Economia sem makas: Banco Central Europeu aumentou os juros pela 10ª vez consecutiva
Banco Central Europeu aumentou os juros pela 10ª vez consecutiva
Com a decisão, as taxas de empréstimo, refinanciamento e depósito ficaram em 4,75%, 4,50% e 4% anuais, respectivamente. É o patamar mais elevado da taxa de depósito desde que o euro foi lançado em 1999.
“A inflação continua a diminuir, mas espera-se que continue demasiado elevada durante demasiado tempo”, destaca o banco, em seu comunicado.
O Conselho do BCE ressaltou que considera que as taxas de juro atingiram níveis que, mantidos por um período suficientemente longo, contribuirão substancialmente para o regresso da inflação à meta de 2%.
________________________________________________________________________________________________________________________________________
A expectativa quanto a reunião do BNA no Sumbe
O governador do Banco Nacional (BNA), Manuel Dias, vai orientar o encontro, que deverá ainda ter a participação dos responsáveis das direcções de estabilidade financeira, de estudos económicos, bem como dos departamentos ligados aos mercados e de estatística.
Para o efeito, o “board” do BNA já se encontra na Cidade do Sumbe e, ontem, manteve um encontro de cortesia com o vice-governador da província para a Esfera Política, Social e Económica, Emília Tchinawalile, que representou o governador Job Capapinha.
No final, o governador Manuel Dias anunciou à imprensa que a sede do município da Quilenda, no Cuanza-Sul, vai ganhar, em breve, uma dependência de um dos bancos comerciais, para facilitar as transacções monetárias das famílias.
Manuel Dias reconheceu que a falta de uma dependência bancária na sede da Quilenda constitui uma preocupação enorme para os agentes económicos e a população em geral. Apontou que a solução passa pela advocacia do BNA em atrair os operadores bancários para instalarem uma dependência.