Desporto Show, edição de 14 de Dezembro de 2023
TÍTULOS:
DESPORTO NAÚTICO ANGOLANO PRECISA DE MAIS APOIO FINANCEIRO DE INSTITUIÇÕES COMO COA E O MINJUD-DIZ VICE-PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO.
PAVILHÃO QUE VAI ACOLHER A TAÇA DE ANGOLA DE ARTES MARCIAS MISTAS NO UÍGE NÃO TEM CONDIÇÕES PARA A PRÁTICA DA MODALIDADE.
LÁ FORA: SENSACIONAL GIRONA QUER CONTINUAR A SURPRENDER GRANDES DA LIGA ESPANHOLA DE FUTEBOL.
Assim será o jornal desportivo de quinta feira 14 de Dezembro de 2023, garantia tecnica de Edmundo Simões, edita e apresenta o Hilário Leonardo.
……………………………………..
CANOAGEM NACIONAL.
O canoista angolano Manuel António vai receber como prémio nove mil dolares, pelo apuramento aos jogos Olímpicos de Paris 2024, uma conseguida no campeonato africano de canoagem que teve lugar na Nigéria.
Em declarações a MFM o atleta disse que cumpriu um sonho que vem lutando para cumprir já alguns anos.
RD-MANUEL ANTÓNIO
O regime de prémios aos atletas de Alta competição define o pagamento para os atletas que conquistam medalhas num campeonato internacional.
Domingos Pemba um dos membros da federação angolana dos Desportos Naúticos explica já a seguir e de forma resumida como é feita atribuição dos prémios.
RD-DOMINGOS PEMBA-PARTE 1.
Domingo Pemba garante que o relatório onde constam os resultados do campeonato africano está já concluido e que em breve será entregue ao ministerio da juventude e desportos.
Por outro lado fez saber que atletas e treinadores terão de esperar trinta dias para receberem os seus prémios, devido ao longo processo de avaliação que será ao feito relatório.
RD-DOMINGOS PEMBA-PARTE 2.
Domingos Pemba membro da federação angolana dos Desportos Naúticos explicando como funciona o Diploma do reime de prémios aos atletas na alta competição.
….
VELA NACIONAL.
O Desporto Naútico angolano já conseguiu apurar três das suas modalidades nos jogos Olímpicos de Paris 2024, trata-se da Vela na classe Ilca 7, Remo e a Canoagem.
Nuno Gomes vice-presidente da federação angolana dos Desportos Naúticos, diz que esta é a quarta presença em jogos Olímpicos e sempre com pouco dinheiro e com muitos esforços dos clubes e dos atletas, que no seu entender merecem um forte apoio forte apoio nacional de instituições como Comité Olímpicos angolano e o Ministerio da Juventude e desportos.
RD-NUNO GOMES.
Nuno Gomes vice-presidente da federação angolana dos desportos Naúticos satisfeito com a performance das modalidades naúticas que mais uma vez garantem um lugar aos Jogos Olímpicos.
………
JINGLE FUTEBOL NACIONAL.
O Kabuscorp do Palanca é o novo lider do Girabola edição 2023-2024 com 17 pontos, fruto da vitória sobre o Santa Rita de Cássia por 2-0, com golos de Castro, aos 41+1, e Benarfa, aos 64.
O treinador dos Palanquinos Zeca Amaral não se mostrou eufórico ao assumir a liderança do campeonato nacional, afirmando que a sua equipa está apenas aguardar o lugar dos habituais campeões.
RD-ZECA AMARAL.
Do lado do Santa Rita o treinador adjunto Zunzi Ngueba gostou da sua postura dos seus jogadores diante de um adversário que tem um grande treinador e que jogou em casa, motivado com a vitória frente ao Primeiro de Agosto.
RD-ZUNZI NGUENBA.
(Sexta-feira)
Recreativo do Libolo – Petro de Luanda
(Sábado)
Interclube – Sagrada Esperança
Williet de Benguela – FC Bravos do Maquis
Sporting de Cabinda – União de Malanje
(Domingo)
Desportivo da Huila – 1º de Agosto
Desportivo da Lunda Sul – Académica do Lobito (20 de Janeiro de 2024)
……………….
ARTES MARCIAS MISTAS.
O pavilhão do Fuco na província do Uíge que vai acolher a taça de Angola de Artes Marcias Mistas não tem condições para a prática da modalidade, quem diz é o presidente da associação provincial de MMA no Uíge.
Mestre Euclides fez saber que associação não tem mais outro local para realização do evento que começa já no sábado.
RD-MESTRE EUCLIDES-PARTE 1.
Questionado sobre o estado actual das Artes Marcias Mistas no Uíge, Mestre Euclides foi taxativo em dizer que a provincial está num bom caminho.
JINGLE FUTEBOL INTERNACIONAL.
O Atletico de Madrid é o único grande que o Girona ainda não venceu na Liga Espanhola de futebol, onde venceu todos os seus adversários nesta temporada na Primeira ou Segunda Divisão, exceto o de Diego Simeone com quem vai medir forças na 19ª jornada no dia 3 de janeiro.
A mais recente vitória foi diante do Barcelona por 4-2, permitiu isolar-se na liderança da Liga espanhola de futebol em grande estilo, em pleno estádio Monticj.
Vamos aos números: 41 pontos na liderança da Liga Espanhola, nove jogos consecutivos sem perder, a última derrota foi para o Real, em 30 de setembro por 1-0.
13 vitórias, 16 jogos, 1 derrota, 2 empates, 38 golos marcados, 20 golos sofridos. Estes números tornam o pequeno clube catalão desafiando os grandes da Espanha como Real Madrid e o seu vizinho Barcelona.
Mas afinal de contas quem é o Girona?
O Girona Futbol Club, ou simplesmente Girona, é um clube de futebol profissional espanhol sediado em Girona, Catalunha. Fundado em 23 de julho de 1930.
O Girona, adquirido em 2017 pelo City Football Group, empresa dos Emirados Árabes Unidos que comanda o Manchester City,
E tem como presidente do conselho de administração Pere Guardiola, irmão de Pep Guardiola, técnico do Manchester City. O clube catalão voltou à elite em 2022, conseguiu o 10º lugar na temporada passada nesta época pode até sonhar com um inédito título de La Liga em 2023/24.
…………………………….
LER OS JOGOS DA LIGA DOS CAMPEÕES E DA LIGA EUROPA.
A próxima edição da Liga dos campeões da Uefa já não será num formato de fase de grupos, um formato que encerrou da esta quarta feira que marcou o fim de uma era no futebol europeu.
A Uefa prepara-se para aplicar uma ‘revolução’ nos formatos das competições europeias, a liga dos campeões transformar-se a numa única liga com 36 equipas.
Cada clube defrontará oito adversários diferentes (metade em casa, outra metade fora), sendo que apenas os oito primeiros classificados avançarão diretamente para os ‘oitavos’.
Quem ficar entre o 9.º e o 24.º posto seguirá para o playoff, de forma a encontrar as restantes oito equipas que farão parte dos ‘oitavos’ da prova, sendo algo que se estende às restantes competições europeias – Liga Europa, Liga Conferência Europa e UEFA Youth League.
As equipas que ficarem entre o 25.º e o 36.º posto serão automaticamente eliminados das provas UEFA, uma vez que, a partir da época 2024/25, deixará de haver o cenário de ‘queda’ de uma prova para a outra, algo que, por exemplo, Benfica e Sporting de Braga ‘beneficiaram’ na presente temporada, para ainda se manterem nas provas europeias – no caso, da Liga dos Campeões para a Liga Europa.