Economia sem makas: Preparativos para a Iª Conferência de Imprensa do Economia 100 Makas
A conferência marca o 5.º aniversário do programa “Economia 100 Makas” do também jornalista e professor de Economia, Carlos Rosado de Carvalho, que tem sido emitido diariamente na “Rádio MFM”. A Iª Conferência Economia 100 Makas vai reunir mais de 500 participantes entre entidades oficiais, diplomatas, líderes patronais e sindicais.
Os promotores preveem contar igualmente com a participação de empresários, gestores, quadros médios e superiores, profissionais liberais, académicos e outros stakeholders com o objectivo de identificar desafios, analisar casos de estudo e recomendar medidas e acções para aumentar a competitividade da economia angolana.
Entendem que a “falta” de competitividade constitui um dos principais desafios económico de Angola.
A nota de imprensa ressalta que o petróleo tem assegurado consistentemente mais de 95% das exportações, cerca de 60% das receitas fiscais e, directa e indirectamente, cerca de metade da riqueza gerada anualmente no País.
Para a organização da conferência, a “petrodependência” angolana não é mais do que um sintoma da falta de competitividade da sua economia, incapaz de produzir bens e serviços, em grande escala, para além do petróleo, com um preço e uma qualidade capazes de concorrer internacionalmente.
No anúncio feito, o director do Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola (CEIC), economista Alves da Rocha, fará o diagnóstico da competitividade do país.
Por sua vez, o coordenador do Centro de Investigação Social e Económica (CISE), da Faculdade de Economia (FE) da Universidade Agostinho Neto (UAN), Fernandes Wanda, vai apresentar os campeões africanos da competitividade e as lições a retirar para Angola.
Enquanto isso, o director do Centro de Investigação Económica da Universidade Lusíada, (CINVESTEC), Heitor Carvalho, poderá apontar caminhos para construir uma economia mais competitiva.
No painel política económica, o secretário do Presidente da República para os Assuntos Económicos, Milton Reis, vai debruçar-se sobre a estratégia de diversificação da economia do Executivo.
As apresentações dos responsáveis pelos três principais centros de investigação económica da academia angolana e do secretário do Presidente da República servirão, segundo os organizadores, de “gatilho” para a mesa-redonda, moderada por Carlos Rosado de Carvalho, que vai encerrar a conferência.
Salienta-se que o “Economia 100 Makas” é um programa de orientação económica da autoria de Carlos Rosado de Carvalho emitido diariamente na Rádio MFM desde 15 de Abril de 2019 dirigido a empresários e gestores de topo, quadros médios e superiores, profissionais liberais e estudantes.
De segunda a Sexta-feira, numa linguagem simples e directa, mas rigorosa, o jornalista e professor de Economia analisa e comenta com exemplos, factos e números, os principais assuntos da actualidade económica.