Edição 25 de Março 2022
Estimado ouvinte, seja bem-vindo à 6ª edição do programa “O Estado da Economia”, referente a 25 de Março de 2022.
Este é um espaço de análise sobre as políticas e os seus efeitos sobre as famílias e as empresas, numa responsabilidade do Centro UFOLO para a boa governação.
“O Estado da Economia” é emitido todas as Sextas-feiras entre às 9 e às 10 horas aqui na Rádio Ecclesia.
A técnica deste programa é assegurada pela Vanda de Carvalho, coordenação do UFOLO-Centro de Estudos Para a Boa Governação; Realização e apresentação de Esmeralda Chiyaka e José de Belém. –
Atente já a seguir aos tópicos da presente edição do
“O ESTADO DA ECONOMIA”, em que temos como convidado residente, o economista Yuri Kixina, professor de macroeconomia leccionando no ISPTEC.
Lá para o fim vamos ter a sugestão de leitura, é geralmente uma obra pelo nosso convidado residente, sobre o tema em abordagem neste programa. Economia.
O pensamento do dia é uma frase para reflectir, igualmente deixada pelo professor Yuri Kixina em cada final das nossas edições.
Por enquanto, vamos aos temas para esta edição;
- CEIC PREVÊ QUE CRISE SOCIAL VAI AGRAVAR-SE ATÉ FINAL DESTE ANO
- VALORIZAÇÃO DO KWANZA PROTEGE ANGOLA DA SUBIDA DE PREÇOS DOS ALIMENTOS
E nesta última edição do mês vamos conversar com os nossos radio-ouvintes.
Se tiver alguma dúvida em relação a questões relacionadas com economia, não hesite, ligue para nós e fale com o professor Yuri Kixina.
Mas será apenas depois da abordagem dos temas em análise
A consultora Oxford Economics Africa considerou este sábado que a valorização do kwanza é a principal arma para compensar o aumento dos preços dos bens importados no país.
O aumento generalizado nos preços globais dos alimentos devido ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia vai ter um impacto indirecto em Angola devido à inflação no preço dos alimentos, mas felizmente a subida dos preços do petróleo fortaleceu o valor da moeda de Angola para cerca de 640 kwanzas por dólar, o valor mais alto desde Outubro de 2019, o que vai mitigar alguns dos custos acrescidos dos bens importados”, dizem os analistas.
Num comentário à evolução dos preços em Angola em Fevereiro, a Oxford Economics Africa alerta que “a guerra entre a Rússia e a Ucrânia pode ter um impacto directo em Angola se as importações de trigo e fertilizantes da Rússia foram afetadas de forma adversa”, mas aponta que o impacto na evolução dos preços será apenas indirecto.
Além do fortalecimento do kwanza face ao dólar nos últimos meses e do aumento das receitas fiscais por via do aumento do preço do petróleo, “os consumidores também estão a ser beneficiados pela decisão do Governo, em Outubro de 2021, de cortar a taxa de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) dos bens essenciais de 14% para 7%”, apontam os analistas na nota, citada pela Lusa.
Participação dos ouvintes do EE.
- 1-Fernando-equipa fraca coordenação
- Mário Cassoma
- Wilson-Moxico-governo candongueiro e desburocratizar as exportações
- Manassés-fricção entre as pol´+iticas do bna e minfin
1-SUGESTÃO DE LIVRO
2-PENSAMENTO DO DIA
Colocámos assim ponto final à presente edição do programa “O Estado da Economia”, hoje são 25 de Março de 2022.
É um espaço que fala das políticas económicas e seus efeitos sobre as famílias e as empresas, numa responsabilidade do Centro UFOLO para a boa governação.
Recordamos que este espaço vai ao ar todas as Sextas-feiras entre às 9 e às 10 horas aqui na Rádio Ecclesia.
As despedidas são de Vanda de Carvalho na técnica, do UFOLO-Centro de estudos para a boa governação que coordenou; e da Esmeralda Chiyaka e o José de Belém que estiveram na realização e apresentação.