Economia sem makas: O desenvolvimento das relações entre Angola e China

Quarenta anos depois de estabelecerem relações diplomáticas, em 1983, Angola e China são importantes parceiros comerciais e os investimentos em curso projectam a relação para o futuro. Os Presidentes dos dois países vêem no aniversário, celebrado este ano, uma oportunidade para aprofundar a confiança política entre os dois lados.

O Presidente da China, Xi Jinping, e o Presidente de Angola, João Lourenço, assinalaram em Janeiro o 40.º aniversário das relações diplomáticas, salientando as vantagens para o desenvolvimento económico e a partilha de valores e interesses. Segundo um comunicado então divulgado pelo Governo chinês, “Xi Jinping apontou na sua mensagem que desde o estabelecimento dos laços diplomáticos há 40 anos, China e Angola foram sempre sinceras e amigáveis, trabalharam juntas, entenderam e apoiaram-se mutuamente nas questões, envolvendo os seus interesses estratégicos e principais preocupações”.

As relações entre os dois países “estão num bom momento de desenvolvimento, e a cooperação bilateral em vários campos tem dado resultados frutuosos, trazendo benefícios tangíveis aos povos dos dois países”, acrescentou o líder chinês, no comunicado.

Data de Emissão: 25-09-2023 às 08:00

Relacionados