Desporto Show, edição de 22 de Julho de 2022
SENHORAS DO PRIMEIRO DE AGOSTO BATEM POLICIAS E ASSSALTAM TERCEIRA POSIÇÃO DO NACIONAL SENIOR FEMININO DE BASQUETEBOL.
XADREZISTAS ANGOLANOS ENCERRAM PREPARAÇÃO PARA AS OLIMPIADAS DE XADRZE NA ÍNDIA-SELEÇOES NACIONAIS ESTÃO DE MALAS FEITAS.
LÁ FORA: PRESENÇA DE NOVACK DJOKOVIC NO OPEN DOS ESTADOS UNIDOS CONTINUA CONDICIONADA DEVIDO A FALTA DE VACINAÇÃO CONTRA COVID 19.
Será assim o jornal desportivo de sexta feira 22 de julho de 2022, garantia técnica de Edmundo Simões, edita e apresenta o Hilário Leonardo.
…………………………………………
BASQUETEBOL NACIONAL
O campeonato nacional sénior feminino de basquetebol segue hoje com a quinta jornada, e todos eles no pavilhão 28 de fevereiro, o cartaz reserva os seguintes jogos:
Inter de Benguela – Inter B (12horas)
Academia do 1° de Agosto – Interclube (14h)
Formigas do Cazenga – Maculusso (16h)
1° de Agosto – Academia de Malanje (18h).
A equipa sénior feminina de basquetebol do Primeiro de Agosto ascendeu a terceira posição, do campeonato nacional com seis pontos, fruto da vitória sobre o Interclube no confronto realizado esta quinta feira no pavilhão 28 de fevereiro em jogo da 4ª jornada.
A base do Interclube, a norte-americana Meighan Simmons, esteve em destaque na partida ao marcar 21 pontos, já do lado dos militares a poste Cristina Matequite, fez 19.
Ainda hoje para a mesma jornada, a Academia do 1° de Agosto venceu o Labomba, por 69-64, as Formigas do Cazenga bateram o Inter B, por 56-46, e o Maculusso venceu a Academia de Malanje, por 71-31.
Classificação
1° Interclube, 7 pontos
2° Maculusso, 7
3° 1° de Agosto, 6
4° Formigas do Cazenga, 6
5° Inter B, 5
6° Labomba, 4
7° Inter de Benguela, 4
8° Academia de Malanje, 4
9° Academia do 1° de Agosto, 4.
……………………………………………………………..
XADREZ NACIONAL.
Os xadrezistas angolanos que vão representar o país nas olimpíadas de xadrez na India estão na máxima força e de malas preparadas para rumar ao palco da competição já na próxima segunda feira, via Adis Abeba.
O vice-presidente da federação angolana de xadrez António Assis fez saber que as duas seleções nacionais fecham a fase de preparação em território indiano, para o dia de amanhã estão marcados os testes da covid 19.
RD- ANTÓNIO ASSIS-PARTE 1.
As olimpíadas de xadrez arrancam a 28 de julho e terminam a 10 de agosto, o número dois da federação garante condições criadas nas questões administravas.
Questionado sobre aspeto financeiro, para a ajuda de custos e prémios de jogos, António Assis não deu garantias, para já, mas acredita que nos próximos estará resolvido.
RD-ANTÓNIO ASSIS-PARTE 2.
Nesta competição, xadrezistas angolanos buscam pontos para garantir o primeiro título de Grande Mestre. Compõem a seleção masculino:
MF Sérgio Miguel
MI David Silva
MI Vanderson Dias
MI Lutuima Amaro
Femininos
MI Esperança Caxita
MF Luzia Pires
MF Ednásia Júnior
MF Jemima Paulo
Renelsa António.
…………………………………………………….
JUDO NACIONAL.
Os judocas que não tiverem os quimonos branco e azul não serão permitidos competir nos campeonatos províncias de seniores e juniores a partir do próximo ano.
O presidente da associação provincial de judo de Luanda Quintino Cabral diz que é preciso começar a cumprir os regulamentos, para tirar Angola da lista dos países que violam normas já existentes.
RD-QUINTINO CABRAL-PARTE 1.
Quintino Cabral revelou que a medida também faz parte dos objetivos da associação provincial, que no seu entender dará mais qualidade e organização do judo em Luanda.
Por outro lado, o dirigente anunciou a implementação de equipamentos de vídeo arbitragem, antes dos campeonatos provinciais de 2023.
RD-QUINTINO CABRAL-PARTE 2
Quintino Cabral presidente da associação provincial de Judo de Luanda e o futuro da modalidade na capital do país.
……………………………………
DESPORTO COMBATES.
O bairro do Benfica em Luanda vai ganhar uma academia de kikoboxing e box, denominada academia Muanda, abertura acontece amanhã as 10horas, com exibição de alguns combates.
O diretor da global boxe federation Angola Pambo Fernandes sublinha a importância da abertura oficial desta academia que servirá como um polo de massificação.
RD- PAMBO FERNANDES.
……………………………………………………..
JINGEL FUTEBOL INTERNACIONAL.
Sadio Mané é o melhor jogador africano de 2022, a estrela senegalesa bateu na concorrência o Egípcio Mohamed Sala e o seu compatriota Eduardo Mendy.
Foi uma noite de grande sucesso para o Senegal, que também foi nomeado Seleção Nacional do Ano, enquanto seu treinador Aliou Cisse foi eleito o Treinador do Ano da África em uma festa brilhante na capital marroquina de Rabat.
Na classe feminina, Asisat Oshoala é a melhor jogadora, a nigeriana que atua no Barcelona de Espanha, ultrapassa assim sua compatriota Perpetua Nkwocha, para ficar sozinho como um recorde cinco vezes vencedor do prêmio de Jogadora Africano do Ano.
A treinadora nacional feminina da África do Sul, Desiree Ellis, que levará o Banyana Banyana à final de sábado da Copa das Nações Africanas Feminina TotalEnergies de 2022 contra o anfitrião Marrocos, foi nomeada Treinadora do Ano da África na categoria de futebol feminino.
O Wydad Athletic Club de Marrocos foi recompensado por sua vitória na TotalEnergies CAF Champions League 2022 ao ser nomeado o Clube do Ano da África na seção masculina.
O Mamelodi Sundowns FC, da África do Sul, foi eleito o Clube Feminino do Ano da África depois de vencer sua liga nacional e a primeira Liga dos Campeões Feminina TotalEnergies no Egito em 2021.
……………………………………
O tenista Novak Djokovic dificilmente poderá participar no Open dos Estados Unidos, apesar de estar inscrito para o torneio que arranca no final de Agosto.
O sérvio continua a recusar tomar a vacina contra a Covid-19, que é um dos requisitos obrigatórios do governo dos Estados Unidos para quem queira entrar no país.
A organização do Open já esclareceu que não obriga os jogadores a estarem vacinados, mas assume que vai respeitar as leis ditadas pelo executivo norte-americano.
O tenista soma vinte e um títulos em majors e está a um de Rafael Nadal, que detém o recorde com vinte e dois. Entretanto, mais de doze mil pessoas já assinaram uma petição, pedindo a criação de um regime especial que permita a presença de Novak Djokovic no Open dos Estados Unidos.