Edição de 01 de Junho de 2022
 

Luanda conta desde hoje com unidade hospitalar que vai dedicar-se a fertilização medicamente assistida.

Quadros do executivo aperfeiçoam conhecimentos sobre comércio internacional com o apoio das Nações Unidas.  

Palancas Negras defrontam selecção da República Centro Africana para apuramento ao Can 2023

Em Moçambique, Renamo, rejeita adiamento das primeiras eleições distritais, e acusa o partido no poder de não querer o escrutínio.

Ponto

Hoje é quarta- feira, 1 de Junho, Dia Internacional da Criança. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de, Galácio Santana e final de emissão de, Ricardo Dias e Emanuel Catilina, ao microfone estou eu, Cristina Miranda.

O presidente da República, João Lourenço inaugurou hoje no distrito da Camama, em Luanda, o Hospital Materno Infantil Dr Manuel Azancot de Menezes que além da investigação científica, vai prestar assistência para a fertilização e reprodução in vitro.

Com o início de actividades neste hospital terciário de nove pisos, com 230 camas , e nove blocos operatórios,  pretende-se melhorar a assistência especializada aos utentes, conforme disse a ministra da saúde, durante a cerimónia de inauguração.

R.D1-Sílvia Lutukuta1

A titular da pasta da saúde, avançou igualmente que o novo hospital vai igualmente contribuir para a redução de divisas com as juntas médicas no estrangeiro.

R.D3-SLutukuta1

A formação de quadros e a investigação científica também serão contempladas no Hospital cujo patrono foi pioneiro nas áreas de ginecologia e obstetrícia.

R.D.2-S.Lutukuta2

Ministra da saúde hoje de manhã durante a cerimónia de inauguração do Hospital Materno Infantil, Dr Manuel Azancot de Menezes.

Coube ao presidente da República, fazer o corte da fita da daquela unidade terciária.

Ponto

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), começou hoje a formar os quadros do Executivo, em matéria de comércio internacional.

A iniciativa que surge no âmbito do Quadro Integrado Reforçado, está orçada em 150 mil dólares e vai durar seis meses.

De acordo com o Secretário de Estado para o Comércio, uma das vertentes deste programa é a identificação de projectos da cadeia produtiva nacional que podem ser alvo de financiamento.

RD-ALNunes2

Amadeu Leitão Nunes, referiu também que para países menos avançados como o nosso, podem beneficiar-se destes incentivos, para superarem as barreiras que os impedem de ser mais activos no sistema de comércio global.

RD-ALNunes1

Secretário de Estado para o Comércio, Amadeu Leitão Nunes, esta manhã em luanda durante o lançamento do Quadro Integrado Reforçado, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Ponto

Um pouco por toda a cidade, continua a verificar-se a existência de crianças nas ruas, sujas, maltrapilhas e a mendigarem.

Por se tratar do dia internacional da criança, e porque no país existe o lema Criança Prioridade Absoluta, fomos às ruas de Luanda, perceber as razões que fazem com que grupos de rapazes, alguns em idade muito tenra, e outros já a entrarem na adolescência ali estejam, expondo-se por vezes a riscos múltiplos e a mercê de criminosos.

Constatamos que vêm de áreas suburbanas, que têm famílias e muitos sonhos que ainda esperam concretizar.

R.D.-opiniões crianças rua

Excertos de crianças ouvidas hoje pela reportagem Lac.

E o director geral do Instituto Nacional da Criança, revelou à imprensa que mais de oito mil menores estão fora do seio familiar, e anunciou a criação de um programa específico de localização de desaparecidos, desta franja.

R.D.-Paulo Calesse

Director geral do Inac, Paulo Calesse, que falava à R.N.A.

E a representação do Unicef, em Angola, através de uma declaração à propósito do Dia Internacional da criança que hoje se assinala, mostra-se preocupada com os casos de violência contra a criança, a desnutrição, a pobreza multidimensional.

Sublinha que deve constituir prioridade para as autoridades angolanas, o acesso a serviços que facilitam a sobrevivência das crianças e das suas famílias, o saneamento.

Quanto a violência contra a criança, o Unicef Angola, reconhece com satisfação as acções do Governo e dos seus parceiros para aumentar a cultura da denúncia; fortalecer os mecanismos de resposta integrada e acompanhamento dos casos denunciados por meio da linha 15015.

No sector da saúde considera urgente responder aos casos de desnutrição com acções que incluem a disponibilização de suplementos nutricionais, capacitação dos técnicos de saúde e envolvimento comunitário na identificação dos casos atempadamente.

