Desporto Show, edição de 30 de Janeiro de 2024
TÍTULOS:
ATLETAS DE OUTRAS MODALIDADES CLAMAM POR APOIO FINANCEIRO-NUMA ALTURA EM QUE CONTINUA A ONDA DE SOLIDARIEDADE AOS PALANCAS NEGRAS NO CAN.
PARTICIPAÇÃO DE SEIS XADREZISTAS NO CAMPEONATO AFRICANO INDIVIDUAL ESTÁ CONDICIONADA.
LÁ FORA: LUTA POR UMA VAGA AOS QUARTOS DE FINAL ENCERRA HOJE COM BURKINA VS MALI E ÁFRICA DO SUL VS MARROCOS.
Assim será o jornal desportivo de terça feira 30 de Janeiro de 2024, garantia tecnica de João Congo edita e apresenta o Hilário Leonardo.
…………………………………………
JINGLE FUTEBOL NACIONAL.
A equipa técnica dos Palancas Negras voltará a dar atenção especial na melhoraria de acções tácticas no treino previsto para hoje a tarde já na cidade de Abidjan palco do confronto com a Nigéria referente aos quartos de final do CAN 2023.
O líder espiritual da Igreja Tocoista, Dom Afonso Nunes, também mostrou o seu apoio a selecção nacional que acredita numa presença nas meias finais do campeonato e por outro lado destacou a união dos angolanos.
RD-AFONSO NUNES.
Nos quartos de final, Angola defronta a Nigéria, treinada por José Peseiro, na sexta-feira, pelas 18:00, em Abidjan, ficando a um passo de um inédito apuramento para as meias-finais.
………………
Empresas como operadoras de telecomunicações e bancos no país têm se mostrado desponiveís apoiar a selecção nacional que está a competir no campeonato africano de futebol para oferecer prémios e dinheiro em caso de apuramento para as meias-finais.
Sobre este assunto a MFM ouviu a opinião de alguns ouvintes que aplaudiram a iniciativa de muitas destas empresas, mas por outro lado pedem que esta onde de solidariedade se estenda para o futebol de formação, mais apoios aos clubes e outros sectores que apresentam fragilidades financeiras.
RD-OUVINTES MFM.
E os atletas de outras modalidades lamentam o facto de não existir uma onda apoio, quando vão a uma competição ou mesmo quando conquistam campeonatos, como é o caso das modalidades naúticas.
Os atletas da Canoagem, por exemplo, foram muitas vezes campeões africanos, mas queixam-se da falta de apoio financeiro de várias empresas do país.
O Canoista Manuel António fez saber que gostaria de receber este respeito refletindo-se na onda de apoio financeiro de várias empresas quando são solicitadas.
RD-MANUEL ANTÓNIO.
E outro atleta Benilson Sanda que também lamenta a falta de apoio finaceiro aos atletas dos desportos naúticos e lembrou que alem dos jogos Olímpicos a canoagem tem prevista participação em campeonatos africanos.
RD-BENILSON SANDA.
E Domingos Pemba um dos membros da federação angolana dos desportos naúticos, na modalidade de Canoagem, fez saber que têm encontrado sempre dificuldades para garantir uma participação num campeonato.
RD-DOMINGOS PEMBA.
Atletas de outras modalidades lamentam o facto de não existir uma onda apoio, quando vão a uma competição ou mesmo quando conquistam campeonatos, como é o caso das modalidades naúticas.
Na senda dos apoios, a Academia de futebol Gonlfinhos da Bola localizada aqui na Urbanização Nova Vida, diz estar aberta a receber apoio financeiro do empresariado local.
João Paulo um dos membros da Academia está engajada a ensinar o ABC de algumas modalidades como futebol, basquetebol e até mesmo o andebol às crianças pertecentes a famílias de baixa renda
RD-JOÃO PAULO.
Academia de futebol Gonlfinhos da Bola localizada aqui na Urbanização Nova Vida, diz estar aberta a receber apoio financeiro do empresariado local.
……..
XADREZ NACIONAL.
A federação angolana pretende competir no campeonato africano individual com seis xadrezistas de forma a segurar a hegemonia de Angola no continente africano.
O vice-presidente da federação angolana de Xadrez António Assis diz que por agora o passo é continuar a trabalhar a rigor e esperar que haja apoio financeiro para garantir a participação de seis xadrezistas angolanos na competição.
RD-ANTÓNIO ASSIS.
……………………………
JINGLE FUTEBOL INTERNACIONAL.
A costa do Marfim superou a crise interna e eliminou Senegal nos pênaltis, após empate a 1 a 1 durante 120 minutos de jogo e está nas quartas de final do campeonato africano de futebol onde vai defrontar Burkina Faso ou Mali.
Neste duelo de poderosos o campeão Senegal até marcou primeiro com golo de Habib Diallo, a passe de Sadio Mané. O golo da Costa do Marfim surgiu aos 86 minutos por intermédio de Franck Kessié, médio do Al Ahli, que também chegou a marcar o penalte decisivo.
Quem também garantiu o passe para os Quartos de final é a seleção de Cabo Verde ao derrotar a Mauritânia, por 1-0, através de uma grande penalidade convertida por Ryan Mendes já ao cair do pano.
LER OS JOGOS DO CAN.
……………
DESPORTO MOTORIZADO MUNDIAL.
O piloto britanico Lando Norris colocou um ponto final aos rumores que davam conta de uma possivel ida a REDBUL que já tentou contratá-lo em 2018.
A mais recente renovação do vínculo de Lando Norris com a McLaren na última semana enterrou as chances de aproximação da RBR. A decisão de fechar as portas para a hexacampeã de construtores também partiu do próprio piloto, que não vê tanta vantagem em competir ao lado do tricampeão Max Verstappen.
Norris já disputou cinco temporadas da categoria com a McLaren, tendo estreado em 2019 ao lado de Carlos Sainz – hoje titular da Ferrari. De lá para cá, teve também os australianos Daniel Ricciardo e Oscar Piastri, seu atual companheiro, ocupando a garagem vizinha.
………………………………………
Líderes dos promotores das duas categorias máximas do desporto motorizado concordam com a ideia de realizarem Grandes Prémios de Fórmula 1 e de MotoGP no mesmo local e no mesmo dia .
O presidente da DORNA, detentora dos direitos comerciais das competições de motociclismo de pista – MotoGP e categorias de promoção Moto2 e Moto3 e Superbikes, admite que a possibilidade está a ser estudada pelas cúpulas das organizações das categorias máximas dos desportos de quatro e duas rodas de pista.