Economia sem makas: EMIS anuncia que se pode pagar com multicaixa fora do Pais, quando em Angola é um pesadelo levantar dinheiro
EMIS anuncia que se pode pagar com multicaixa fora do Pais, quando em Angola é um pesadelo levantar dinheiro
A Empresa Interbancária de Serviços (EMÍS) e a MasterCard assinaram, em Luanda, um acordo que vai permitir aos bancos angolanos emitirem cartões Multicaixas com aceitação no exterior do país.O presente acordo, os cartões de multimarca Multicaixa/MasterCard vão funcionar no país como cartão Multicaixa e no estrangeiro como Mastercard. As negociações entre a EMIS com a Mastercard culminaram na assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU).
O referido MoU marca o assumir de uma parceria entre a EMIS e a Mastercard que permite a emissão de cartões de pagamento de débito multimarca, MULTICAIXA/Mastercard, para uso em Angola doméstico e no estrangeiro.Esta parceria vai permitir a coexistência de duas marcas em um único cartão de pagamento, emitidas pelos Bancos Comerciais angolanos, o que significa que sempre que o cartão de débito multimarca for utilizado em território nacional será considerado como sendo “cartão de débito MULTICAIXA” e no sentido inverso, sempre que for utilizado no estrangeiro, será considerado “cartão de débito. Mastercard”, estando sempre todas as operações ligadas à Conta de pagamento do Titular. Deste modo, o cartão multimarca permite transacionar (realizar pagamentos e levantamentos em numerário) quer em território nacional, quer no estrangeiro, tendo assim a vantagem de ser de aceitação universal, o que proporciona ao titular que esteja no exterior, um instrumento de pagamento de utilização mais cómodo. Em 2014, a MasterCard firmou parceria com a Empresa Interbacaria de Serviços (EMIS), permitindo que todos os caixas eletrônicos de Angola aceitem cartões de débito, crédito e pré-pagos MasterCard. A parceria permitiu que turistas, viajantes em negócios e cidadãos locais portadores de cartões de pagamento MasterCard levantem a moeda angolana, o Kwanza, em mais de duas mil caixas automáticas existentes à data, pertencentes aos bancos da rede EMIS.
Levantar dinheiro nos Multicaixas tem sido uma dor de cabeça, nos últimos dias. Nos locais onde tenha um Multicaixa, são visíveis as longas filas e o elevado tempo que as pessoas tem de enfrentar, para levantar dinheiro. Os Bancos Comerciais e a EMIS, empresa gestora da rede Multicaixa, trocam acusações sobre a quem recai a responsabilidade do problema que se vive.
TAGS: BNA, Bancos Comercias, Kwanza,Pedro Maiangala Puna, Presidente do Conselho de Administração