Economia sem makas: Nvidea empresa norte-americana fabricante de chips foi a empresa mais valiosa do mundo por uma semana

Nvidia tornou-se na cotada mais valiosa do mundo, ultrapassando a Microsoft e a Apple. As acções da empresa norte-americana tocaram 135,18 dólares, valorizando 3,2%, o que conferiu à fabricante de placas gráficas uma capitalização bolsista na ordem dos 3,332 biliões de dólares, segundo o Financial Times.

Este feito acontece menos de um mês depois de, no final de Maio, a empresa ter entrado pela primeira vez no clube das cotadas avaliadas em mais de um bilião de dólares. A subida está intimamente ligada ao entusiasmo com a nova vaga da inteligência artificial (IA) generativa

Para o CEO da Nvidia, Jensen Huang, a empresa está no centro de uma nova “revolução industrial”. A cotada produz componentes necessários para o treino e funcionamento de programas como o ChatGPT, que desencadeou em 2023 um braço-de-ferro entre as maiores tecnológicas mundiais.

Graças à tecnologia da IA generativa, o ChatGPT, lançado em Novembro de 2022, é capaz de responder em linguagem natural aos pedidos dos utilizadores. Este tipo de ferramentas têm aplicações práticas em muitos sectores da economia, e não só. Com este pano de fundo, as acções da Nvidia já acumulam um ganho superior a 180% desde o começo do ano.

Data de Emissão: 25-06-2024 às 07:10
Género(s): Economia, Opinião
 

Relacionados