A representação do Unicef em Angola elogia as acções do governo que visam o fortalecimento do sistema de protecção social por meio da expansão dos Centros Integrados de Acção Social, e com a materialização dos programas de atribuição de renda às famílias, como o Kwenda e o Valor Criança, que já beneficiaram mais de 39.000 crianças desde o seu lançamento

Ponto

A Imprensa Nacional lança amanhã nas suas instalações da Cidade Alta, o serviço de ‘Vendas On-Line’ com o objectivo de melhorar a prestação de serviços daquela empresa pública em todo o território nacional.

O serviço de ‘Vendas on-Line’ da Imprensa Nacional enquadra-se no Plano Estratégico 2021-2025, que visa a modernização e reestruturação da empresa na prestação de serviços gráficos como o Diário da República, produção do estacionário do executivo, de documentos de alta segurança, de livros escolares, legislativos e culturais.

A cerimónia de lançamento do serviço de ‘Vendas On-Line’ da Imprensa Nacional, está marcada para as 9h30m desta quinta-feira.

O director comercial da imprensa nacional, David Marcos,  disse hoje à LAC, tratar-se de um momento histórico, o lançamento de novos serviços.

R.D.-David Marcos

Director comercial da imprensa nacional, que lança amanhã serviços on line.

Ponto

Um cidadão foi queimado por populares no Bairro Paraíso, em Cacuaco, por alegado roubo de uma motorizada.O repórter LAC, Fortunato Cabina tem mais dados sobre esta matéria.

R.D.-peça Fortunato Cabina

Repórter LAC, Fortunato Cabina.

Ponto

Do Desporto,

Os Palancas Negras defrontam hoje a selecção Nacional da República Centro Africana RCA, a contar para a 1ª jornada do grupo E de qualificação ao CAN do próximo ano na Costa do Marfim.

A partida realiza-se às cinco da tarde, no Estádio Nacional “11 de Novembro”.

O comentador LAC, para o futebol, Manecas Leitão disse à Comercial que a nossa selecção tem hoje a possibilidade de vencer, e arrecadar os três pontos.

R.D.1-Manecas Leitão1

Quanto a outra partida de hoje, também do grupo E entre o Ghana e Madagáscar a contar para o apuramento ao Can 2023, Manecas Leitão vaticina que saia vencedora a equipa anfitriã.

R.D.2-Manecas Leitão2

Comentador LAC, para o futebol, Manecas Leitão.

Ponto

Da Actualidade Internacional,

A Renamo, principal partido da oposição em Moçambique, rejeitou hoje a possibilidade de adiamento das primeiras eleições distritais, acusando a Frelimo, no poder, de não pretender este escrutínio por “temer” a derrota em “muitos distritos”.  

“A Constituição da República de Moçambique expõe que os administradores distritais devem ser eleitos, o que nós concluímos é que a Frelimo tem medo de perder as eleições em muitos distritos”, afirmou o porta-voz da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), José Manteiga, a imprensa, à margem do encerramento do Conselho Nacional do principal partido da oposição. 

Recentemente, o Presidente da República e líder da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), Filipe Nyusi, defendeu que o país deve “refletir” sobre a viabilidade de arrancar com as eleições distritais em 2024. 

O presidente da União Africana, Macky Sall, apelou em Bruxelas, ao investimento financeiro e tecnológico da Europa em África para aumentar a produção agrícola, no âmbito da crise de abastecimento causada pela invasão russa da Ucrânia.

“O que nos falta e que podem trazer-nos é o investimento financeiro e tecnológico necessário para produzirmos mais e melhor”, disse Sall, intervindo por vídeo conferência no segundo dia da reunião do Conselho Europeu, quando na ordem de trabalhos se abordou a questão da segurança alimentar.

O primeiro-ministro português António Costa afirmou que a segurança alimentar mundial “está em risco”.

O governante falava em Bruxelas, após a reunião extraordinária do Conselho Europeu,

“Em virtude da guerra e do bloqueio, por parte da Rússia, dos portos ucranianos, está em risco a segurança alimentar a nível mundial”, referiu António Costa, que mencionou que o presidente da União Africana, o senegalês Macky Sall, expôs ao Conselho Europeu a “situação muito difícil que vários países africanos enfrentam” devido à carência, principalmente, de cereais.

Ainda assim, como ponto positivo, destacou o facto de ter sido alcançado “um consenso” no que toca ao sexto pacote de sanções à Rússia, sublinhando que “o petróleo russo tem os dias contados na União Europeia”.

O conselheiro político e vice-director do gabinete do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, sublinhou  que a Ucrânia “vencerá a guerra”, mas insistiu na necessidade de obter “armas, armas e mais armas” para que o exército possa realizar as suas operações e “recuperar o país”.

Ihor Zhovka, afirmou que, o que precisamos para realizar uma contra-ofensiva na região do Donbass ou para encerrar as nossas operações em Kharkiv são armas, para libertar Mariupol e Kherson precisamos de armas pesadas”, afirmou.

 

Data de Emissão: 01-06-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados