Debate informativo: Como melhorar as condições laborais dos trabalhadores na função pública e privada?
Debate Informativo edição de 04 de Maio de 2024, o espaço de análise dos principais temas que marcaram o território nacional de Angola.
Tema: Como melhorar as condições laborais dos trabalhadores na função pública e privada?
As normas internacionais do trabalho tratam do desenvolvimento das pessoas como seres humanos. Na declaração de Filadélfia de 1944, a Comunidade Internacional reconheceu que o trabalho não é uma mercadoria, ou um produto inanimado, como uma maçã, por exemplo, ou um aparelho de televisão que pode ser negociado pela maior lucro ou pelo menor preço.
O trabalho faz parte da vida quotidiana de todas as pessoas e é crucial para a dignidade, o bem-estar e o desenvolvimento de uma pessoa como ser humano. O desenvolvimento económico deve incluir a criação de empregos e condições de trabalho em que as pessoas possam trabalhar em liberdade, segurança e dignidade.
No seu todo, o desenvolvimento económico não é realizado por si só, mas para melhorar a vida dos seres humanos, as normas internacionais do trabalho existem e elas estão aí para garantir que o trabalho continua centrado na melhoria da vida e da dignidade dos homens e das mulheres. De modo geral, as condições de trabalho abrangem uma ampla gama de tópicos e questões, desde o tempo do trabalho até a remuneração, bem como as condições físicas e as exigências do foro mental existentes no local de trabalho.
Os convidados para esta edição do Debate Informativo conta com:
Padre Celestina Epalanga, representante da Comissão de Justiça e Paz da CEAST;
Francisco Jacinto, representante da Central Geral de sindicatos independentes E livres de Angola (CGSILA);
Bráulio Firmino, representante do Sindicato do Ministério das Pescas, Mar e Recursos Marinhos;
David Quinjica, represente do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.
Debate de Sábado da Rádio Ecclésia, 04 de Maio de 2024. Coordenação do Frei António Estêvão, técnica de Nsiona Júnior e apresentação de Esmeralda Chiaca Direito.