Edição de 21 de Junho de 2022
 

 

FALTAM QUATRO DIAS PARA O FIM DO PRAZO DE ENTREGA DE CANDIDATURAS ÀS PRÓXIMAS ELEIÇÕES;

ABEL CHIVUKUVUKU É CANDIDATO À VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA PELA UNITA QUE FORMALIZA ESTA TARDE CANDIDATURA COM VISTA ELEIÇÕES GERAIS   DE 24 DE AGOSTO;

ESPECIALISTAS EM ANÁLISE DE BRANQUEMENTO DE CAPITAIS Á CAMINHO DE ANGOLA PARA AVALIAÇÃO DO SISTEMA FINANCEIRO;

MAIS UM JORNALISTA NAS BARRAS DO TRIBUNAL. SINDICATO MANIFESTA-SE INDIGANDO DIZENDO QUE MINISTÉRIO PÚBLICO ESTÁ A SER UTILIZADO;

PRIMEIRA-MINISTRA FRANCESA APRESENTOU DEMISSÃO. MACRON RECUSOU PEDIDO;

 

Jornal da tarde da MFM, terça-feira 21 de junho de 2022, tem suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, coordenação de Alves Fernandes, Edição de Abílio Cândido, apresenta-lhe às notícias Tony Fancy.

 

Abel Epalanga Chivukuvuku é o candidato a vice-presidente da UNITA, que formaliza hoje às 16 horas junto do Tribunal Constitucional, a sua candidatura tendo em vista às eleições Gerais no País de 24 de Agosto deste ano.

O mandatário da maior força política na oposição, David Horácio Junjuvile, diz que, a lista a ser entregue esta tarde, é liderada por Adalberto Costa Júnior, candidato ao cadeirão presidencial do Palácio da Cidade Alta.

O também membro do Comité Permanente do partido fundado por Jonas Savimbi, realça, no entanto, que o seu partido concorre para os 220 lugares na Assembleia Nacional.

DAVID JUNJUVILE 12H00

Por outro lado, a UNITA acusa as autoridades angolanas de crime após a divulgação, nas redes sociais, de documentos pessoais do seu líder Adalberto Costa Júnior, que viajou para o Dubai. Partido cobra uma investigação por parte da Procuradoria-Geral da República.

A UNITA mostrou-se nesta segunda-feira indignada com a divulgação, nas redes sociais, de documentos pessoais e de viagem do presidente do partido, Adalberto da Costa Júnior, acusando agentes dos Serviços de Emigração ou funcionários do protocolo do Estado de cumplicidade.

Numa nota do Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA, apresentada pelo porta-voz, Marcial Dachala, o maior partido da oposição manifesta, aos angolanos e à comunidade internacional, a sua indignação.

MARCIAL DACHALA 121H00

Porta-voz da UNITA, Marcial Dachala.

Os documentos do Lider da UNITA Adalberto Costa Júnior, foram divulgados após terem sido cumpridas as formalidades aeroportuárias, aquando do embarque de Adalberto da Costa Júnior, para uma viagem ao exterior do país, no passado domingo.

 

Começou as inscrições para cidadãos candidatos à trabalharem nas mesas de voto, num processo a decorrer no formato online, anunciou nesta terça-feira, a Comissão Provincial Eleitoral de Luanda.

De acordo com o Presidente da referida Comissão, Afonso Guerra Gongo, estão habilitados para o processo de inscrição, os cidadãos nacionais em idade eleitoral e com registo actualizado.

AFONSO GUERRA 12H00

Começou na Província de Luanda, o processo de inscrição para cidadãos nacionais para trabalharem nas mesas de votos para as eleições gerais de 24 de Agosto.

PONTO

 

Mais um jornalista nas barras do tribunal acusado de difamação. Trata-se de Óscar Tito, redactor-repórter ao serviço da Rádio Ecclésia na província do Kwanza Sul.

O queixoso é o Secretário Provincial do MPLA para os Assuntos Políticos e Eleitorais e ex-Presidente da Comissão Provincial Eleitoral, Morais António, que exige do jornalista uma indemnização não inferior a Cinco Milhões de Kwanzas.

O Secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, Teixeira Cândido, a partir da cidade do Sumbe, Província do Cuanza Sul, entende, que Óscar Tito, está perante a um exercício de intimidação.

TEIXEIRA CÂNDIDO 1 12H00

O sindicalista, diz ainda, não entender como é provável, que o jornalista está a ser indiciado de exercício ilegal da profissão.

TEIXEIRA CÂNDIDO 2 12H00

Jornalista da Rádio Ecclésia no Cuanza Sul, Óscar Tito, está a ser acusado de difamação.

