Desporto Show, edição de 09 de Junho de 2023
CONFLITOS ARMADOS NO SUDÃO FORÇAM REGRESSO DO DEFESA ANGOLANO VIDINHO AO CAMPEÃO NACIONAL PETRO DE LUANDA.
MILITARES E PETROLIFERAS VOLTAM A AJUSTAR CONTAS NA FINAL DO CAMPEONATO PROVINCIAL DE ANDEBOL FEMININO.
LÁ FORA: PREPARATIVOS PARA OS JOGOS OLIMPICOS DE PARIS DECORREM SEM SOBRE SALTOS-PARTICIPAÇÃO DE ATLETAS CONTINUA DESCARTADA.
Assim será o jornal desportivo de sexta-feira 09 de junho de 2023, garantia técnica de Edmundo Simões, edita e apresenta o Hilário Leonardo.
……………………………………
ANDEBOL NACIONAL
O vencedor do campeonato provincial da presente temporada do andebol sénior feminino será conhecido hoje. As equipas do Petro de Luanda e Primeiro de Agosto jogam a final, as 17horas no pavilhão da cidadela desportiva.
As Militares chegam motivadas com a vitória sobre as “petrolíferas”, no último duelo que contou para acerto de calendário do provincial, por 21 – 18. Já o Petro de Luanda entrará em campo com estatuto de campeã da Supertaça Africana e Taça dos Clubes Vencedores das Taças.
O analista para o andebol José Constantino atribui favoritismo a equipa Militar, apesar do registo vitorioso da equipa petrolífera nos últimos confrontso.
RD-JOSÉ CONSTANTINO.
Nas meias do provincial, as “petrolíferas” eliminaram o Desportivo do Maculusso, por 34- 15, enquanto as “militares” afastaram a sua equipa B, com triunfo de 35-25.
HÓQUEI PATINS NACIONAL
O desporto angolano está cada vez mais pobre, nesta quinta-feira morreu o antigo hoquista Maninho Cabral, vítima de doença. Cabral esteve muito tempo internado, no hospital Josina Machel, em Luanda, onde acabou por perder a vida.
O Ex selecionador nacional Zé Araújo, que teve o privilégio de acompanhar o início da sua carreira nos 80, diz que o hóquei patins nacional perdeu um acérrimo defensor da modalidade.
RD-ZÉ ARAÚJO-PARTE 1
Enquanto jogador, Maninho Cabral esteve presente em campeonatos do mundo e africanos, ao serviço da seleção nacional. Nos últimos anos foi director desportivo do Grupo Desportivo Académica de Luanda, o seu comprometimento com a modalidade era notável nos seus comentários aqui na rádio MFM.
RD-MANINHO CABRAL.
O Hóquei Patins nacional não está parado, mas está condicionado a um desenvolvimento mais acelerado, tudo por conta do grande problema conjuntural que o país vive.
A opinião é do ex selecionador nacional Zé Araújo, em declarações a MFM, o treinador de hóquei diz que apesar da falta do financiamento desportivo, a modalidade continua a caminhar para estabilidade.
Por outro lado, sublinhou o trabalho árduo da federação angolana de patinagem que luta para potencializar as outras disciplinas.
RD-ZÉ ARAÚJO-PARTE 2.
Zé Araújo diz ainda que o hóquei patins angolano está entre os cinco melhores de África e que não falta muito para atingir o nível da realidade ibérica.
RD-ZÉ ARAÚJO-PARTE 3.
Zé Araújo treinador de hóquei patins e o estado actual da modalidade em Angola, onde apesar das dificuldades não está parada.
……………………………………………
JINGEL FUTEBOL NACIONAL.
O defesa central Vidinho e o medio Tchutchu são os mais recentes reforços do campeão nacional Petro de Luanda, para a próxima temporada futebolística.
Vidinho está de regresso ao Petro de Luanda, o defesa central viu-se obrigado a rescindir o vínculo contratual com o Al Hilal do Sudão, por causa dos conflitos armados que assolam aquele país.
Já o medio Tchutchu deixa o Desportivo da Huila para jogar no Petro de Luanda durantes épocas.
RD-MARCIAL BATUNINA-DIRECTO
O Primeiro de Agosto também já na pensa na próxima época, a equipa Militar está a discutir com o central internacional da RDC, BOBO uma possível renovação de contrato.
BASQUETEBOL NACIONAL.
A selecção nacional masculina de basquetebol que vai competir no Afrocan já em julho, está sem ritmo competitivo, devido a falta de competições e treinos por parte dos atletas.
Quem diz é o treinador Aníbal Moreira que espera ver melhorias nas próximas quatro semanas de preparação para Afrocan decorrerá de 8 a 16 de julho na Província de Benguela.
RD-ANÍBAL MOREIRA-PARTE 1.
O Afrocan é uma competição continental quadrienal e de 12 países destinada a jogadores das competições locais. Aníbal Moreira lembra que vai competir com uma equipa com pouca experiência, razão pela qual conquistar a prova não é o um objectivo principal.
RD-ANIBAL MOREIRA-PARTE 2.
…………………………………..
JINGEL FUTEBOL INTERNACIONAL.
Pep Guardiola pode levar o Man City atingir a gloria europeia, em caso de conquista da liga dos campeões. O técnico catalão campeão em 2009 e 2011 com o Barcelona, volta a tentar amanhã com o Man City em busca de mais uma Champions, mas tem a difícil missão de vencer o Inter de Milão.
Na temporada 2020/21, a Liga dos Campeões bateu na trave. Na final disputada na cidade do Porto, em Portugal, o Manchester City foi batido diante do Chelsea, que conquistou o bicampeonato com gol de Kai Havertz. A decisão deste sábado em Istambul é a segunda tentativa dos Citizens de conquistar o continente.
………………………….
A cerimónia para a atribuição da Bola de Ouro, prémio que distingue o melhor futebolista do ano, vai realizar-se a 30 de outubro em Paris, o anúncio foi feito pela France Futebol.
A lista dos nomeados para as diferentes categorias, será divulgada a 6 de setembro. Recorde-se que, na última edição, o prémio de melhor jogador do mundo foi atribuído ao francês Karim Benzema.
………………………………….
TENIS MUNDIAL
A tenista polaca Iga Swiatek está na final do Roland Garros que decorre em Paris, a número um mundial e campeã em título venceu a tenista brasileira Haddad Maia em apenas dois sets.
Pelos parciais de 6-2 e 7-6 (9-7), em duas horas e nove minutos, na terra batida do segundo torneio do Grand Slam do ano. Na final, a polaca vai defrontar a checa Karolina Muchova, que eliminou a bielorrussa Aryna Sabalenka.
……………………………………
Os Preparativos para os jogos Olímpicos de Paris 2024, decorrem sem sobre saltos, confirmou o presidente do Comité Olímpico Internacional Thomas Bach, depois de ter reunido com o presidente francês Emmanuel Macron.
Por outro o presidente do COI, fez saber, que para a participação de atletas russos e bielorrussos continua descartada, mas decisão final será anunciada no momento certo”.
Os Jogos Olímpicos Paris2024 vão decorrer de 26 de julho a 11 de agosto, com os Paralímpicos marcados para a capital francesa entre 28 de agosto e 08 de setembro.