Desporto Show, edição de 09 de Agosto de 2023
MANCHETES
Desporto na MFM, quarta-feira 09 de Agosto, tem o suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edita e apresenta as notícias os Abílio Cândido.
JINGLE FUTEBOL
Há mais de sete anos a comandar os destinos do Futebol Nacional, o Presidente da Federação Angolana de Futebol, Artur Almeida e Silva, que está no fim do seu mandato, disse que desde que foi eleito em 2016 como Presidente do órgão que rege a modalidade no País, deve apenas a oportunidades para pagar as dívidas e organizar a FAF.
O responsavel prestou estas declarações, no ambito dos preparativos da Assembleia Geral Ordinária, de vai decorrer na cidade do Cuito, Província do Bié, que vai contar com a presença das dezoito Associações Províncias do Futebol.
RD-ARTUR ALMEIDA E SILVA
MARCIAL BATUNINA-DIRECTO…
Artur de Almeida e Silva, em 2016 avançou que não tem uma “varinha mágica” para os problemas que o futebol angolano apresentava, mas garantiu ter iniciativas de curto, médio e longo prazo para a resolução de alguns deles.
No primeiro mandato em 2016, Artur Alemida e Silva foi eleito, com 67 votos, concorreu aquele lugar com José Luís Prata (54 votos) e Osvaldo Saturnino de Oliveira “Jesus” (13 votos), todos antigos vice-presidentes da FAF em épocas diferentes.
Já no segundo, em 2020, arrecadou um total de 70 votos, e acabou à frente de Nando Jordão com 59 votos, Tony Estraga 28 votos e José Makaia com 8 votos.
FUTEBOL
O Petro de Luanda derrotou terça-feira a União de Santarém, da Liga C portuguesa, por 3-2, em desafio disputado no estádio do Rio Maior, no âmbito da preparação para a época desportiva 2023-2024.
De acordo com a página oficial ‘’facebook’’ da formação do ‘’catetão’’, os golos dos campeões nacionais foram apontados por Gilberto (duas vezes) e Toro. Não foram divulgados os tentos da equipa adversária.
Nos jogos anteriores, o Petro venceu o Amora por 2-0 e Belenenses, por 3-1 e perdeu para o Estrela da Amadora 1-2 e União de Leiria 0-3. Trata-se do quinto amistoso do campeão angolano.
Para esta época, os ‘’petrolíferos’’ estarão envolvidos na Supertaça e Taça de Angola, Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, Liga dos clubes campeões africanos e a Superliga continental.
ANDEBOL
Angola poderá organizar, em Outubro, o torneio pré-olímpico de andebol, tendo em vista os Jogos Olímpicos de Paris – França.
A Coordenadora da Comissão Executiva da missão a Paris, Nair Almeida, confirma a realização de reuniões periódicas e o torneio de andebol.
RD-NAIR ALMEIDA
BASQUETEBOL
A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol desembarcou, esta terça-feira, no Aeroporto Internacional de Haneda, Tóquio, capital do Japão, palco da última etapa de preparação dos hendecacampeões africanos.
À chegada a Seleção Nacional foi recebida por funcionários da Missão Diplomática de Angola no Japão.
Angola projecta a 19ª edição da Copa do Mundo da Ásia, prova a decorrer de 25 do corrente a 10 de Setembro próximo, nas Filipinas, Japão e Indonésia.
Ainda da bola ao cesto;
Oito atletas afectos a equipa principal de basquebol senior marculina do Primeiro de Agosto, reclamam falta de pagamento de salários, prémios de jogo e segurança social.
Tratam-se dos jogadores, Edson Ndoniema, Geraldo Santos, Hermenegildo dos Santos, Islando Manuel “Papá Ngulo”, Juscelino Ricardo, Mohammed Cissé Malick, Felizardo Ambrósio e Tárcio Domingos.
Segundo um dos advogados, Zacarias Jeremias, que compõe o grupo que defende os interesses dos atletas, fez saber que o escritório de advocacia a que está associado remeteu nesta segunda-feira, um documento à Federação Angolana de Basquetebol, onde apresenta queixas ao órgão reitor, exigindo ao pagamento da referida dívida que engloba os salários em atraso, prémios de jogo e Segurança Social.
RD-ZACARIAS JEREMIAS 1
O jusrista avança ainda que a agremiação militar contraiu essas dívidas, porque pagava aos basquetebolistas, valores diferentes do que constavam nos contratos.
RD-ZACARIAS JEREMIAS 2
De acordo com o advogado, Zacarias Jeremias, caso o clube não pague, a Federação Angolana de Basquetebol, terá como o recurso, à aplicação do regulamento do referido organismo que se consubstancia na impossibilidade de o clube primeiro de agosto de inscrever novos atletas.
RD-ZACARIAS JEREMIAS 3
Oito jogadores da equipa principal basquetebol do D’agosto reclamam atraso salarial e Segurança Social.
A MFM, tentou a esta manha contactar a Direcção do primeiro de Agosto, mas sem sucesso.
ANDEBOL
A Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, visitou nesta Terça-feira a Escola do Clube Formigas do Cazenga. Na ocasião, Vera Daves reiterou a importância do apoio ao Clube Formigas, que tem contribuído para a integração de jovens no desporto.
RD-VERA DAVES
INTERNACIONAL
Dois jogos abrem sexta-feira os quartos de final do Campeonato do Mundo de futebol feminino, que decorre na Austrália e Nova Zelândia desde o passado dia 20 de Julho, já sem a presença de África.
Trata-se das partidas Espanha/Holanda, agendada para às 2 horas e Japão/Suécia (8h30).
Para sábado, estão programados os desafios Austrália/França (8 horas) e Inglaterra/Colômbia (11h30).
As meias-finais estão marcadas para os dias 15 e 16 (9 e 11 horas), enquanto para atribuição do terceiro lugar, será jogada a 19 deste mês ( 9 h).
A final será disputada domingo (20) ás 11 horas.
O continente africano esteve representado nesta competição, pelas selecções de Marrocos, África do Sul, Zâmbia e Nigéria.
::::::::
Neymar vive dias de incerteza quanto ao seu futuro ao serviço do Paris SG e, após a ausência no último treino, os campeões franceses já estarão a ponderar a saída e até um empréstimo está em equação.
De acordo com informações divulgadas pelo jornal AS, o emblema de Paris não pretende deixar sair o extremo brasileiro por um valor abaixo de 150 milhões de euros, isto depois de ter investido 222 milhões ao Barcelona, em 2017, naquela que ainda continua a ser a transferência mais cara de sempre.
Ainda assim, os responsáveis do PSG admitem ceder Neymar a um clube interessado na condição de emprestado, embora no contrato tenha de ficar estipulada uma cláusula de compra obrigatória.