Ouvíamos há instantes, o Secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, Teixeira Cândido.

PONTO

 

O Serviço de Investigação Criminal, anunciou hoje, a detenção, em flagrante, de uma mulher, de 30 anos, empregada doméstica, quando alugava uma arma de fogo, Makarov, a grupos de marginais a troco de 20 mil Kwanzas, no distrito do Zango II, município de Viana, em Luanda.

Entre os detidos, está um cidadão, de 34 anos, “cabecilha”, de um dos grupos de marginais, composto por cinco elementos, quatro em fuga, detido em flagrante no interior da habitação da proprietária da arma quando foi alugar para fins ilícitos na via pública e em residência.

Esta informação foi prestada pelo porta-voz do SIC-Luanda, Fernando Carvalho.

FERNANDO CARVALHO 12H00

 

PONTO

 

Um total de 15 especialistas de Portugal, Estados Unidos da América, Botsuana, Moçambique, Maláui, Lesoto, Namíbia, Etiópia, Zimbabué, África do Sul, Tanzânia e Quénia integram a equipa de avaliação, que tem agendado encontros com representantes dos sectores e várias instituições angolanas, entre as quais a Unidade de Informação Financeira.

A avaliação mútua do sistema financeiro angolano vai decorrer entre 27 de Junho e 15 de Julho.

O especialista angolano em análise de Branqueamento de capitais, Carlos Cabaça, falou em exclusivo a MFM, sobre a importância da vida destes peritos a Angola.

CARLOS CABAÇA 12H00

O relatório de avaliação mútua do Grupo de Acção Financeira Internacional sobre o sistema de prevenção e combate ao branqueamento de capitais, financiamento ao terrorismo e proliferação de armas de destruição em massa, iniciou-se em Outubro de 2021 e deverá estar concluído entre Março e Abril de 2023.

Angola está a ser avaliada no âmbito do sistema de prevenção e combate ao branqueamento de capitais, em que os peritos vão avaliar o grau de cumprimento e implementação das recomendações desde 2012, quando foi aprovado o relatório anterior e o país lusófono foi admitido como membro do Esaalmg, grupo regional do GAFI.

PONTO

 

De regresso a matéria relacionada as eleições…

O presidente da FNLA, Nimi A-Nzimbi, anunciou hoje em Luanda, que o seu partido reuniu mais de 20 mil, assinatura para apresentação da lista de candidaturas do seu Partido, nesta quarta-feira ao Tribunal Constitucional.

FNLA 12H00

Nimi A-Nzimbi, Presidente da Frente Nacional De Libertação De Angola, anunciava as 20 mil assinaturas reunidas, durante a reunião do Comité Central da FNLA, para aprovação da lista da candidatura do Partido às Eleições Gerais, de 24 de Agosto de 2022.

PONTO

 

O Vice-Presidente da República Bornito de Sousa, reafirmou esta segunda-feira em Luanda, que a formação de quadros e os investimentos no sector vão continuar nas prioridades do executivo angolano.

De acordo com o vice-presidente, os investimentos no ensino, devem constituir principal factor para o desenvolvimento do país.

BORNITO DE SOUSA 7H00

Vice-Presidente da República Bornito de Sousa

DESPORTO

 

Chegou ao fim o percurso de Ricardo Job Estevão ao serviço do Petro de Luanda como jogador, numa entrevista ao canal do clube tricolor Job confirmou esta segunda-feira o fim da carreira como jogador de futebol, após dezoito anos de actividade.

Actualidade desportiva com hilário Leonardo, boa tarde

HILÁRIO DIRECTO 12H00

 

INTERNACIONAL

 

Elisabeth Borne entregou a sua demissão a Emmanuel Macron, que a recusou “para que o governo se mantenha em funções”, avança o Le Monde, citando declarações de uma fonte do Palácio do Eliseu à Associated France Press.

O pedido de demissão da primeira-ministra do país acontece dois dias depois das eleições legislativas em que Emmanuel Macron perdeu a maioria e se assistiu a um crescimento da extrema-direita no país.

Recorde-se que após serem conhecidos os resultados das eleições, a primeira-ministra francesa considerou que estes constituem um “risco para o país” e apelou a uma “maioria de ação” e à “união”, prometendo “diálogo” da parte do Governo e do Presidente.

O presidente francês, Emmanuel Macron, vai enfrentar o segundo mandato sem a maioria absoluta parlamentar de que dispunha anteriormente, que perdeu na segunda volta das legislativas de domingo.

Data de Emissão: 21-06-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados