Economia sem makas: Actualização do valor de activos fixos das empresas sem pagar impostos vai robustecer empresas angolanas
É uma prorrogativa que vem na lei do Orçamento Geral do Estado para 2024 e era uma reivindicação antigas das empresas e vai melhorar as contas das empresas, vai torná – las mais sólidas.
Existem muitas empresas em Angola que têm registado no balanço, os seus imóveis, os seus activos e esses activos estão registados ao custo de aquisição, ou seja, a empresa está subavaliada, estes activos valem mais do que efectivamente está registados nas contas das empresas.
Quando se pede um empréstimo ao banco, um dos critérios de avaliação do risco de crédito é o valor empresa. O valor contabilístico de muitas empresas em Angola não reflete o seu verdadeiro valor, porque tem activos que estão registados ao custo inicial e esses activos valem muito mais dinheiro.
Com essa possibilidade que as empresas têm de reavaliar os activos sem pagar o imposto, haverão muitas empresas que vão fazer e isto vai robustecer as empresas, o valor contabilístico das empresas passa a ser maior, isto reforça os capitais das empresas e os capitais das empresas são fundamentais quando se vai pedir um crédito, os bancos olham muito para as contas, para os balanços e para os activos das empresas no sentido de tentarem saber quanto é que vale, ou pelo menos o valor contabilístico das empresas.
Tópicos(s): Activos e Passivos, Activos fixos, BAI, Crédito bancário, Custo de Aquisição, Endividamento, Governo, Impostos, OGE 2024, Privatização