS EM MERCADOS A CÉU ABERTO EM LUANDA; 

PRESIDENTE DO MALAWI SUSPENDE SEU VICE PRESIDENTE ACUSADO DE CORRUPÇÃO;  

ANGOLA ESTREIA-SE DENTRO DE INSTANTES A POUCO NO MUNDIAL JUNIOR DE ANDEBOL, NA ESLOVENIA;  

 

Jornal ao meio dia de 22 de Junho. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões. 

JINGLE MV 

O conselho de líderes das organizações da sociedade civil de angola, um conjunto de 320 instituições nacionais, mostram-se prontas para educação cívica eleitoral.  

O desejo deste consorcio é apresentar um plano geral para ajudar as autoridades para com as eleições gerais de agosto próximo.   Miguel Kilundo coordenador nacional fala sobre esta iniciativa;

KILUNDO 1

 Por outro lado, estas organizações iniciaram um plano de educação cívica com vista as eleições de agosto;

KILUNDO 2 

A FNLA apresenta, esta quarta-feira, a sua candidatura às eleições gerais de 24 de Agosto do ano em curso, anunciou hoje no município de Viana, em Luanda, o presidente desta formação politica, Nimi A Simbi.

O pronunciamento foi feito durante a reunião do Comité Central do partido dos ‘’irmãos’’, que aprovou a lista de candidaturas.

O político realçou que, para a formalização desse processo, serão apresentadas ao Tribunal Constitucional (TC) mais de 20 mil assinaturas de apoiantes e 221 candidatos a deputado.

O presidente do partido reconheceu que foi difícil a selecção dos candidatos a deputado, em função da longa crise que a FNLA atravessou.

A UNITA, principal partido da oposição angolana, entregou, esta terça-feira à tarde, ao Tribunal Constitucional o seu processo de candidatura às eleições gerais de 24 de Agosto.

A candidatura apresentada consta de uma lista de 355 candidatos a deputado à Assembleia Nacional.

A lista é liderada por Adalberto Costa Júnior e Abel Chivukuvuku,  respectivamente como candidatos à Presidência e à Vice-Presidência da República.

Segundo o secretário-geral da organização, Álvaro Chikuamanga, falando a imprensa disse que a UNITA cumpriu com todas as formalidades exigidas por lei.

ÁLVARO CHIKUAMANGA – J07H22062022 

Detentora de 51 assentos no Parlamento cessante, a UNITA junta-se assim ao MPLA, partido maioritário com 150 deputados, e à coligação eleitoral CASA-CE, segunda maior força política da oposição com 16 lugares.

Recorde-se que já entregaram as suas propostas, o MPLA  que detém 150 lugares no Parlamento; a Coligação eleitoral CASA-CE, com 16 deputados; o partido extraparlamentar Aliança Patriótica Nacional (APN) e a UNITA, maior partido da oposição com 51 deputados.

Na análise desta manha.  Eugénio Clemente pensa que a dinâmica e o modelo de eleição dos deputados devia ser melhor revisto devido ao excesso de pressões por esta altura;

EUGÉNIO CLEMENTE 12H 

Wilson dos Santos, comunicologo olha para as principais mensagens que os políticos passam por esta altura para o resto da sociedade; 

WILSON DOS SANTOS 12H  

Lito Silva, outro analista MFM falo sobre o impacto de certas mensagens no eleitorado;  

LITO SILVA 12H  

PONTO

A província de Luanda ganha hoje um terminal rodoviário de passageiros.

Denominado Terminal Interprovincial e Urbano de Passageiros do Kilamba, o empreendimento foi construído na centralidade com o mesmo nome, numa aérea de  13.700 metros quadrados. 

O terminal conta com uma sala de espera para duzentas pessoas sentadas e tem capacidade para efectuar 14 viagens por hora, transportando 560 passageiros por hora.

O Presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional dos Transportes terrestres, Énio Costa, fez saber que para além do terminal do Kilamba, o país vai ganhar também os terminais do Huambo, Kuanza-Norte e Malange.

ÉNIO COSTA – 1

E para dar maior conforto à nova infra-estrutura, o PCE Énio Costa, disse que a província de Luanda, vai ver reforçada a parir de hoje, a sua frota de autocarros com a entrada em funcionamento de mais NOVENTA e dois veículos.

ÉNIO COSTA – 2

PONTO 

Vendedores usam licenças das farmácias para se abastecerem nos depósitos, a revelação é de fontes citadas pelo jornal EXPANSÃO.

