Conversas 4.0: As nuances em volta do ANCOTIC 2024

Conversas 4.0 da rádio LAC, edição de 18 de Maio de 2024, com Edilson de Almeida

O programa de hoje tem como tema: As nuances em volta do ANCOTIC 2024

O ANGOTIC’2024 é o maior evento internacional de tecnologias. Esta última edição ocorreu em Luanda, Angola.

O maior evento internacional de tecnologias, comunicações e inovação realizado no país, o ANGOTIC’2024, teve lugar nos dias 13, 14 e 15 de Junho, sob o lema “Digitalizar, Conectar e Inovar”.

De acordo com a organização, em termos de participação, os números indicam que esta edição superou a anterior, tanto a nível interno quanto externo. Acrescenta que com base nas reservas e inscrições registadas até agora, que não foram divulgadas pela organização, a competição entre as startups, bem como entre as médias e grandes marcas promete ser académica.

Destaca-se também, de acordo com os organizadores, um forte interesse por parte de instituições de ensino e centros de formação, que estão empenhados em mobilizar os seus formandos na área das TIC para participar, pois acreditam que a ANGOTIC representa uma oportunidade única em termos de aprendizagem e busca de novas oportunidades práticas.

Se deseja seguir os passos de pequenas, médias e grandes empresas bem-sucedidas em todo o mundo no sector das TIC ou áreas relacionadas, inscreva-se no ANGOTIC 2024, visitando o site https://www.angotic.ao.

O ANGOTIC’2024, Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola, é um evento global de tecnologias de informação e comunicação, realizado e promovido pelo Governo de Angola, por meio do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, que, além de outras, visa promover o debate em torno de temas actuais, globais e futuros das TIC, promover a partilha de conhecimentos, facilitar o networking para entidades governamentais, expositores, especialistas, apresentar as inovações, bem como as tendências do sector.

No acto de lançamento, em Março, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social disse que o ANGOTIC 2024 pretende ser um evento de tecnologia africano de referência, combinando o conteúdo inigualável do fórum com exposição, bem como uma oportunidade de networking estruturada.

 

Aborda sobre o tema:

Fábio José, líder Comercial da Angola Cables;

Cris Bundo, funcionário da Angola Cables.

Data de Emissão: 18-06-2024 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0: O futuro das agências bancárias na era digital

Conversas 4.0 da rádio LAC, edição de 11 de Maio de 2024, com Edilson de Almeida

O programa de hoje tem como tema: O futuro das agências bancárias na era digital

É notório a dificuldade nos últimos tempos esta questão de deslocar-se o serviço de casa para ir até o Banco, tendo em conta as enchentes, a burocracia, a desorganização.

Será que a Banca no futura vai continuar obsoleta?

A ideia de Bancos 3.0 vem há algum tempo sendo consolidada, como não poderia deixar de acontecer e até mesmo antes do termo ganhar força junto ao mercado, a Transformação Digital chegou às instituições financeiras e mais especificamente aos bancos e suas transacções financeiras.

Não só pelo avanço da Internet, mas também com ajuda da inovação e das tecnologias empregadas de segurança da informação.

Falar no futuro das instituições financeiras e suas transacções financeiras, principalmente para nós da tecnologia, faz pensar no quanto evoluímos em diferentes formas.

Enquanto para o público-alvo dos bancos falamos em Internet Banking, Mobile Banking e até mesmo BitCoin, para nós especialistas, associamos esse salto evolutivo em soluções de criptografia, assinatura digital, protecção de dados, Blockchain e vários outros termos ligados a segurança.

Sem dúvida, diante de tanta evolução da transformação digital, vale uma reflexão sobre o futuro dos bancos, os Bancos 3.0.

Evoluções tecnológicas têm apontado para um futuro cada vez mais digital. Afinal, as transacções financeiras estão sendo incorporadas em nossas rotinas como algo mais simplificado e transparente.

Podemos ver essa realidade por meio de pagamentos feitos com dispositivos móveis e “wearables”.

