Desporto Show, edição de 28 de Junho de 2023
FALTAM 11 DIAS PARA O ARRANQUE DO AFROCAN EM LUANDA-FAB PREPARA A RIGOR A COMPETIÇÃO.
LÁ FORA: PSG VETA SAIDA DE NEYMAR JUNIOR NA ABERTURA DO MERCADO DE TRANSFERENCIA.
Assim será o jornal desportivo de 28 de junho de 2023, garantia técnica de Edmundo Simões, edita e apresenta o Hilário Leonardo.
…………………………………
BASQUETEBOL NACIONAL.
Faltam 11 dias para o arranque do Afrocan, uma competição de selecções nacionais para jogadores que evoluem em África. Angola é o país organizador para esta segunda edição que acontece a cada 4 anos, a prova decorrerá de 8 a 16 de julho em Luanda.
O dierctor de competições da FAB Tony fala já a seguir de como decorrem os preparativos.
RD-TONY SOFRIMENTO-DIRECTO.
São 12, as seleções que vão participar na competição; com destaque para República Democrática do Congo, vencedor da edição passada, Quênia, Marrocos, Mali, Moçambique
As equipes serão divididas em quatro (4) grupos (A, B, C e D) com três (3) equipes cada. Cada equipe enfrentará os dois (2) adversários do seu respectivo grupo em uma partida única.
As equipes líderes de cada grupo avançarão diretamente para os quartos de final. As equipes classificadas em segundo (2º) e terceiro (3º) lugar disputarão a jornada de qualificação para os quartos de final.
Os vencedores dos Quartos de Final avançam para as semi-finais, enquanto os perdedores jogarão, as partidas de classificação para as posições de 5 a 8. A partida de classificação para o terceiro, lugar e a Final serão disputadas no último dia da competição (16 de julho).
……………
O vencedor do campeonato nacional sénior feminino de basquetebol será conhecido hoje, no terceiro confronto da final a melhor de três entre Primeiro de Agosto e Interclube no pavilhão Acácias Rubras em Benguela.
As duas equipas tiveram um duelo equilibrado no segundo jogo da final, onde as Militares lideradas por Walter Costa conseguiram a vitória nos instantes finais do terceiro prolongamento.
O Interclube venceu a primeira partida, por 72-57, mas ficou tudo empatado com a derrota de 90-93 no segundo jogo. Interclube soma 15 títulos contra 13 do 1.º de Agosto. Segue o Desportivo da Nocal com uma conquista.
XADREZ NACIONAL.
O vice-presidente da federação angolana de Xadrez António Assis, disse hoje a MFM, que não é responsabilidade da federação organizar provas particulares de xadrez, apesar de admitir que há escassez de torneios.
Esta afirmação serviu como esclarecimento, para alguns dos xadrezistas angolanos, que em vésperas de provas internacionais queixam-se da falta de mais competições de xadrez a nível interno sob a égide da federação e da associação que serviriam para dar ritmo aos atletas.
RD- ANTÓNIO ASSIS-PARTE 1
António fez saber que a federação não está parada, adiantando que para este ano, alem das provas obrigatórias nacionais, adicionou cinco provas particulares, mas que dependem muito dos apoios financeiros.
RD-ANTÓNIO ASSIS-PARTE 2.
António Assis vice-presidente da federação angolana de xadrez.
……………………
CICLISMO NACIONAL.
O nível das corridas de ciclismo realizadas em Angola tem vindo a baixar de forma acentuada, quem diz é Carlos Araújo, o director desportivo da equipa do Bai Sicasal do Petro de Luanda.
Que participou no campeonato nacional de estrada, uma prova que não exigiu muito comparando com o nível de competitividade das provas internacionais.
RD-CARLOS ARAÚJO.
………………………………………………………..
ANDEBOL NACIONAL
A selecção nacional júnior masculina de andebol vai hoje em busca da sua segunda vitória no campeonato do mundo de andebol que decorre na Europa.
O sete nacional defronta a Líbia nas classificativas do 25 aos 32 lugares da taça presidente, neste confronto Angola chega motivada fruto da vitória sobre a Costa Rica por 43-27 e por outro lado seguem como favorito, diante de um adversário que perdeu os cinco jogos disputados até o momento.
…………
JINGEL FUTEBOL INTERNACIONAL.
O PSG não quer perder três das suas estrelas de uma só vez já na abertura do mercado de transferência. O gigante francês revelou que já não existe chance de vender Neymar, garantindo não há qualquer negociação em andamento, e lembrar que Neymar tem contrato com o PSG até 2027.
O PSG e o craque brasileiro reavaliaram a situação diante de uma série de fatores. Aos olhos do clube, a saída de Messi e a crise na relação com Mbappé deixam uma lacuna no elenco. É grande a possibilidade de o atacante francês ir para o Real Madrid. Perder as três estrelas de uma só vez não seria tão positivo para o Paris, escreveu o L’Equipe.
ATLETISMO MUNDIAL.
Uma velocista norueguesa que atende pelo nome de Sylvia Nordskar correu três quilómetros a sangrar depois de ter sofrido uma queda em alta velocidade, na Maratona de Mont Blanc ( MUN BLA) em França.
Os ferimentos não impediram a atleta de impor o seu ritmo competitivo, mesmo a sangrar demasiado, Silvia cruzou a linha final com marcas de sangue no rosto e terminou no quinto lugar, naquela que foi a sua segunda participação na Maratona de Mont Blanc, ( Mun Blac) de 42km em Chamonix. (Chamoni)
Uma zona turística perto da junção da França, Suíça e Itália. A base do Mont Blanc, o pico mais alto dos Alpes, é conhecida pela prática de esqui.