Desporto Show, edição de 16 de Novembro de 2023

TÓPICOS:

PALANCAS NEGRAS SEM MEDO DOS TUBARÕES AZUIS DE CABO VERDE EM SEU HABIT-DUELO LUSÓFONO MARCA ABERTURA DO GRUPO D NA CORRIDA AO MUNDIAL DE 2026. 

PRIMEIRO DE AGOSTO COMPROMETE-SE A PAGRA DÍVIDA DOS EX ATLETAS NUM PRAZO DE DEZASSEIS MESES-ADVOGADOS AFIRMAM QUE ACORDO SUSPENDE PROCESSOS REMETIDOS A FIBA E AO TRIBUNAL.  

LÁ FORA: CAMAVINGA LEOSIONA-SE E FALHA DUPLA JORNADA DE QUALIFICAÇÃO AO EURO DE 2024. 

Assim será o jornal desportivo de quinta feira 16 de novembro de 2023, garantia tecnica de Edmundo Simões, edita e apresenta o Hilário Leonardo. 

………………………………………..

JINGEL FUTEBOL NACIONAL. 

Cabo Verde e Angola medem forças hoje as 20horas na cidade da Praia, no arranque da fase de qualificação da zona Africana para o Mundial de futebol de 2026, a decorrer nos Estados Unidos da América, México e Canadá.

O duelo lusófono promete competitividade máxima e sem margens para erros, num confronto sem um grande favorito, mas que vão à busca da vitória, por duas razões importantes. 

A primeira é para garantir os três pontos, num grupo onde passa apenas o primeiro classificado e a segunda para estar em vantagem nos confrontos directos, que actualmente regista duas vitórias para cada lado, três empates em Sete jogos realizados.  

Sobre o assunto conversamos com Marcial Batunina, o jornalista desportiva diz que é um jogo complicado para Angola que vai defrontar uma selecção mais consistente e que é favorita no ponto de vista teórico. 

RD-MARCIAL BATUNINA-PARTE 1.  

O último confronto entre as duas seleções terminou com uma vitória de Cabo Verde por 2×1 no campeonato africano de 2013. Quanto a vitória de Angola sobre Cabo Verde foi num jogo amigável a 9 de setembro de 2009 por 3-1. 

Para este jogo, Marcial Batunina entende que Pedro Gonçalves treinador dos Palancas Negras deve ter atitude, fazendo leituras perfeitas durante um  jogo, que vai obrigar muito de Angola.  

RD-MARCIAL BATUNINA-PARTE 2.  

Cabo Verde continua a ser a terceira selecção da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) melhor classificada, suplantada pelo Brasil e por Portugal, mantém-se posicionada à frente da Guiné Equatorial (91º), Guiné Bissau (111º), Angola (114º), Moçambique (117º), São Tomé e Príncipe (187º) e Timor Leste (195º).

….

LER OS JOGOS E RESULTADOS DA ZONA AFRICANA. 

……….

As eliminatórias africanas serão disputadas em duas fases, a primeira será disputada em fase de grupos, com nove grupos de seis equipes cada. 

Cada equipe disputará duas partidas, em casa e fora, contra cada um de seus adversários. O primeiro colocado de cada grupo se classificará para o Mundial de 2026. 

A segunda fase colocará frente a frente os quatro melhores segundos colocados em duas semifinais únicas, seguidas de uma final. O vencedor desta segunda jornada participará no Torneio de Play-off da FIFA.

…………………………………………

BASQUETEBOL NACIONAL.

O Primeiro de Agosto começou a partir de ontem a liquidar a dívida aos jogadores de basquetebol que estiveram ligados ao clube e já vai poder competir no campeonato nacional que arranca amanhã.   

Os atletas reclamavam salários em atraso, Segurança Social e Prémios de jogos avaliados em 500 milhões de Kwanzas.  Zacarias Jeremias advogado dos atletas disse hoje a MFM que o Primeiro de Agosto aceitou um novo acordo nos seguintes termos: 

Pagar um valor total de 400 milhões, pagar a cada atleta um valor proporcional a sua dívida, numa percentagem aproximadamente a 6, 5% nos dias 15 de cada mês até liquidar os 400 em 16 meses. 

