Debate informativo: O impacto do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios na vida dos munícipes

Debate Informativo edição de 17 de Agosto de 2024, o espaço de análise aos principais temas que marcaram o território nacional de Angola. 

Tema: O impacto do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios na vida dos munícipes

O debate desta edição aborda, dentre outros tópicos, sobre as implicações que a criação de três novas províncias e novos municípios podem ter nas acções do Plano Integrado de Intervenção dos Municípios.

Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) tem como objectivo materializar acções de Investimento Públicos (PIP), de Despesas de Apoio ao Desenvolvimento (DAD) e de Actividades Básicas (Act), com prioridade para as acções de carácter social, de modo a inibir o êxodo rural e promover o crescimento económico, social e regional mais inclusivo no País.

Este Plano pretende aumentar a autonomia dos 164 municípios de Angola no âmbito da política de desconcentração e descentralização das competências administrativas e, deste modo, aumentar a qualidade de vida em todo o território nacional.

A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, afirmou que o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) é ambicioso, de forte impacto económico e social, com garantias de prestação de serviços básicos aos cidadãos e um maior desenvolvimento das comunidades.

Teresa Rodrigues Dias esclareceu, ainda, que o plano tem gerado inúmeros postos de trabalho que, apesar de temporários, contribuem para a redução dos níveis de desemprego no país.

O PIIM, disse, tem permitido não só aumentar a autonomia dos municípios, como também o crescimento gradual e sistemático dos mecanismos de acompanhamento e monitorização dos projectos que o mesmo integra, tendo ressaltado que “o êxito deste programa não pode ser alcançado sem a observância escrupulosa das boas práticas de contratação pública”, que, por definição, correspondem a um conjunto de actos e formalidades relativos à formação, produção e conclusão de plena eficácia jurídica de um contrato público, visando sempre a satisfação das necessidades colectivas.

 

Fala sobre o assunto:

Bartolomeu Milton, jurista;

Carlos Kambuta, director da ADRA;

Foram ainda endereçados convites para:

O Ministério das Finanças;

O Ministério da Administração do Território.

 

Debate de Sábado da Rádio Ecclésia, 17 de Agosto de 2024. Coordenação técnica de Frei António Estêvão e Nsiona Júnior, com apresentação de Isidro Chiteculo.

Data de Emissão: 17-08-2024 às 10:00
PUB RADIO PLAY

Relacionados