O sector financeiro é um dos mais avançados em investimentos em TI, produtos e serviços ligados às transacções financeiras. Não é atoa que a base dos Bancos 3.0 vem de tecnologias como cloud computing e a segurança cibernética.

É possível visualizar que no futuro próximo teremos uma grande mudança conceitual nas instituições financeiras. Assim, na era dos Bancos 3.0, eles deixam de ser bancos e se transformam em assistentes financeiros.

Tudo acontece online e com poucas interferências de pessoas ou instituições regulatórias, como Banco Central ou qualquer órgão do governo.

O grande salto do banco tradicional para o digital tem sua base formatada na eficiência e confiança por meio da tecnologia e da segurança cibernética e suas transacções financeiras

A experiência bancária digital é a essência do conceito dos Bancos 3.0. Ela será impulsionada pela entrega mais intuitiva, inteligente e segura de produtos e serviços.

Mas para consolidar esse novo conceito de banco a segurança da informação será fundamental. Os Cios que pretendem oferecer essa nova experiência em um futuro tão próximo, além de entender sobre os novos modelos de negócios, processos e tecnologias que permitirão evoluirmos para o conceito de Banco 3.0, devem consolidar a ideia que sem investimentos em segurança isso não será possível.

 

Aborda sobre o tema:

Mário Quipipa, director de planeamento e controlo do Banco Milénio;

Adão Pascoal, economista.

Data de Emissão: 11-06-2024 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0: Carteiras digitais e o seu impacto no sistema financeiro

Conversas 4.0 da rádio LAC, edição de 07 de Maio de 2024, com Edilson de Almeida

O programa de hoje tem como tema: Carteiras digitais e o seu impacto no sistema financeiro

As carteiras digitais permitem que as pessoas armazenem várias formas de pagamento em um único lugar, como crédito, débito e criptomoedas. Isso simplifica a forma de fazer transacções, eliminando a necessidade de carregar dinheiro físico ou diversos cartões.

Actualmente, o fenómeno não dá para ser chamado de tsunami, mas está quase lá. Um estudo publicado pela Fintech norte-americana Boku em Setembro, com dados da Juniper Research, estima em 2,8 biliões o número global de pessoas usando uma carteira digital (mobile wallet, digital wallet ou e-wallet).

Em 2025, segundo o mesmo estudo, serão 4,8 bilhões, ou 60% da população mundial. O relatório da Boku contém dados detalhados de 19 países, incluindo o Brasil, e avalia os chamados Alternative Payment Methods (APM) – métodos de pagamento que são processados por meio de smartphones e apps móveis – como um movimento de impacto e inclusão para populações fora dos países desenvolvidos – América Latina, Europa Central e oriental, Índia, África & Oriente Médio.

Em muitos desses mercados, pagamentos em dinheiro ou equivalente são bastante populares ainda hoje. Como resultado, as carteiras móveis têm sido construídas fora do ecossistema de cartões de pagamento e estão se tornando cada vez mais substitutos dos métodos de pagamento baseados em dinheiro, aponta o relatório.

Embora os percentuais de desbancarizados continuem altos nessas regiões, a penetração dos smartphones agora ultrapassa o número de contas bancárias, dando a cada vez mais pessoas o acesso a serviços financeiros digitais sofisticados.

No caso da América Latina, por exemplo, o percentual de desbancarizados está em 24%, enquanto na África & Oriente Médio chega a 39%. As regulações e iniciativas de Open Finance e Open Banking são, sem equívoco, elementos importantes aliados das carteiras digitais para esse processo de inclusão digital e financeira.

A importância das carteiras digitais para os países em desenvolvimento não vem apenas da inclusão financeira, mas também da ampliação da segurança. O uso de dinheiro vivo para pagamentos traz consigo riscos para quem paga e quem recebe. A alternativa das carteiras digitais – que incluem soluções de impacto como o PIX, por exemplo – é fundamental nesse quesito. Não por acaso, o relatório da Boku identificou, no caso do Brasil, que 59% dos pagamentos feitos pelos entrevistados antes da carteira digital eram em dinheiro.

