Economia sem makas: Encontro entre Joe Biden e João Lourenço

É a primeira vez que os dois estadistas se encontram oficialmente, neste formato, para discutir assuntos ligados ao fortalecimento da cooperação bilateral.

De acordo com um comunicado divulgado pela Presidência da República, João Lourenço e Joe Biden vão analisar, durante o encontro histórico, assuntos ligados à cooperação bilateral nos domínios do comércio, investimento, clima e energia e, de modo particular, o desenvolvimento do Corredor do Lobito, que liga Angola à República Democrática do Congo e à Zâmbia para os mercados globais.

“O encontro entre os Presidentes João Lourenço e Joe Biden confirma o interesse dos dois países de trabalhar em parceria estratégica para lidar com os desafios regionais e globais”, lê-se no comunicado da Presidência da República.

Por seu lado, a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, acrescentou que a reunião, que visa coroar os 30 anos de relações entre os dois países, vai basear-se nos princípios da Cimeira de Líderes EUA-África, que juntou, à mesma mesa, em Dezembro do ano passado, em Washington, Joe Biden e líderes africanos, entre os quais o Presidente João Lourenço.

A Cimeira EUA-África, convocada pelo Presidente norte-americano, teve como objectivo demonstrar o compromisso duradouro dos Estados Unidos com o continente africano e a necessidade do reforço da cooperação em prioridades globais compartilhadas.

Os primeiros indícios de que João Lourenço e Joe Biden se encontrariam, a qualquer momento, foram revelados este mês, pelo próprio Presidente norte-americano, na Casa Branca, quando indagado, a propósito, pela correspondente da Televisão Pública de Angola (TPA), por ocasião das comemorações do 48º aniversário da Independência Nacional, assinalado este ano. Sem avançar data, Joe Biden assegurou apenas que manteria este encontro com o homólogo angolano. “Não sei quando, mas tenho a certeza de que o encontrarei”, afirmou o estadista norte-americano, na altura. Convidado, nesta mesma ocasião, a pronunciar-se sobre o 48º aniversário da Independência Nacional, Joe Biden destacou que os angolanos devem estar muito orgulhosos por estarem a construir uma Angola que, sublinhou, vai “tornar-se um dos líderes em África na economia”.

Esta será a segunda vez que os dois líderes mantêm encontro na Casa Branca. João Lourenço é o primeiro Presidente africano a ser recebido, este ano, na residência oficial do líder norte-americano. A primeira vez que João Lourenço e Joe Biden se encontraram neste lugar, mas num formato diferente deste, aconteceu em Dezembro do ano passado, durante um jantar oferecido por Joe Biden aos líderes africanos participantes na Cimeira EUA-África. Na ocasião, os dois Chefes de Estado, que se fizeram acompanhar das respectivas esposas, nomeadamente, Ana Dias Lourenço e Jill Biden, saudaram-se com um aperto de mãos e fizeram uma foto para a posteridade. A recepção de um líder na Sala Oval da Casa Branca é um momento que desperta sempre atenção da média internacional, dado o valor político e diplomático que o acto encerra.

Ainda é desconhecido se o formato preparado para este momento contemplará breves declarações à imprensa, no princípio e no fim das conversações, mas, regra geral, as recepções de líderes na Sala Oval da Casa Branca reservam estes dois momentos à imprensa. Acredita-se, por isso, que o encontro de hoje entre João Lourenço e Joe Biden não fugirá a regra.

A Sala Oval, o compartimento mais conhecido da Casa Branca, é o Gabinete e o local de trabalho do Presidente dos Estados Unidos. É aqui onde são recebidos os convidados estrangeiros em ocasiões de visita de Estado.

Data de Emissão: 01-12-2023 às 07:10

Relacionados