Edição de 16 de Junho de 2022
DEPOIS DO MPLA E CASA-CE, UNITA PODE SER O PRÓXIMO PARTIDO A ENTREGAR LISTA DE CANDIDATOS VISANDO ELEIÇÕES GERAIS DE 24 DE AGOSTO;
NÃO HAVERÁ ESCASSEZ DE GÁS DE COZINHA NO PAÍS. SONANGOLA DESMENTE INFORMAÇÃO POSTA A CIRCULAR NAS REDES SOCIAIS;
TRABALHO INFANTIL CONTNUA PREOCUPAR AUTORIDADES, REITERA INAC NO 16 DE JUNHO DATA CONSAGRADA A CRIANÇA AFRICANA;
RÚSSIA E EUA ESTÃO NUM PONTO DE CONFRONTO “MUITO QUENTE” PORTA-VOZ DO KREMLIN;
Jornal da Tarde da MFM, quinta-feira,16 de junho de 2022, tem o suporte técnico de Edson Machado e Pedro de Oliveira, edição de Abílio Cândido, apresenta-lhe às notícias o Tony Fancy.
A Unidade de Negócio de Gás e Energias Renováveis da Sonangol garante que há absoluta disponibilidade de gás para o fornecimento habitual ao mercado.
Jornalista, Manuel Veira;
MANUEL VIEIRA 12HRS
O presidente do Tribunal Supremo defendeu, ontem, uma intervenção jurídica mais activa e organizada contra os crimes de extorsão, branqueamento de capitais, suborno, falsificação de moedas e associação criminosa. O Estado recuperou até ao momento 12 mil milhões de dólares em activos, através de imóveis e dinheiro no país e no estrangeiro.
Ao discursar na abertura do Seminário sobre Confisco de Activos, no Instituto Nacional de Estudos Judiciais, Joel Leonardo sublinhou que diante de crimes como a extorsão, o branqueamento de capitais, o suborno, falsificação de moedas, sequestros, pirataria, associação criminosa e tráfico de influência, é necessária uma activa e organizada intervenção jurídica estadual no quadro da prevenção geral e especial dos factos.
O também presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial, no cumprimento deste desafio, destacou que é necessário eficácia nas decisões judiciais, para que diante de novas realidades jurídico-processuais o crime e outros ilícitos nunca mais venham a compensar os seus agentes.
O especialista em auditoria externa e analise de branqueamento de capitais, Carlos Cabaça, diz que não entender, como até ao momento não ver nenhum cidadão da banca angolana a responder a barra do tribunal.
CARLOS CABAÇA 1 12H00
Cabaça, diz ainda que as fases preparatórias dos processos carecem de mais atenção.
CARLOS CABAÇA 2 12H00
A UNITA, maior força política na oposição, diz que já definiu os nomes dos seus candidatos, tendo em vista as eleições gerais de 24 de Agosto.
O porta-voz do galo Negro, Marcial Dachala, garantiu em excluviso a MFM, que o seu partido, fará a entrega da lista ao Tribunal Constitucional na próxima segunda-feira.
MARCIAL DACHALA 12H00
O Dia Internacional da Criança Africana celebra-se a 16 de junho.
Comemorado 15 dias depois do Dia Mundial da Criança, o Dia Internacional da Criança Africana chama a atenção para a realidade de milhares de crianças africanas que todos os dias são vítimas de violência, exploração e abuso.
Este dia é celebrado a 16 de junho já que foi neste dia, em 1976, que se registou o massacre do Soweto, em Joanesburgo, na África do Sul.
Em Angola, sobretudo em Luanda, onde ocorreram maior número de casos de violência contra criança, os mais pequenos crianças apelam aos pais, melhor tratamento com os seus filhos.
CRIANÇAS 1 12H00
E a sociedade diz que as autoridades, devem adoptar políticas para amenizar os casos de crianças que abondam as suas casas para viverem nas ruas.
