Desporto Show, edição de 21 de Novembro de 2021
ANTIGO MÉDIO DOS PALANCAS NEGRAS ANDRÉ MAKANGA DIZ QUE É POSSIVEL VENCER O CHAN DA ARGELIA-
PÉROLAS GARANTEM PRESENÇA NO CAMPEONATO DO MUNDO DE ANDEBOL SÉNIOR FEMININO-APOS CONQUISTA DO 15ºTITULO EM DAKAR.
LÁ FORA: SENEGAL SEM SÁDIO MANÉ-TESTA PAÍSES BAIXOS NO MUNDIAL DO QATAR 2022-NUM CONFRONTO QUE MARCA ESTREIA DO REPRESENTANTE AFRICANO.
Será assim o jornal desportivo de segunda feira 21 de novembro de 2022, garantia técnica de Mauro Fernandes, edita e apresenta o Hilário Leonardo.
…………………………………………..
ANDEBOL NACIONAL.
A seleção nacional sénior feminina de andebol garantiu um lugar no próximo campeonato do mundo, ao beneficiar-se da conquista do africano. Camarões, Congo e Senegal, também estão apuradas para o mundial.
A ministra da juventude e desportos Palmira Barbosa considerou histórica a conquista de mais um campeonato africano de andebol sénior feminino em Dakar-Senegal, onde no seu entender as Pérolas voltaram a escrever com letras de ouro o nome do país nos anais do andebol continental.
RD-PALMIRA BARBOSA.
A seleção nacional liderada por Vivaldo Eduardo chega amanhã ao país com a medalha de ouro do campeonato africano, ao vencer na final os Camarões no último sábado, por 29-19, com 13 -10 ao intervalo.
…………………………………………………..
JINGEL FUTEBOL NACIONAL.
O antigo medio dos Palancas Negras André Makanga diz esperar uma seleção competitiva no campeonato africano reservado para jogadores que atuam em África-Chan 2023.
Makanga sublinhou o trabalho árduo da equipa técnica nos últimos anos reunindo os melhores jogadores, nos jogos data FIFA, com o Botsuana e África do Sul, oque permitirá lutar pela conquista do CHAN, um o objetivo que será possível concretizar com mais apoio e organização.
RD-ANDRÉ MAKANGA-PARTE 1.
Para André Makanga Angola tem de continuar a montar estratégia vencedora e manter o estilo de jogo, pormenores que devem ser trabalhados com muito tempo de antecedência.
RD-ANDRÉ MAKANGA-PARTE 2.
André Makanga antigo medio dos Palancas Negras, confiante no futuro da seleção nacional que vai ao CHAN.
…………………………………………………..
O estado atual das infraestruturas desportivas no país, continua a preocupar dirigentes desportivos, empresários e velhas guardas do desporto nacional.
Para ouvir agora neste jornal desportivo uma radiografia do estado lastimável das infraestruturas desportivas que clamam em meio ao silencio dos homens.
RD-HILÁRIO CRONICA.
Este assunto esteve em destaque no debate do último sábado no programa estado da Natação da rádio MFM, conduzido pelo jornalista Alves Fernandes, a partir da velha catedral do desporto nacional o estádio da cidadela desportiva.
O presidente honorário da federação angolana de futebol Armando Machado disse que a falta sentimento e competência levou a degradação do estádio da cidadela, por outro lado fez saber que o hotel Palanca Negra e outros espaços do complexo esteve sub a sua gestão, enquanto presidente da FAF.
RD-ARMANDO MACHADO.
São três os estádios de futebol, cuja a falta de manutenção acelerou a degradação, em Luanda alem do o adormecido mítico Estádio da Cidadela desportiva, inaugurado em 1972, ainda na era colonial.
Está também o gigante 11 de novembro, construído em 2009, para o CAN de 2010, em apenas 12 anos, tem o relvado, as bancadas e os balneários de acesso ao público, em péssimas condições. Apesar da degradação acentuada.
