Desporto Show, edição de 14 de Julho de 2023

TÓPICOS:

DEPOIS DE FALHAR MEIAS FINAIS DO AFROCAN-SELECÇÃO NACIONAL DE BASQUETEBOL DEFRONTA HOJE A TUNISIA NAS CLASSICATIVAS DO 5 A 8 LUGARES.

ESCOLINHA DE FUTEBOL DA AFA QUER CONTINUAR A FORMAR JOGADORES PARA ANGOLA E O MUNDO-

LÁ FORA: ARÁBIA SAUDITA VOLTA ATACAR-HENDERSON-FABINHO E TIAGO ALCANTRA PODEM RUMAR A ARÁBIA SAUDITA.

Assim será o jornal desportivo de sexta feira 14 de julho de 2023, garantia tecnica de Edmundo Simões, edita e apresenta o Hilário Leonardo.

…………………….

BASQUETEBOL NACIONAL

A selecção nacional masculina de basquetebol defronta neste momento a Tunisia para as classificativas do quinto ao oitavo lugares do Afrocan, depois de ter falhado o acesso as meias finais.

O treinador da selecção Anibal Moreira diz que faltou experiencia aos seus jogadores no confronto com o Rwanda, onde também foi notória a diferença de altura.

RD-ANIBAL MOREIRA-PARTE 1.

Questionado sobre o futuro desta selecção masculina de jovens basquetebolistas, Anibal Moreira, fala em trabalho continuo a começar já com os jogos das classificativas, para conseguir a melhor classificação, depois de falhar o top quatro.

RD-ANIBAL MOREIRA-PARTE 2

Os jogadores da seleçcão nacional masculina de basqutebol estão desolados pelo facto de não terem cumprido com o objectivo de conquistar o Afrocan, competição que decorre em Luanda.

A selecção nacional masculina de basquetebol falhou o acesso as meias  finais do Afrocan, ao perder com o Rwanda nos quartos de final  por 63-73, nos quartos-de-final em pleno pavilhão mult uso arena do Kilamba. 

O jovem basquetebolista Macachi Brás diz que não foi possivel vencer, mas ficou claro que  a selecção lutou até ao fim.

RD-MACACHI BRAS.

E o outro atleta Aloísio Andrade que também se estreou em competições internacionais, lamentou o resultado, afirmando que o objectivo era chegar a final e ganhar.

…………………………………………….

 

 

 

 

 

JINGLE FUTEBOL NACIONAL.

O treinador da seleccção nacional de futebol sénior feminino diz ter definida as estrategia para atacar a Taça Cosafa que decorrerá na África do Sul.

Sousa Garcia revelou que os treinos decorrem de forma irregular e com o grupo reduzido, pelo facto de algumas atletas estarem a competir no campeonato nacional.

RD-SOUSA GARCIA. 

Sousa Garcia treinador da selecção nacional sénior feminina de futebol que já projecta a Taça Cosafa, que servirá para dar rodagem competitiva as atletas que em setembro começam a competir nas eliminatórias de acesso ao Can.

Camarões, Cabo Verde, Líbia, Eswatini e lhas Maurícias são os adversários dos Palancas Negras nas elimitaórias da zona africana  de acesso ao campeonato do mundo de futebol de 2026, a disputar-se de 8 de Junho a 19 de Julho, nos Estados Unidos da América, Canadá e México.

RD-MARCIAL BATUNINA-DIRECTO

As primeiras classificadas de cada grupo a garantem a qualificação directa. Os quatro melhores segundos classificados (dos Grupos) disputarão um torneio CAF Play-Off. O vencedor do Torneio Play-Off da CAF jogará no Torneio Play-off da FIFA para ser potencialmente a 10ª nação africana.

Eis os grupos

Grupo A

 

Egipto, Burkina Faso, Guiné-Bissau, Serra Leoa, Etiópia e Djibouti

Grupo B

Senegal, República Democrática do Congo, Sudão, Sudão do Sul, Mauritana e Togo.

Grupo C

Nigéria, África do Sul, Benin, Zimbabwe, Rwanda e Lesotho

Grupo E

Marrocos, Zâmbia, Congo, Tanzânia, Níger e Eritreia

Grupo F

Côte d’Ivoire, Gabão, Quénia, Gâmbia, Burundi e Ilhas Seychelles

Grupo G

Argélia, Guiné, Uganda, Moçambique, Botswana e Somália

Grupo H

Tunísia, Guiné Equatorial, Namíbia, Malawi, Libéria e São Tomé e Príncipe.

Grupo I

Mali, Ghana, Madagáscar, RCA, Comores e Tchad.

…………………………………..

 

 

 

A  escolinha de futebol da AFA, quer continuar a contribuir para o desenvolvimento do futebol nacional,  ensinando o ABC do futebol, com treinos especificos para crianças, durante o periodo de dez meses.

O cordenador  adjunto da Academia de futebol Kata Junior diz que a ideia é continuar a formar mais capitas e carvalho e outros jovens futebolistas angolanos.

RD-KATA JÚNIOR-PARTE 1.

Kata Júnior fez saber que os  atletas com maior vocação para o futebol têm possibilidade de ingressar na Academia de Formação de Atletas, por outro lado revelou que há condiçoes de trabalhos, na Academia, para se realização de um trabalho recomendavel.

RD-KATA JÚNIOR-PARTE 2

Kata Junior cordenador adjunto da Escolinha de futebol AFA, um projecto da Academia de futebol de Angola.

ATLETISMO ADAPTADO

O velocista angolano Manuel Jaime terminou na sexta posição na prova dos 400 metros no mundial paralimpico que decorre em Paris-França.

O atleta da classe T46, para deficientes motor,  com o tempo de 52 segundos e 61 décimos. No campeonato do mundo paralimpico os velocistas angolanos procuram a qualificação aos Jogos Paralímpicos Paris2024, José Manuel diz que Angola está bem encaminhada para garantir o apuramento, por esta via.

Mas com melhorias das marcas e com subidas no ranking, descartando para já uma qualificação directa,  como primeiros classificados no mundial.

RD-JOSÉ MANUEL-PARTE 2

As velocistas angolanas voltam a competir amanhã nos 200 metros para deficientes visuais, classe T11, designadamente Regina Dumbo, Juliana Moko e Emeloide Adelino.

……………………

JINGLE FUTEBOL INTERNACIONAL.

Henderson, Fabinho e Thiago podem rumar a Arábia Saudita para representarem o Al Ettifaq de Stiven Gerard.

O medio Jordan Henderson, por exemplo, já comunicou a direcção do Liverpool quer jogar na Arábia Saudita. O Al Ettifaq está disposto a desenbolsar valores astronomicos para contratar o médio de 33 anos, que poderá ganhar um salário de 822 mil euros por semana.

O acordo verbal com o experiente médio está alcançado, porém, o Liverpool não pretende deixar sair o seu capitão a custo zero, pelo que se seguirá o devido entendimento entre os dois clubes.

TENIS MUNDIAL

A tenista tunisina Ons Jabeur está na final do torneio tenis de Wimbledon, que decorre em Londres,  a tenista africana derrotou  nas meias-finais a bielorrussa Aryna Sabalenka,  pelos parciais de 6-7 (5-7), 6-4 e 6-3, num encontro que teve a duração de duas horas e 22 minutos na relva londrina.

Jabeur, finalista derrotada em Wimbledon em 2022 e que procura o primeiro triunfo num torneio do Grand Slam, vai defrontar na final a checa Marketa Vondrousova, 42.ª classificada do ranking mundial, que na outra meia-final bateu a ucraniana Elina Svitolina.

……..

Não quero parecer arrogante, mas vou ganhar o torneio de  Wimbledon, é assim que o tenista Novak Djokovic manifestou a sua confiança, horas antes de defrontar   o tenista  Sinner nas meias finais da prova. 

Não quero parecer arrogante, mas é claro que me consideraria favorito. Tendo em conta os resultados  que tive aqui, ao longo da carreira, as quatro vezes que conquistei Wimbledon e o facto de ter chegado a outra meia-final, considero-me favorito”, completou.

Data de Emissão: 14-07-2023 às 12:30
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados