Debate informativo: Os 11 compromissos para com a criança em torno dos direitos dos menores
Debate Informativo edição de 01 de Junho de 2024, o espaço de análise dos principais temas que marcaram o território nacional de Angola.
Tema: Os 11 compromissos para com a criança em torno dos direitos dos menores
No primeiro dia de Junho de todos os anos comemora-se o dia Internacional da Criança, essa data que teve origem após a Segunda Guerra Mundial, por iniciativa da Federação Democrática Internacional das Mulheres.
É um dos princípios estabelecidos na declaração dos direitos da criança proclamada por resolução da Assembleia Geral de 20 de Novembro de 1959 do Unicef, e uma das provas de que a declaração universal deve ser cumprida, justamente a cada uma das políticas que as nações que aderiram a este protocolo vão criando, para que se realizem os direitos das crianças, como é o caso de serem protegidas contra as práticas que possam fomentar a discriminação racial, religiosa ou de qualquer outra índole.
A criança deve ser educada dentro de um espírito de compreensão a criança e amizade entre os povos, paz e fraternidade e com a consciência de que a criança deve ser a prioridade.
Em Angola Constituição da República consagra os direitos das crianças como direitos fundamentais, foram criadas leis e medidas como, por exemplo: os 11 compromissos que definem um conjunto de tarefas essenciais que devem ser desenvolvidas a favor da criança.
Os convidados para esta edição do Debate Informativo conta com:
Isabel Casseça, representante da pastoral da criança, da Pastoral Diocesana de Viana;
Teca Lundi, coordenador da rede de lares de Dom Bosco;
O Instituto Nacional da Criança (INAC) foi também representado no debate desta edição;
O Ministério da Educação foi também representado no debate desta edição;
Debate de Sábado da Rádio Ecclésia, 01 de Junho de 2024. Coordenação do Frei António Estêvão, técnica de Nsiona Júnior e Esmeralda Chiyaca Direito.