Sobre os motivos para migrar para os apps, o desejo dos brasileiros de deixar de usar dinheiro físico foi o principal para 44% dos respondentes, e 32% identificaram a oportunidade de ter cashback ou descontos por conta do uso dos aplicativos móveis como uma vantagem importante. A digitalização da economia, especialmente durante a pandemia, foi responsável por 70% das decisões de uso das digitais wallets no país.

Embora a Ásia-Pacífico seja a região com maior número de usuários de carteiras digitais, o relatório aponta um crescimento importante na América Latina e África & Oriente Médio. “Nessas regiões, prevemos que os super apps terão um papel fundamental. Nos próximos cinco anos, as carteiras digitais vão ganhar mais funcionalidades e aproveitar um período de crescimento forte”. O Sudeste Asiático aponta como a região de crescimento mais rápido do mundo, no período compreendido entre 2020 e 2025, com, 311% de crescimento de usuários. A África e o Oriente Médio estão projectados para crescer 147% no mesmo período.

 

Aborda sobre o tema:

Denivaldo Neto, CEO da empresa Cinco Linhas Investimentos e Telecomunicações;

Vicente Antônio, fundador da Zuckest;

Núria Cirilo, profissional;

Airton Lucas, profissional;

Inerme dos Santos, profissional;

Data de Emissão: 07-05-2024 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0: A banca digital e o futuro do sector bancário

Conversas 4.0 com o tema: A banca digital e o futuro do sector bancário.

Transformação digital é um processo de mudança de mentalidade nas empresas que passam a usar a tecnologia para cumprir o objetivo de se tornarem mais modernas, melhorarem os seus desempenhos, aumentarem o alcance de mercado e ampliarem os avanços tecnológicos que impactam pessoas do mundo todo. Transformação digital é um processo de mudança de mentalidade nas empresas que passam a usar a tecnologia para cumprir o objetivo de se tornarem mais modernas, melhorarem os seus desempenhos, aumentarem o alcance de mercado e ampliarem os avanços tecnológicos que impactam pessoas do mundo todo.

 

Aborda sobre o tema:

  • Kiesse Canito;
  • Alcino Camota;
  • Adão Pascoal;
Data de Emissão: 09-04-2024 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0: Os desafios e oportunidades da agricultura 4.0 em Angola

Conversas 4.0 com o tema: Os desafios e oportunidades da agricultura 4.0 em Angola.

A Agricultura 4.0 refere-se a um conjunto de tecnologias digitais de ponta integradas e conectadas por meio de softwares, sistemas e equipamentos capazes de otimizar a produção agrícola, em todas as suas etapas. 

 

Aborda sobre o tema:

  • Moisés da Cruz;
  • Júlio Chilala;
  • Márcio Castro;
  • António Pinto;
  • Kiesse Calito;
  • Alcino Camota;
Data de Emissão: 02-04-2024 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0: Sociedade Cashless

Conversas 4.0 com o tema: Sociedade Cashless

Sociedade cashless é aquela onde o dinheiro físico tende a ser substituído pelo uso de meios de pagamento com recurso às novas tecnologias. Ou seja, os pagamentos são feitos sem notas ou moedas. Parece simples, mas esta expressão, por si só, não explica todas as implicações na nossa vida diária.

Existem várias alternativas de pagamento ao tradicional uso das notas e moedas e estão presentes na nossa sociedade há largos anos. Contudo, a pandemia da Covid-19 veio acelerar esta nova forma de vida. Isto porque, a necessidade de reduzir a transmissão do vírus, evitando ao máximo o contacto físico, funcionou como um incentivo ao uso dos pagamentos electrónicos.

Inclusive, para algumas pessoas, esta foi a sua primeira experiência com estas formas de pagamento. Entre os comerciantes, por exemplo, aumentou exponencialmente o uso do contactless. A chamada sociedade cashless instalou-se de vez.

