Economia sem makas: Aliko Dangote em rota de colisão com o seu governo por causa da maior refinaria de África
O candidato presidencial do Partido Trabalhista de 2023, Peter Obi, expressou seu apoio à Refinaria de Dangote, instando o governo nigeriano a resolver os conflitos em andamento e fornecer a assistência necessária para o sucesso do projecto.
Num comunicado na terça-feira via X, Obi realçou a importância da refinaria para a economia da Nigéria.
“Os recentes conflitos entre a Dangote Industries e algumas agências governamentais são preocupantes”, afirmou Obi.
Ele enfatizou que a questão transcende as afiliações políticas e queixas pessoais e é fundamentalmente sobre a economia da Nigéria e o bem-estar dos cidadãos.
Destacando o impacto potencial da refinaria, Obi disse que a refinaria tem o potencial de gerar aproximadamente 12 milhões USD em receita anual e criar mais de 100 mil empregos, com impactos positivos adicionais na economia”.
Ele ressaltou a importância estratégica para enfrentar a crise de combustível da Nigéria e aumentar os ganhos cambiais.
“A refinaria é vital demais para falir e não deve ser prejudicada, considerando seu papel crucial em nosso bem-estar nacional”, disse.
Obi elogiou as contribuições de Aliko Dangote para a paisagem industrial da Nigéria, descrevendo-o como uma marca nacional e africana que simboliza patriotismo, compromisso e empreendedorismo de impacto.
Ele destacou o portfólio industrial diversificado da Dangote, que abrange mais de 15 sectores, incluindo cimento, açúcar, fertilizantes e petroquímica.
“A dedicação inabalável de Alhaji Dangote à industrialização, criação de empregos e crescimento económico da Nigéria, apesar das adversidades, merece total apoio e protecção”, disse Obi.
Dados os desafios económicos actuais da Nigéria, avançou, empresas como a Dangote Industries devem ser consideradas tesouros nacionais, merecendo apoio e protecção robustos.
O ex-governador do Estado de Anambra pediu ao governo federal da Nigéria que reconheça a importância das contribuições de Dangote e forneça todo o apoio necessário, especialmente para a refinaria.
“O sucesso de Dangote está intrinsecamente ligado ao sucesso da Nigéria e de África”, disse Obi, alertando que o fracasso seria um revés significativo tanto para o país quanto para o continente.