Desporto Show, edição de 14 Março de 2023
Ouvintes boa tarde está no ar o jornal desportivo vamos aos destaques:
CONVOCADOS DOS PALANCAS NEGRAS PARA O DUPLO CONFRONTO COM O GANA NA CORRIDA AO CAN 2024- SERÃO CONHECIDOS HOJE.
ANTIGA MEIA DISTÂNCIA DAS PÉROLAS MARCELINA KIALA ALERTA PARA O MELHOR INVESTIMENTO NOS CLUBES- PARA ALARGAR O LEQUE DE JOGADORAS.
LÁ FORA: FC PORTO E INTER LUTAM HOJE POR UMA VAGA AOS QUARTOS DE FINAL DA LIGA DOS CAMPEÕES.
Assim será o jornal desportivo de terça-feira 14 de março de 2023, garantia técnica de Mauro Fernandes, edita e apresenta o Hilário Leonardo.
…………………………………
JINGLE FUTEBOL NACIONAL.
O selecionador dos Palancas Negras, Pedro Gonçalves, anuncia hoje as 15h30 em conferência de imprensa a convocatória para o duplo confronto com a seleção do Ghana, no dia 23 em Kumasi e no dia deste mês, em Luanda. As partidas são referentes à terceira e quarta jornadas do Grupo E de qualificação ao CAN do próximo ano, na Côte d’Ivoire 2024.
RD-MARCIAL BATUNINA-DIRECTO.
…………..
ATLETISMO NACIONAL.
O atleta angolano que participou na meia-maratona de Lisboa, António Teco afirmou que o atletismo nacional estaria morto, se os grupos de atletismo não existissem no país.
Ao falar sobre a realidade da modalidade, António Teco revelou que na meia-maratona, os outros países demonstraram que estão acima de Angola, numa prova onde os clubes nacionais, não conseguiram enviar atletas.
RD-ANTÓNIO TECO-PARTE 1.
Para António Teco, o problema do atletismo nacional resume-se na falta de apostas aos atletas angolanos, que no seu entender tem potencial para atingir o nível dos quenianos.
RD- ANTÓNIO TECO-PARTE 2.
António Teco atleta angolano que participou na meia-maratona de Lisboa, e os problemas do atletismo nacional.
…………………………………………………………..
ANDEBOL NACIONAL
A antiga andebolista Marcelina Kiala disse hoje a MFM, que o andebol nacional precisa de melhor investimento nos clubes, apesar da evolução da modalidade nos últimos anos.
Mas que tem vindo, a depender muito dos dois maiores clubes do País, Primeiro de Agosto e Petro de Luanda. Ainda a viver o mês da Mulher, Marcelina Kiala, sublinha a promoção e avanços significativo na valorização da mulher angolana.
RD-MARCELINA KIALA-PARTE 1.
Questionada sobre a participação da mulher no desporto, Marcelina diz que há mais envolvimento, em relação aos anos anteriores, por outro lado deixou a ideia de se trabalhar na redução do número de jovens atletas que abandonam a prática desportiva na fase de transição.
RD-MARCELINA KIALA-PARTE 2.
Marcelina Kiala antiga andebolista e o envolvimento da mulher angolana no desporto.
E Maria Celeste, a angolana que ocupa o cargo de primeira vice-presidente da federação mundial de futebol para amputados, lamenta o facto de ainda existir discriminação contra a mulher.
RD-MARIA CELESTE.
…………………
ARTES MARCIAS-NACIONAL
O núcleo juvenil desportivo da centralidade do Sequele, tem vindo a trabalhar a rigor nos últimos quatro anos, na massificação do judo e outras modalidades naquela localidade.
Um dos impulsionadores do Núcleo e responsável das artes marciais, Francisco António Manuel, revelou que precisam de matérias desportivos, para um bom desenvolvimento da prática da modalidade.
RD-FRANCISCO ANTÓNIO MANUEL.
…………………………………………..
JINGLE FUTEBOL INTERNACIONAL.
FC Porto e Inter defrontam-se, hoje a partir das 21 horas, no Estádio do Dragão, num duelo relativo à segunda mão dos ‘oitavos’ da Liga dos Campeões, após o desaire dos azuis e brancos por 0-1 em Milão.
Um encontro em que Sérgio Conceição não vai poder contar com João Mário, por lesão, e com Otávio, por castigo. O comentador para o futebol internacional Afonso Gouveia diz esperar um jogo competitivo entre Inter e Porto, ao contrário do jogo entre Leipzing e Man City, onde no seu entender os ingleses são os favoritos.
RD-AFONSO GOUVEIA.
……………………………………………….
A seleção russa vai participar no campeonato inaugural da Associação de Futebol da Ásia Central em junho. O no novo torneio regional juntamente com as antigas repúblicas soviéticas Tajiquistão, Uzbequistão, Turquemenistão e Quirguistão. Afeganistão, Irão e outro país, ainda por confirmar.
A iniciativa pode reacender o debate sobre uma possível entrada russa na Confederação Asiática de Futebol (CAF, na sigla em inglês), com o país a procurar regressar às competições internacionais de futebol.
As equipas russas têm sido impedidas de participar em competições europeias e da FIFA desde a invasão da Ucrânia, em fevereiro do ano passado.
………………..
O Manchester United não vai recorrer da suspensão de quatro jogos aplicada a Casemiro, por conta de ter visto o segundo cartão vermelho, no empate caseiro diante do Southampton (0-0).
Feitas as contas, o internacional brasileiro falha os duelos contra Fulham (Taça de Inglaterra), Newcastle, Brentford e Everton (Premier League).