 

Aborda sobre o tema:

  • Kiesse Canito, pela Tech21 África.
    Marinela Augusto, pela PayPay.
Data de Emissão: 26-03-2024 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0: Tecnologias emergentes no sector da banca e seguradoras

Conversas 4.0 com o tema: Tecnologias emergentes no sector da banca e seguradoras.

 

Aborda sobre o tema, o CEO da Elion Goup e professor universitário, Alaney Dória, a funcionária da Angola Cables, Lilia Carvalho e o António Pinto

Data de Emissão: 12-03-2024 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0: Tecnologias emergentes na educação

Conversas 4.0 -Quarta Revolução Industrial, benefícios e desafios para Angola

Alanei Dória – CEO da Elion Goup, professor universitária e trabalha com inteligência artificial.

Crisostomo Mbundo – Angola Cabs.

Sergio oliveira – Professor do ISPTEC

 

Data de Emissão: 05-03-2024 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0: Quarta Revolução Industrial, benefícios e desafios para Angola

Conversas 4.0 -Quarta Revolução Industrial, benefícios e desafios para Angola

O que é a 4ª revolução industrial – e como ela deve afetar nossas vidas.

No final do século 17 foi a máquina a vapor. Desta vez, serão os robôs integrados em sistemas ciberfísicos os responsáveis por uma transformação radical. E os economistas têm um nome para isso: a quarta revolução industrial, marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas.

Eles antecipam que a revolução mudará o mundo como o conhecemos. Soa muito radical? É que, se cumpridas as previsões, assim será. E já está acontecendo, dizem, em larga escala e a toda velocidade.

“Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes”, diz Klaus Schwab, autor do livro A Quarta Revolução Industrial, publicado este ano.Os “novos poderes” da transformação virão da engenharia genética e das neurotecnologias, duas áreas que parecem misteriosas e distantes para o cidadão comum.

No entanto, as repercussões impactarão em como somos e como nos relacionamos até nos lugares mais distantes do planeta: a revolução afetará o mercado de trabalho, o futuro do trabalho e a desigualdade de renda. Suas consequências impactarão a segurança geopolítica e o que é considerado ético.

Então de que se trata essa mudança e por que há quem acredite que se trata de uma revolução?

O importante, destacam os teóricos da ideia, é que não se trata de um desdobramento, mas do encontro desses desdobramentos. Nesse sentido, representa uma mudança de paradigma e não mais uma etapa do desenvolvimento tecnológico.

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

“A quarta revolução industrial não é definida por um conjunto de tecnologias emergentes em si mesmas, mas a transição em direção a novos sistemas que foram construídos sobre a infraestrutura da revolução digital (anterior)”, diz Schwab, diretor executivo do Fórum Econômico Mundial e um dos principais entusiastas da “revolução”.

“Há três razões pelas quais as transformações atuais não representam uma extensão da terceira revolução industrial, mas a chegada de uma diferente: a velocidade, o alcance e o impacto nos sistemas. A velocidade dos avanços atuais não tem precedentes na história e está interferindo quase todas as indústrias de todos os países”, diz o Fórum.

Também chamada de 4.0, a revolução acontece após três processos históricos transformadores. A primeira marcou o ritmo da produção manual à mecanizada, entre 1760 e 1830. A segunda, por volta de 1850, trouxe a eletricidade e permitiu a manufatura em massa. E a terceira aconteceu em meados do século 20, com a chegada da eletrônica, da tecnologia da informação e das telecomunicações.

 

A primeira revolução industrial deu origem à produção mecanizada graças a novidades como o motor a vapor

Agora, a quarta mudança traz consigo uma tendência à automatização total das fábricas – seu nome vem, na verdade, de um projeto de estratégia de alta tecnologia do governo da Alemanha, trabalhado desde 2013 para levar sua produção a uma total independência da obra humana.

A automatização acontece através de sistemas ciberfísicos, que foram possíveis graças à internet das coisas e à computação na nuvem.

Os sistemas ciberfísicos, que combinam máquinas com processos digitais, são capazes de tomar decisões descentralizadas e de cooperar – entre eles e com humanos – mediante a internet das coisas.

O que acontecerá com o emprego?