A venda ilegal de medicamentos ou a carestia destes é segundo Carlos Rosado de carvalho, um atentado a saúde publica;

CARLOS 1

 Por outro lado, o analista MFM apela a mais fiscalização aos revendedores de medicamentos em toda a extensão do país;

CARLOS 2 

Um levantamento do Sindicato dos Médicos em Angola constatou que uma receita que pode custar 18.500 Kz numa farmácia é comprado por 2.000 Kz no mercado clandestino dos Kwanzas, município do Cazenga, um valor nove vezes mais baixo.

PONTO

O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, considera que o país fez progressos assinaláveis no seu sistema financeiro, depois de sair das listas negra e cinzenta do Grupo de Acção Financeira Internacional.

Em declarações à, na altura, sobre a vinda a Angola da equipa do Grupo de Prevenção ao Branqueamento de Capitais da África Oriental e austral, sublinhou ser o caminho que o país vem trilhando, desde 2010, período em que estava bloqueado por fazer parte de uma lista de países que eram considerados não cooperantes.

O especialista angolano em análise de Branqueamento de capitais, Carlos Cabaça, falou em exclusivo a MFM, sobre a importância da vinda destes peritos a Angola.

CARLOS CABAÇA 12H00 

A avaliação mútua do sistema financeiro de Angola, por parte equipa do GAFI, vai decorrer de 27 de Junho a 15 Julho, deste ano, com a vinda da comitiva agendada para esta quinta-feira, 23.

JINGLE DESPORTO

O 23º Campeonato Mundial Feminino Juvenil de andebol começa hoje com um cartão completo de 16 jogos na Eslovênia, já que todas as 32 equipas estarão presentes na competição, representando cinco continentes. 

HILARIO DIRECTO 

INTERNACIONAL

O Presidente do Maláui, Lazarus Chakwera, anunciou hoje a retirada de todos os poderes ao seu vice-presidente, Saulos Chilima, e a suspensão do chefe de gabinete da Câmara dos Representantes e do chefe da polícia por corrupção.

O Presidente do Maláui fez o anúncio depois de tornar públicas as conclusões de um relatório do Gabinete Anticorrupção do país, que apontava o empresário Zuneth Sattar, nascido no Maláui mas residente no Reino Unido, como tendo subornado vários funcionários do Governo para obter contratos multimilionários.

De acordo com as conclusões do relatório, cinco empresas de Sattar receberam 16 contratos no valor de 150 milhões de dólares entre 2017 e 2021.

Sattar, de 41 anos, também está a ser investigado no Reino Unido depois de ter sido detido pelas autoridades britânicas por alegada corrupção para fechar três contratos públicos com o Governo do Maláui.

O empresário negou todas as acusações, disse o seu advogado, Simon Farrell, recentemente num tribunal do Reino Unido.

O Presidente de Ruanda, Paul Kagame, disse hoje que o controverso acordo com Londres para receber imigrantes ilegais deportados do Reino Unido ainda pode ser aplicado, e com outros países também, dados os “falhanços” que o sistema de asilo apresenta.

O Governo britânico decidiu enviar para o Ruanda requerentes de asilo que chegaram ilegalmente ao país, alegando querer coibir travessias ilegais do canal da Mancha, mas o primeiro voo foi bloqueado em 14 de junho por uma decisão de emergência do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

O Irão executou mais de 100 pessoas nos três primeiros meses de 2022, segundo um relatório do secretário-geral da ONU hoje divulgado.

Entre 01 de janeiro e 20 de março, prosseguiu a representante, “pelo menos 105 pessoas foram executadas, incluindo numerosas pessoas pertencentes a minorias” étnicas.

No mês de março, 52 pessoas foram transferidas da prisão de Shiraz para serem executadas por casos relacionados com tráfico de droga.

O Presidente da Indonésia, Joko Widodo, cujo país acolhe este ano a cimeira do G20, vai reunir com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, durante uma viagem oficial à Rússia, na próxima semana, anunciaram autoridades indonésias.

A informação foi confirmada aos jornalistas pelo ministro para a Coordenação dos Assuntos Políticos, Jurídicos e de Segurança, Mahfud MD, na segunda-feira no palácio presidencial de Jacarta, de acordo com a agência noticiosa estatal indonésia Antara.

A Casa Branca considerou esta terça-feira que uma possível sentença de pena de morte para os dois norte-americanos detidos na guerra na Ucrânia seria “horrível”. Os dois soldados eram voluntários no exército ucraniano, quando foram capturados por tropas russas, e o porta-voz do Kremlin sugeriu que estes não estavam abrangidos pela Convenção de Genebra.

RESUMO/RESUMO  

Data de Emissão: 22-06-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados