Desporto Show, edição de 17 de Agosto de 2023
TÓPICOS:
VELEJADOR ANGOLANO QUE REPRESENTOU O PAÍS NO ÚLTIMO MUNDIAL ABANDONA A MODALIDADE- POR FALTA DE VALORIZAÇÃO.
SELECÇÃO JÚNIOR DE ANDEBOL-COMEÇOU HOJE COM OS TRABALHOS DE PREPARAÇÃO O AFRICANO DA TUNISIA-QUANDO FALTAM DUAS SEMANAS PARA O ARRANQUE DA COMPETIÇÃO.
LÁ FORA: GUARDIOLA TORNA-SE NO SEGUNDO TREINADOR COM MAIS TITULOS NA HISTÓRIA DO FUTEBOL. CONQUISTA DA SUPERTAÇA FOI O TITULO NÚMERO 36.
Assim será o jornal desportivo de quinta feira 17 de Agosto de 2023, garantia técnica de Edmundo Simões, edita e apresenta o Hilário Leonardo.
…………………………………………..
VELA NACIONAL
O Velejador angolano Lourenço Simão, que representou o país no último campeonato do mundo de Vela da classe ILCA 6, anunciou hoje a sua retirada da Vela.
O jovem atleta do Primeiro de Agosto disse que não tem recebido a devida valorização, ao longo dos últimos anos, por parte das entidades de direito, este e outros motivos estiveram na base da sua decisão.
RD-LOURENÇO SIMÃO-PARTE 1.
Lourenço Simão conta com mais de 15 campeonatos nacionais conquistados, estatuto que o faz ser o melhor em Angola da classe ILCA 6. Com esta reirada, Simão espera não influenciar outros velejadores que também já mostraram insatisfação.
RD-LOURENÇO SIMÃO-PARTE 2
Lourenço Simão velejador angolano abandona a Vela, atleta disse que não tem recebido a devida valorização.
No seu trajecto em representação de Angola. Tive a honra de representar Angola e África em campeonatos internacionais ao redor do mundo. Fui abençoado por conquistar o título de campeão africano ( por equipa),
3• qualificação africano de optmist ( individual) e 4 vezes campeão Nacional e por ter sido o único representante do continente africano no último Campeonato Mundial de Vela ILCA 6, realizado na Polónia. Essas realizações não seriam possíveis sem o apoio incansável de muitos que estiveram ao meu lado.
……………………….
ANDEBOL NACIONAL.
A seleção nacional júnior feminina de andebol começou hoje com a primeira fase de preparação para o campeonato africano de andebol quando faltam duas semanas para o inicio da prova que decorrerá na Tunísia em setembro.
José Terça Chuma selecionador nacional tem a disposição 18 jogadoras, que trabalharam na manhã de hoje, os aspectos defensivos com variações dos sistemas.
Carla Mulamba, Daniela Neto e Juliana Dala (guarda-redes), Sandy Fernando e Liliane Mário (pivôs), Elisandra Luango, Fernanda Inácio e Rita Xavier (central), Isabel Simões e Rosa Matos (ponta esquerda), Balbina Nunda e Anísia Carvalho (ponta direita), Alda Viol, Lurdes Pedro e Ivandra Geraldo (laterais direita), Elisandra Pedro, Jorcela Tumba e Bernadeth Belo (laterais esquerda) são as atletas à disposição de José Chuma.
…..
A equipa do Renascimento do Uíge assumiu a primeira posição com dois pontos na classificação geral do nacional juvenil masculino que decorre na província do Uíge.
Já a equipa ,do Interclube, perdeu diante do Ferroviário de Angola por 27-23, no seguimento da primeira jornada. A segunda jornada. Para o dia de hoje.
Emparceiramento da segunda jornada
Atlético da Madeira – Dragões do Cuando Cubango
Interclube – Escolinha do Huambo
Mandjasport – Obra social da Maxinde.
RD-JOÃO DIEGO DOCAS-DIRETO.
XADREZ NACIONAL.
Os xadrezistas angolanos que vão representar o país nos próximos campeonatos africanos de júniores, são os campeões nacionais desta categoria.
O vice-presidente da Federação Angolana de Xadrez, António Assis, disse que a realização dos últimos campeonatos nacionais, permitiu constituir a seleção nacional de jovens sub-18, que vai competir no africano do Egipto em setembro.
RD-ANTÓNIO ASSIS-PARTE 1.
Questionado sobre a participação de Angola no campeonato africano sub 16, no Egipto, António Assis diz estar condicionada pelos problemas de sempre, falta de apoio financeiro e institucional.
RD-ANTÓNIO ASSIS-PARTE 2.
António Assis vice-presidente da federação angolana de Xadrez que já começou a contactar os patrocinadores, para segurar presença no campeonato africano de sub-16, no Egipto em setembro.
………………….
JINGLE FUTEBOL INTERNACIONAL.
A Arabia Saudita tem o desejo e o plano de jogar a Liga dos Campeões da Europa a partir de 2024, com a participação do campeão da liga saudita de futebol.
A proposta será entregue a UEFA nos próximos meses, aproveitando a implementação do novo modelo da Champions a partir de 2024/25, que terá 36 equipas a competir num único grupo, em vez de 32 em quatro grupos de oito.
Para concretização deste desejo, uma equipa europeia ficaria sem lugar na Champions. O número de futebolistas que abandonam a Europa, para rumar ao futebol Saudita tem vindo aumentar, Neymar foi a última grande estrela anunciada por uma equipa saudita – o Al Hilal, de Jorge Jesus.
………………………………………………………………..
Pep Guardiola tornou-se no segundo treinador com mais títulos na história do futebol, a conquista da Supertaça Europeia, com o Man City foi o título número 36 da sua carreira, entre City, Bayern Munique e Barcelona.
Guardiola de 52 anos, está a frente de José Mourinho, que conquistou 26 títulos, numa lista liderada pelo técnico Escocês Sir Alex Ferguson, ‘lenda’ do Manchester United, com 49 troféus na sua longínqua e bem sucedida carreira.
E apesar de estar na segunda posição, Pep destaca-se pelo facto conquistar todos esses títulos em apenas 15 anos, com uma média de um título a cada 23 jogos, com uma marca de 601 vitórias em 824 jogos disputados.
…………….
Espanha e Inglaterra vão jogar pela primeira vez a final do campeonato do mundo de futebol feminino, já no próximo domingo, em Sidney. As inglesas conseguiram ontem a última vaga, fruto da vitória sobre a Austrália por 3-1.