Edição de 02 de Junho de 2022
 

5 MILHÕES DE KWANZAS SUPOSTAMENTE PAGOS PARA A SOLTURA DE UM ESTRANGEIRO A UM PROCURADOR QUE FOI NOTÍCIA ESTÁ NA BASE DA CAÇA AS PLATAFORMAS DE INFORMAÇÃO DIGITAL ACUSAM DIRECÇÃO DAS PLATAFORMAS QUE TÊM APENAS MAIS 24H PARA PROVAR A SUA LEGALIDADE DEPOIS DA NOTA ENVIADA PELO MINISTÉRIO DAS TELECOMUNICAÇÕES  

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO PODE CONVOCAR ELEIÇÕES LOGO A SEGUIR A REUNIÃO DO CONSELHO DA REPÚBLICA

ANGOLA PODE A PARTIR DESTE MÊS CONTAR COM O PROCESSO DE TRANSFERENCIAS INSTANTANEAS

FORA DE PORTAS: FBI ACUSA IRÃO DE ATAQUE INFORMÁTICO A HOSPITAL PEDIÁTRICO NOS ESTADOS UNIDOS DA AMERICA 

Informação ao meio dia na MFM Quinta-feira 2 de maio de 2022, com o suporte técnico de Pedro de Oliveira, Este jornal conta com a edição e apresentação de Romão de Jesus 

 PONTO

As plataformas de Informação HORA H, o Portal Factos Diários e o canal e produtora de conteúdos audiovisuais para a internet Camunda News têm até ao momento menos de 24 horas para apresentar, junto da Direcção Nacional de Informação e Comunicação Institucional do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, os documentos que fazem prova da sua “situação de legal”.

A espécie de “ultimato” é do órgão que tutela o exercício da actividade de jornalismo no país. Quem refere em nota de aviso que “Para os devidos efeitos, solicitou no prazo de 48 horas, o envio à Direcção Nacional de Informação e Comunicação Institucional, da documentação abaixo descrita: titularidade da TV Digital Camunda News, objecto social e natureza jurídica da instituição proprietária e cópia do suporte documental que deu origem à legalização da instituição”, lê-se no documento chegado àquela instituição, horas depois de dois efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC) terem abordado a mesma produtora.

A MFM, o Jornalista e Director do Portal Hora H Escrivão José Diz ter toda a documentação para provar a legalidade do seu órgão já feito desde 2018. E que no caso de equívoco é meramento uma questão de desorganização do ministério das Telecomunicações.

ESCRIVÃO JOSÉ 1

Escrivão José, revelou que na base desse processo de intimidação encabeçado entre as cortinas pela PGR, está um suposto acto de corrupção que libertou através da envolvência de um procurador um cidadão estrangeiro que terá pago cerca de 15 milhões de kz depois de ter sido noticiado por uma das plataformas notificadas.

ESCRIVÃO JOSÉ 2

O Jornalista avançou ainda a pronta disponibilitdade para a legalização de um site de informação linkado as suas plataformas que vem há mais de 6 meses tentando a sua regularização mas sem sucesso porque o ministro não tem dito nada sobre o seu processo

ESCRIVÃO JOSÉ 3

15 milhões de kwanzas supostamente pagos para a soltura de um estrangeiro a um procurador que foi notícia está na base da caça as plataformas de informação digital acusam direcção das plataformas que têm apenas mais 24h para provar a sua legalidade depois da nota enviada pelo ministério das telecomunicações  

PONTO

O Conselho da República reúne-se esta sexta-feira,  às 9 horas, na sala do Conselho de Ministros, no Palácio Presidencial, a fim de analisar a data para a realização das Eleições Gerais em Angola.

Esta quarta reunião ordinária que reúne membros do Conselho da República, será orientada pelo Chefe de Estado, João Lourenço, conforme uma nota da Casa Civil do Presidente da República divulgada na última segunda-feira, 30. 

O Analista político Abel Sapinala avançou que o processo poderá decorrer sobre clima de tranquilidade e poderá corresponder as espectyivas em torno deste encontro

ABEL SAPUINALA 1

Sobre a possibilidade de as eleições decorrerem sobre liderança de Manuel Pereira da Silva Presidente da CNE o também Jurista avançou que não há qualquer possibilidade de Jão Lourenço presentar qualquer mudança sobre esse processo.

ABEL SAPINALA 2

Adalberto Costa Júnior membro deste conselho está fora de angola neste momento em cumprimento de abngeda.

