Economia sem makas: Mais de 2 em cada 3 angolanos não têm conta bancária

Apesar do incentivo que se tem feito no sentido de melhorar os níveis de bancarização no País, menos de 32% da população com 15 ou mais anos de idade, que corresponde ao total de 5.693.602 pessoas, possui uma conta bancária. Dos que têm conta, 84% tem cartão de débito (Multicaixa) activo, de acordo com os resultados do inquérito de literacia financeira desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e o Banco Nacional de Angola (BNA).

Com uma amostra de 35.190 famílias, o resultado do inquérito realizado durante quatro meses de 2022, nas 18 províncias, revela que 65% dos inquiridos que alegam que não têm uma conta bancária aberta não o fazem porque os seus rendimentos são muito baixos e não justificam ser depositados em bancos. Outros factores que também influenciam o número de pessoas não bancarizadas é a falta de documentos, bem como a falta de agências próximas da sua residência e o não reconhecimento dos benefícios dos serviços bancários.

Assim, conforme os resultados do INE, o nível de literacia financeira no País é de 24,7%, sendo que as mulheres têm maior domínio sobre os assuntos financeiros (55,1%). É na zona urbana onde há pessoas com mais literacia, numa proporção de 62% da amostra.

 

Data de Emissão: 06-10-2023 às 07:00
Género(s): Economia, Opinião
Tópicos(s): BNA, Créditos, ILF, INE, Salários baixos

Relacionados