Economia sem makas: Fórum Económico Angola-RDC

Angola e a República Democrática do Congo têm um compromisso em comum para fomentar o crescimento económico de África, disse, o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João.

O ministro fez esta afirmação durante a abertura da 2.ª edição do Fórum Económico Angola-RDC que decorreu, de 13 a 14 de Novembro, sob o lema: “Parcerias Económicas Rumo a um Crescimento Mútuo”, no Hotel de Convenções de Talatona, em Luanda. De acordo com o ministro, há necessidade de se continuar a desbloquear o potencial económico dos dois países, transformando riqueza potencial, em riqueza real com impacto sócio-económico sustentável.
 
A RDC é actualmente o principal destino das exportações dos produtos do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), seguido do Congo Brazzaville, África do Sul, Namíbia e Portugal.

Mário Caetano João olha para o papel que o Corredor do Lobito vai desempenhar no fomento das trocas comerciais entre Luanda e Kinshasa, apesar das barreiras não tarifárias que ainda mexem com os dois países.

”Estamos a fazer o segundo fórum, para acelerar a remoção, acima de tudo, das barreiras não tarifarias, que são, de facto, desnecessárias à fluidez dos negócios, sem prejudicar, é claro, a segurança de ambos os países. É necessário diversificar e aumentar os produtos que circulam no Corredor do Lobito, por isso, estamos a trabalhar com o Banco Mundial, no sentido de criar centros logísticos ao longo do Corredor do Lobito, no sentido de permitir fomentar a produção nesse perímetro.”

Relacionados