O que vem por aí, dizem os teóricos, é uma “fábrica inteligente”. Verdadeiramente inteligente. O princípio básico é que as empresas poderão criar redes inteligentes que poderão controlar a si mesmas.

Os números econômicos são impactantes: segundo calculou a consultora Accenture em 2015, uma versão em escala industrial dessa revolução poderia agregar 14,2 bilhões de dólares à economia mundial nos próximos 15 anos.

No Fórum Mundial de Davos, em janeiro deste ano, houve uma antecipação do que os acadêmicos mais entusiastas têm na cabeça quando falam de Revolução 4.0: nanotecnologias, neurotecnologias, robôs, inteligência artificial, biotecnologia, sistemas de armazenamento de energia, drones e impressoras 3D.

Mas esses também serão os causadores da parte mais controversa da quarta revolução: ela pode acabar com cinco milhões de vagas de trabalho nos 15 países mais industrializados do mundo.

Data de Emissão: 27-02-2024 às 11:00
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0: Cidades inteligentes, no contexto das Autarquias Locais

Conversas 4.0 -“Cidades inteligentes, no contexto das Autarquias Locais”

Esta edição de 20 de Fevereiro de 2024, apresentado por Edilson Gomes, aborda sobre “Cidades inteligentes, no contexto das autarquias Locais”, que é um assunto que desperta mais interesse do Governo e da população.

Aborda sobre o tema, o engenheiro de telecomunicações, Abdo Santos, o co-fundador da Start Képia e membro da rede de inovação e transformação digital, Marcio Castro, Alcino Camota e António Pinto

A sonoplastia do programa é garantida por Mauro Costa.

 

Data de Emissão: 20-02-2024 às 11:00
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0: Aceleração tecnológica em África pós covid-19

Conversas 4.0 – “Aceleração tecnológica em África pós covid-19”

Esta edição de 06 de Fevereiro de 2024, apresentado por Edilson Gomes, aborda sobre “Aceleração tecnológica em África pós covid-19”.

Aborda sobre o assunto, a Sazia Sousa que CEO da Technoplus, estudou engenharia informática e tornou – se empreendedora em 2010, Ednete Márcia que é analista jurídica da Angola Cables e António Pinto.

A sonoplastia do programa é garantida por Galácio Santana.

Data de Emissão: 06-02-2024 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0: Desafios Éticos e Jurídicos da 4 Revolução Industrial

Conversas 4.0_ “Desafios Éticos e Jurídicos da 4 Revolução Industrial”

Esta edição de 30 de Janeiro de 2024, apresentado por Edilson Gomes, aborda sobre “Desafios Éticos e Jurídicos da 4 Revolução Industrial”, especificamente, sobre “A ética em várias vertentes tecnológicas”.

Aborda sobre o assunto, a socióloga, Sónia Doutel, a jurista, Ana Godinho, e António Pinto.

A sonoplastia do programa é garantida por Galácio Santana

Data de Emissão: 30-01-2024 às 10:00
PARTICIPANTES
Conversas 4.0, edição sobre o tema "A transformação Digital"

Conversas 4.0_ “A transformação Digital e o Papel dos Profissionais de Tecnologias de Informação e Comunicação”

Esta edição de 23 de Jan de 2024, apresentado por Edilson Gomes, aborda sobre o assunto, com os profissionais Alaney Doyer, funcionário da Elen Group, e Cipriano Siquito, director técnico da OMN DEITTY.

A sonoplastia é garantida por Emanuel Catelina.

 

Data de Emissão: 23-01-2024 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0, edição sobre o tema "Ataques Cibernéticos"

Conversas 4.0_ “”Ataques Cibernéticos-Parte II”

Esta edição de 19 de Dez de 2023, apresentado por Edilson Gomes aborda sobre o assunto, com os especialista em segurança digital , Nelson Nascimento e Jorge Cipriano.

A sonoplastia é garantida por Ricardo Dias.

 

Data de Emissão: 19-12-2023 às 10:10
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0: Stablecoins e a volatilidade das criptomoedas

Stablecoins e a volatilidade das criptomoedas

Convidados:

Gustavo Cunha – Fundador da FinTrender e autor do livro Tokenização do Dinheiro

 

 

Data de Emissão: 24-10-2023 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0: O futuro das energias renováveis em Angola

O futuro das energias renováveis em Angola

Convidados:

Augusto Francisco – consultor de energias renováveis
Pedro Torres – socio fundador e membro da direcção da ASAER

 

 

Data de Emissão: 17-10-2023 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0: Fábricas Inteligentes

Fábricas Inteligentes

Convidados:

Abdel Camará – Empreendedor, Master Coach e Consultor de negócios 

Regiane Romano – Directora de Inovação da VIP-Systems, Informática e Consultoria 

 

 

Data de Emissão: 19-09-2023 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0: Adaptação dos currículos e métodos de ensino

Adaptação dos currículos e métodos de ensino

Convidados:

 Dimonekene Ditutala – Professor e Director do Founder Institute Luanda

Sérgio Oliveira – Coordenador do curso de informática do ISPTEC

Pedro Martins – Curador Global da Lusofonia Digital 

 

 

Data de Emissão: 12-09-2023 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0: Automatização e Desemprego na Banca (desafios e soluções)

Automatização e Desemprego na Banca (desafios e soluções)

Convidados:

Jorge Neto – Managing Partner

 

 

 

Data de Emissão: 05-09-2023 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0: Competências digitais para o primeiro emprego

Edição de 22 de Agosto 2023 – Competências digitais para o primeiro emprego

Convidados:

Alaney Dória, da empresa Alien Group.

Márcia Garcia, Consultora de recursos humanos.

 

 

 

Data de Emissão: 22-08-2023 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0: Mineração de Criptomoedas

Edição de 08 de Agosto 2023 – Mineração de Criptomoedas 

Convidados:

Morato Custódio – Empreendedor e especialista em Economia Digital

Euclides Manuel – Fundador da Yetubit

Kiesse Canito – Coordenador do Projecto Tech 21 África 

 

 

Data de Emissão: 08-08-2023 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0: O Código penal angolano e os cibercrimes

Edição de 01 de Agosto 2023 – O Código penal angolano e os cibercrimes

Convidados:

Miguel Anselmo – Advogado e Docente

Ricardo Capussu – Advogado 

 

Data de Emissão: 01-08-2023 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0: Meios de Pagamentos e principais tendências

Edição de 25 de Julho 2023 – Meios de Pagamentos e principais tendências

Convidados:

Adriana Dias-PCA do Bureau de Angola

Mauro Benedito-Enginheiro Informatico

Kiees Canito-Tech 21 África

Data de Emissão: 25-07-2023 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0: Inovação e Tecnologia no Universo Lusófono

Edição de 11 de Julho 2023 – Inovação e Tecnologia no Universo Lusófono.

Convidados:

Pedro Martins-CEO da PMHUB e DEAN DA EURO AMERICAN BISINESS SCHOOL, Curador Globel da Lusofonia Digitam

Adriana Regina Martins-Curadora do CAPITOLO INOVAÇÃO DA LUSOFONIA DIGITAL EXECUTIVO DIRETOR OF INNOVETION AND DIGITAL

 

Data de Emissão: 11-07-2023 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0: Impacto da Inovação na Competitividade

Edição de 13 de Junho 2023 – Impacto da Inovação na Competitividade

 Como convidado, tivemos Jorge Cipriano-Bisness Analist

 

Data de Emissão: 06-06-2023 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0: Chat GPT e o futuro da Inteligência Artificial Generativa

Edição de 06 de Junho 2023 – Chat GPT e o futuro da Inteligência Artificial Generativa.

 Pedro M. Martins – CEO do PMhub

Dean da Euro American Business School Curador Global da Lusofonia Digital
Kiesse Canito – Co-Fundador Tech21Africa.

Data de Emissão: 06-06-2023 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0: Open Banking
 

Edição de 16 de Maio 2023, Open Banking.

