Conversas 4.0: O impacto da tecnologia na cadeia de suplemento agrícola
Conversas 4.0 da rádio LAC, edição de 23 de Maio de 2024, com Edilson de Almeida
O programa de hoje tem como tema: O impacto da tecnologia na cadeia de suplemento agrícola
A tecnologia na agricultura permite um monitoramento mais preciso das plantações, identificando precocemente a presença de pragas e doenças. Sensores, drones e imagens de satélite são utilizados para mapear as áreas afectadas, permitindo a aplicação direccionada de defensivos agrícolas.
A tecnologia está impulsionando a eficiência, a automação e a inovação na cadeia produtiva. Com a aplicação de inteligência artificial, sensores e análise de dados, as empresas estão se tornando mais ágeis, competitivas e sustentáveis.
A agricultura de precisão utiliza tecnologias avançadas, como GPS, sensores e monitoramento por satélite, para colectar dados detalhados sobre as condições de cultivo. Essa abordagem permite uma alocação precisa de recursos, como fertilizantes e água, reduzindo o desperdício e aumentando a eficiência.
Ela permite aumentar a eficiência, a rentabilidade, a qualidade e a sustentabilidade do sector agrícola, contribuindo para a segurança alimentar e para o desenvolvimento económico e social do país. Além disso, as tecnologias usadas na agricultura são muitas e variadas, e trazem diversos benefícios para o sector.
Angola sempre foi um dos maiores portadores e produtores de vários produtos agrícolas, e nesta altura pretende-e diversificar a economia no sentido de pôr o petróleo da parte e investir na agricultura.
Aborda sobre o tema:
Yuri Shipuyo, especialista em Agro-indústria e Cadeia de Valor;
Moisés Cruz, engenheiro agrónomo.