Sobre o assunto o analista diz não interferir em absolutamente nada apesar de ser politicamente uma figura importante

ABEL SAPINALA 3

O Conselho da República, órgão de consulta do Presidente João Lourenço, é composto por membros de partidos políticos e coligações de partidos com assento no Parlamento, os presidentes dos tribunais superiores, presidente do parlamento e líderes religiosos, membros da sociedade civil e outras individualidades indicadas pelo Presidente angolano.

PONTO

A partir deste mês, o sistema de transferências instantâneas pode entrar em funcionamento no país, permitindo transações entre entidades financeiras bancárias e não bancárias, segundo avançou Pedro de Abreu, Administrador da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS).

De acordo com o governante, que falava no Fórum de Inclusão Financeira para o Desenvolvimento, a Emis vai ser um operador do sistema de transferências instantâneas, informando que o sistema encontra-se em fase de testes, devendo as primeiras operações iniciarem no final do próximo mês, “ainda num piloto controlado”, e onde esse sistema é uma iniciativa que assenta bem na inclusão financeira.

O Economista Augusto Fernandes explicou como pederá ser os procedimentos na base das tranferencias instantâneas.

AUGUSTO FERNANDES 1

Augusto fernandes avançou também que o processo apesar de ser muito complexo é necessário que haja bastante cuidado no que relaciona a segurança.

AUGUSTO FERNANDES 2

Angola pode a partir deste mês contar com o processo de transferencias instantâneas e apela a necessidade de massificação na aplicação da lei de suporte

PONTO

Assinala-se hoje o dia internacional das prostitutas.

O Dia internacional da Prostituta é uma data comemorativa, que lembra a discriminação das prostitutas, as suas condições precárias de vida e de trabalho e a sua exploração. O ponto de partida para esse dia comemorativo foi o dia 2 de junho de 1975, no qual mais de 100 prostitutas ocuparam a Igreja Saint-Nizier em Lyon, a fim de chamar a atenção para a sua situação.[1] O Dia da Prostituta é celebrado anualmente desde 1976 no dia 2 de junho.

Em angola, a data suscitou a atenção das trabalhadores de sexo que exigem respeito e a legalização da prática

PROSTITUTA 1

Helena, nome fictício da nossa entrevistada que prefere não se identificar exige que se de o devido respeito as trabalhadoras do sexo tal e qual faz-se com as pessoas de orientações sexuais diferente

PROSTITURA 2

PONTO

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, vê na próxima reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Luanda, uma oportunidade de partilhar, “num clima de confiança”, diferentes visões sobre a guerra na Ucrânia.

A especialista em relações internacionais Amélia Pinto, avançou a MFM que a neutralidade que angola apresentou até agora sobre a situação da Russia eUcrania poderá ser melhor conhecida depois deste encontro

AMÉLIA PINTO 1

Amélia Pinto diz ainda que esta reunião poderá melhorar o posicionamento de angola em relação a situação di+plomatica com a russia

AMELÇIA PINTO 2

PONTO INTERNACIONAL

O director do FBI, Christopher Wray, acusou na quarta-feira cibercriminosos apoiados pelo Governo do Irão de estarem por trás de um ataque contra o sistema informático do Hospital Infantil de Boston, nos Estados Unidos, no 2021.

Num discurso numa conferência sediada pelo Boston College, Christopher Wray enfatizou que este foi um dos ataques cibernéticos “mais desprezíveis” que viu na sua carreira profissional.

“No verão de 2021, ‘hackers’ patrocinados pelo Governo do Irão tentaram cometer um dos ataques mais desprezíveis que já vi, bem aqui em Boston, onde decidiram ir contra o Hospital Infantil de Boston”, lembrou o diretor do FBI.

O FBI conseguiu impedir o ciberataque antes de provocar danos à unidade hospitalar.

De acordo com a rede de televisão CNN, o ataque aconteceu em junho de 2021 e os autores usaram um ‘software’ fabricado pela empresa Fortinet, com sede na Califórnia, para controlar o sistema informático do hospital.

Christopher Wray usou o ataque como exemplo das graves repercussões que as ameaças de governos como o do Irão, da Rússia, da China ou da Coreia do Norte podem ter nos Estados Unidos.

Nesse sentido, o chefe do FBI alertou que o seu país não pode relaxar em relação à China, Irão ou máfias criminosas, enquanto se concentra na Rússia.

Sobre as ameaças russas, Christopher Wray destacou que o FBI está em “modo de combate” com um posto de comando focado neste tipo de ataques desde o início do conflito russo-ucraniano, em 24 de Fevereiro.

Data de Emissão: 02-06-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados