Economia sem makas: Novo Aeroporto é inaugurado hoje, 17 anos depois de decidida a sua construção
O novo Aeroporto Internacional de Luanda, denominado Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), ocupa uma área de 1.324 hectares e tem capacidade para 15 milhões de passageiros e um volume de carga de 130 mil toneladas por ano.
A infraestrutura, a ser inaugurada nesta sexta-feira, localiza-se na zona de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, e possui duas pistas duplas.
Está dimensionada para receber, entre outras, aeronaves do tipo B747 e A380, actualmente o maior avião comercial, além de contemplar a construção de raíz de uma cidade aeroportuária que cobrirá uma área de construção de 75km2.
A pista sul, a maior do aeroporto, tem quatro mil metros por 60 de largura, e recebeu, em Junho de 2022, o primeiro voo experimental de uma aeronave do tipo Boeing 777 da companhia de bandeira nacional TAAG.
Com a entrada em funcionamento do AIAAN, o Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro ocupar-se-á das Operações de Voos Especiais, Executivos (Presidenciais), actividade de transporte aéreo não comercial, voos não regulares e servirá como Centro de Manutenção e Formação.
Tópicos(s): AIAAN, Companhias Aéreas, diversificação da economia, Emirates, Governo, IATA, Ministério dos Transportes, Presidente da República, Ricardo de Abreu, Taag