SOCIEDADE CRIANÇAS 12H00
E os maus-tratos e a discriminação são os factores principais que levam muitas crianças de Luanda a abandonarem as suas casas para viverem em lares de acolhimento.
O Director do Instituto Nacional da Criança, Paulo Kalesi, diz que nos últimos dois anos, o INAC, registou várias ocorrências, que violam os direitos da criança, realçando que a província de Luanda, continua a ser a região do País com maior número de casos de abandonos, acusação de pártica de feitiçaria, fuga a paternidade e muito mais.
PAULO KALESI 1 12H00
Duzentos e vinte mil e 157 denúncias foram recepcionadas em todo o país pelo serviço “SOS criança”, através da linha 15015 sobre violência contra menores em dois anos de existência do serviço.
PAULO KALESI 2 12H
Director do Instituto Nacional da Criança, Paulo Kalesi, durante o lançamento do manual de atendimento às vítimas de violência doméstica, que visa reforçar o combate deste mal numa parceria entre os ministérios do Interior e da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.
O Serviço de Investigação Criminal, “SIC”, apresenta hoje, 16 de Junho, na Província de Luanda, quatro cidadãos nacionais detidos, por supostamente estarem envolvidos nos crimes de roubo, furto e descaminho de viaturas e outros 3 detidos por estarem a vender armas de fogo.
O jornalista Abílio Cândido boa tarde;
ABÍLIO DIRECTO 12H00
Cerca de 8 mil famílias já beneficiam da componente de Inclusão Produtiva na província do Bié, em três dinâmicas diferentes, segundo o director provincial do Instituto de Desenvolvimento Social naquela região, Risony Chivemba.
A par das transferências monetárias socias, o município do Andulo, teve uma grande evolução quanto a este projecto, de acordo com o responsável.
RD-RISONY CHIVEMBA 1
E o vice-governador do Bié para área técnica Fernando Chatuvela, afirma que o programa tem sido bem acompanhamento por vários actores, desde os intencionistas rurais.
RD-FERNNDO CHATUVELA 1
Populares da Ombala Sangula, dedicam-se a cultivo de feijão, milho e mandioca, produtos estes que são comercializados na localidade, devido a via de acesso que liga a Comuna da Gamba que dista cerca de 45 quilómetros.
RD-POPULARES 1
Famílias no município de Andulo província do Bie, já beneficiam da componente de Inclusão Produtiva, do programa Kwenda, desde já nesta região foram cadastradas 51.625 familias e 8 mil seleccionadas para a inclusão produtiva.
A Rússia e os Estados Unidos estão atualmente num “ponto de confronto muito, muito quente”, disse hoje o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.
“Estamos hoje num ponto de confronto muito, muito quente”, afirmou o representante da Presidência russa à agência RIA Nóvosti.
De acordo com Peskov, apesar das esperanças que surgiram sobre uma possível melhoria nas relações após o encontro de há um ano entre os líderes dos dois países em Genebra, na Suíça, “Washington recusou-se a discutir a questão da segurança da Rússia e a não expansão da NATO” para as fronteiras russas.
Comentando a possibilidade de um novo encontro entre Vladimir Putin e Joe Biden, Peskov disse que “dificilmente seria possível agora ou num futuro próximo”.
A única maneira de normalizar as relações é os EUA renunciarem às suas ambições de hegemonia e entenderem que “a Rússia não quer, não é e não pretende ser o vassalo de ninguém em nenhum sentido”, sublinhou.
Na quarta-feira, Peskov admitiu que a Rússia e o Ocidente terão de interagir no futuro, mas desde que os interesses e preocupações das partes sejam respeitados.
“A comunicação é necessária. No futuro, teremos de conversar, seja como for. Os Estados Unidos não vão a lugar nenhum, nem a Europa. Teremos de interagir de alguma forma”, disse o porta-voz do Kremlin na sua conferência de imprensa diária.