RD-ZACARIAS JEREMIAS-PARTE 1. 

Zacarias Jeremias fez saber que, se o clube não cumprir o acordo, será retirada a suspensão dos processos remetidos ao tribunal de Luanda e a FIBA Mundo. 

RD-ZACARIAS JEREMIAS-PARTE 2. 

O Primeiro de Agosto começa hoje a liquidar a dívida aos jogadores de basquetebol que estiveram ligados ao clube, trata-se de Edson Ndoniema, Geraldo Santos, Gildo Santos, Island Manuel, Felizardo Ambrósio, Mohamed Cissé e Tárcio Domingos.

……

ATLETISMO NACIONAL. 

Estão abertas as inscrições para o grande Premio Dipanda em Atletismo, que decorrerá no dia 18 de novembro em Viana, com partida nos 4 campos-Luanda Sul e chegada a Administração do do Zango. 

As inscrições são presencias na Cidadela Desportiva.  Santana João um dos membros organizador desta segunda edição do grande prémio, conta já a seguir como será o percurso que terá um total de 10quilometros.

RD-SANTANA JOÃO-PARTE 1.

Santana João disse que nesta altura estão já inscritos 200 atletas, por outro lado revelou que vão participar atletas das provincia do  Huambo e Huíla.  

RD-SANTANA JOÃO-PARTE 2. 

Santana João um dos membros da associação municipal de Atletismo de Viana que em conjunto com a administração do Zango realizam no sábado 18 de novembro o grande prémio Dipanda em Atletismo. 

…………

CANOAGEM NACIONAL. 

Está garantida a participação da selecção nacional de Canoagem no campeonato africano da modalidade que arranca a 20 de novembro na Nigéria. 

Domingos Pemba um dos membros da federação angolana dos Desportos Naúticos disse hoje a MFM que o apoio financeiro recebido não permite levar uma comitiva mais alargada. 

Por outro lado fez saber que a comitiva angolana segue viagem ao palco da competição no dia 19 de novembro, 12horas antes da abertura oficial do evento. 

RD-DOMINGOS PEMBA. 

Domingos Pemba membro da Federação angolana de dos desportos naúticos e a selecção de canoagem que segue viagem no dia 19 de novembro a Nigeria palco do campeonato africano, prova qualificativa aos jogos Olimpicos de Paris 2024.  

………………………………………….

JINGEL FUTEBOL INTERNACIONAL. 

Eduardo Camavinga está lesionado e não vai poder ajudar a selecção francesa de futebol na dupla jornada de qualificação ao Euro de 2024. 

O médio francês teve um choque com Ousmane Démbéle durante os treinos da selecção.  Os serviços médicos da seleção francesa realizaram um exame ao joelho do jogador e decidiram que este deve abandonar o campo de treinos. 

Camavinga será submetido a uma ressonância magnética em Valdebebas, Madrid, para avaliar a extensão da lesão. A França joga no sábado contra Gibraltar e na terça-feira contra a Grécia. 

……………………………

O clube de futebol do  União de Berlim está na imenência de ser treinado por uma mulher, chama-se Marie-Louise Eta de treinadora de 37 anos. 

Terminou a carreira de futebolista em 2018 e um ano depois iniciava a carreira de treinadora, passando pelas camadas jovens da seleção alemã.

E agora está prestes a entrar na história do futebol alemão ao ser a primeira mulher a sentar-se no banco de suplentes num jogo de futebol masculino da Bundesliga, máximo escalão na Alemanha. 

ETA chegou ao Union Berlim em julho, para ser adjunta de Marco Grote nos sub-19. Agora ambos vão tentar quebrar um ciclo de 14 jogos consecutivos sem ganhar, estando à estreia agendada para dia 25 de novembro, frente ao Augsburgo.

Data de Emissão: 16-11-2023 às 12:30
Género(s): Desporto
 
PARTICIPANTES

Relacionados