A falta de espaços para a prática do desporto nos bairros, também é preocupante, o historiador Elias Miguel revela que Luanda possuía, mas de 50 espaços para a prática do desporto, e acredita que com vontade política será possível reverter a situação.
RD- ELIAS MIGUEL.
O futebol feminino também mereceu atenção, a antiga capitã da seleção nacional Irene Gonçalves lamentou a falta de apoio dos gabinetes províncias da juventude e desporto bem como do empresariado local no futebol de feminino de formação, mas garante progresso no quadro da massificação.
RD-IRENE GONÇALVES.
Andebol, Basquetebol, Atletismo, Judo, Boxe, Ginástica e Natação clamam por infraestruturas, ao constatar problemas de vazamento de água, na piscina de Alvalade, a necessidade de melhoria é imediata numa cidade que carece de um centro de alto rendimento.
…………………………………………………….
JINGEL FUTEBOL INTERNACIONAL.
Enner Valencia avançado que marcou os dois primeiros golos no campeonato do mundo Qatar 2022, ao serviço da seleção do Ecuador, estará apto para o confronto com a Holanda na segunda jornada do grupo A.
Avançado do Fenerbahçe bisou, este domingo, no triunfo do Equador diante do Qatar (0-2), mas saiu lesionado aos 77 minutos. Gustavo Alfaro, selecionador do Equador, tranquilizou os adeptos em torno da lesão de Enner Valencia.
………….
A primeira jornada do campeonato do mundo segue hoje, com o representante africano Senegal a defrontar a favorita seleção dos Países Baixos, o jogo será realizado no Estádio Al Thumama, em Doha com início as 17horas.
O comentador para o futebol Afonso Gouveia antevê um confronto difícil, onde a Holanda terá de se aplicar a fundo para derrotar o campeão africano.
RD-AFONSO GOUVEIA-PARTE 1.
….
Mais cedo as 14horas a Inglaterra defronta o Irão no estádio Khalifa International na cidade de Doha. As equipes chegam ao Catar após enfrentarem diferentes circunstâncias nos últimos tempos. A Inglaterra disputou a Nations League onde acabou sendo rebaixada para a Liga B.
O Irã, por outro lado, obteve uma sequência impressionante em disputas amistosas antes do Mundial. Após levar a melhor nas Eliminatórias e garantir seu lugar no Catar. Um duelo que para Afonso Gouveia o favoritismo recai para os ingleses.
RD-AFONSO GOUVEIA-PARTE 2.
…
O último jogo do dia, tem início as 20horas, com Estados Unidos Vs País de Gales, a realizar-se no Estádio Ahmad bin ali, na cidade de Al Rayyan, no Catar.
…
O treinador Brasileiro Tite pode definir hoje o 11 inicial para o confronto com a Sérvia, marcado para quinta feira. Tite e a comissão técnica estimularam durante as atividades dos últimos dias a disputa entre os jogadores da mesma posição e ficaram satisfeitos com a entrega dos atletas em campo.
Os jogadores ainda não sabem quem vai jogar, o que ficará mais claro no treino de segunda-feira, embora tenha uma base bem definida e dois sistemas de jogo favoritos – com dois pontas ou com outro meio ao lado de Casemiro.
…………………………………………….
Gianni Infantino, dirigente máximo da FIFA, admitiu que a Coreia do Norte pode, num futuro próximo, receber um Mundial.
O italo-suíço, 52 anos, assinalou, no Catar, que «qualquer país é elegível para receber a competição», acrescentando que a organização que lidera desde 2016 pretende ajudar a unir o Mundo.
……………………………………………
TENIS MUNDIAL
O sérvio Novak Djokovic conquistou hoje as ATP Finals pela sexta vez, ao bater o tenista norueguês Casper Ruud, na cidade italiana de Turim, igualando o suíço Roger Federer.
Djokovic, oitavo do ranking mundial de ténis, impôs-se a Ruud, quarto da hierarquia, em dois ‘sets’, por 7-5 e 6-3 na final do torneio que juntou os oito melhores tenistas do mundo, em uma hora e 34 minutos.