Com: Virgílio Mendes-Consultor Estratégico e Diretor Geral da EMSA.

Kiesse Canito Co-Fundador Tech21Africa

 

Data de Emissão: 16-05-2023 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0: O Papel da Tecnologia na Optimização da experiência com o Cliente

Edição de 09 de Maio 2023, O Papel da Tecnologia na Optimização da experiência com o Cliente

Lady Makeba-Especialista em Comunicação e Marketink

Justo Eliseu-Director da Cedo Brand

 

Data de Emissão: 09-05-2023 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0: Infraestrutura de Comunicação versos Transformação Digital

Edição de 02 de Maio 2023, Infraestrutura de Comunicação versos Transformação Digital

Crisostomo-Enginheiro Informatico

Aniceto Carvalho

 

Data de Emissão: 02-05-2023 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0 : O futuro das tecnologias nas escolas - 2

Edição de 25 de Abril de 2023, O futuro das tecnologias nas escolas. Como tornar as aulas mais dinâmicas e interativas.

Com:
Cení Campos – Engenheira Mecatrónica Robótica.

Arlinda dos Santos – Doutorada em Ciências Pedagógica Especialidade Didática.

Data de Emissão: 25-04-2023 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0 : O futuro das tecnologias nas escolas

Edição de 18 de Abril de 2023, O futuro das tecnologias nas escolas. Como tornar as aulas mais dinâmicas e interativas.

Com:
Cení Campos – Engenheira Mecatrónica Robótica.

Arlinda dos Santos – Doutorada em Ciências Pedagógica Especialidade Didática.

Data de Emissão: 18-04-2023 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0, edição de 04 de Abril de 2023

Edição de 04 de Abril de 2023

Data de Emissão: 04-04-2023 às 11:00
Género(s): Debate, Entrevista, Musical
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0 : Sandbox Regulatória e o seu potencial para impulsionar a inovação
  • Conversas 4.0, edição de 14 de Fevereiro de 2023
  • lispa fintech 23h
    LISPA
    Silvio Faustino, Head of
    Innovation da Acelera Angola, e Nuno Alves, SubDiretor do Departamento de Sistemas de Pagamentos do BNA, enquanto discutem a Sandbox Regulatória e o seu potencial para impulsionar a inovação. Contamos consigo!Silvio Faustino, Head of
    Innovation da Acelera Angola, e Nuno Alves, SubDiretor do Departamento de Sistemas de Pagamentos do BNA, enquanto discutem a Sandbox
Data de Emissão: 14-02-2023 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista, Musical
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0, edição sobre o tema "Meios de Pagamentos e Principais tendências"

Conversas 4.0_ “Meios de Pagamentos e Principais tendências”

Esta edição de 05 de Dez de 2023, apresentado por Edilson Gomes aborda sobre o assunto, com os convidados, Adriana Dias, PCA do Bureau de Angola, e Mauro Benedito, engenheiro informático.  

A sonoplastia do programa é garantida por Ricardo Dias.

 

Data de Emissão: 05-01-2023 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0, edição de 15 de Outubro de 2022

Conversas 4.0, ediçao de 15 de Outubro de 2022

Data de Emissão: 15-11-2022 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista, Musical
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0, ediçao de 05 de Julho de 2022

O Papel  das Starrtups na Diversificação da Economia.

Convidados:

Hayme Gogle – Directora do Founder Institute Luanda

Augusto Firmino – CEO da Sócia Panin

Chitas -Fundador da Starup BTCG LDA

Oswlado de Jesus – Coornador Filda Talks

Data de Emissão: 05-07-2022 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista, Musical
 
PARTICIPANTES
Edição de 28 de Junho de 2022
 

Transformação Digital e os desafios da Interoperabilidade e Integração de Sistemas.

 

Convidados:

William Oliveira – CEO da Tistech

Jorge Cipriano – Analista de negócio de Sistemas de Informação.

Ivan Mateus – Técnico do Departamento de Apoio ao Director Geral – IMA

Ricardo Henriques -TSCO

Data de Emissão: 28-06-2022 às 10:00
PARTICIPANTES
Edição de 07 de Junho de 2022
 

Carteiras Digitais e o seu Impacto no Sistema Financeiro 

Data de Emissão: 07-06-2022 às 10:00
Género(s): Debate, Entrevista, Musical, Opinião
 
PARTICIPANTES
Edição de 17 de Maio de 2022
 

Angola realizau, em Luanda, o Fórum Tech Hub 2022, sobre tecnologias digitais em África.

Matias Borges disse que o fórum vai ser realizado por ocasião do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, que se assinala no próximo dia 17.

O fórum Angola Tech Hub 2022 foi realizado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, em parceria com a Internet Tecnology Angola (ITA), e teve como lema “A Liderança de Angola para a Transformação Digital em África”.

Matias Borges referiu que o fórum prevê reunir cerca de 200 individualidades de vários sectores sociais e representantes de indústrias, hotelaria, finanças, educação e banca.

O grande objectivo, destacou, é reunir diversos fazedores de políticas e membros do Governo, para reflectir em torno do potencial e desenvolvimento das TICs, apontando novas soluções de negócios, no âmbito da diversificação da economia nacional. O fórum vai também contribuir para a aceleração das tecnologias digitais e construção de infra-estruturas robustas para corresponder com a nova realidade.

O primeiro destacou destacar o empreendedorismo digital e a diversificação da economia e o segundo o papel das tecnologias digitais no desenvolvimento sustentável, com temas ligados aos desafios e oportunidades dos avanços tecnológicos.

Durante o encontro foi, também, realizada uma mesa redonda, que abordou temas ligados às infra-estruturas robustas, como catalisadoras da transformação digital, onde os participantes foram representantes da Unitel, Movicel, Africell, Angola Telecom, Inacom e MS Telecom. O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação é comemorado todos os anos a 17 de Maio, desde 1969, para celebrar a Fundação da União Internacional das Telecomunicações (ITU) e também a primeira assinatura da Convenção Internacional de Telégrafo, em 1865.

Este ano, a ITU comemora a data sob o lema: “Tecnologias digitais para o idoso e envelhecimento saudável”. O evento é destinado a todos os representantes do ecossistema das TICs em Angola e outros países.

O representante da ITU, Francisco Leite, disse que este fórum está a ser patrocinado tendo em conta os desafios do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social em construir mais infra-estruturas ligadas às TICs, em todo o território nacional.

Data de Emissão: 17-05-2022 às 10:00
Género(s): Comentário, Entrevista
 
Edição de 05 de Abril de 2022
 

Hoje com o tema: REGTECHS E o seu Impacto no Fortalecimento da Governação Corporativa, Riscos e Complience,

Com o covidado, Virgílio Mendes
Fundador e Director – Geral da E.M.S.A – CONSULTORIA & GESTÃO DE NEGÓCIOS | Consultor | Auditor | Analista de Compliance

Data de Emissão: 05-04-2022 às 00:10
Género(s): Comentário, Entrevista, Musical
 
PARTICIPANTES
Edição de 15 de Março de 2022
 

Edição virada ao dia internacional da mulher. Com depoimentos de mulheres empreendedoras nas tecnologias de informação. 

Data de Emissão: 15-03-2022 às 10:00
Género(s): Entrevista, Musical
 
PARTICIPANTES

 

hoje com o tema: Encubadora de Empresas e o fomento a Inovação tecnológica. Como convidadas, teremos Glomarica carvalho-chefe do Departamento de Massificação, Inclusão e Conteúdos Digital do INSFOZI, e Vanda de Oliveira-fundadora da BANTUMAKERS

PARTICIPANTES
Edição de 18 de Janeiro de 2022

Edição com o tema: Os desafios e oportunidades da regulação do sector dos Drones. Com os convidados Norivaldo Almeida – Dir. de Negocios da Retron Angola e Ermenegildo Sebastião – CEO da Droncic.

Data de Emissão: 18-01-2022 às 10:00
PARTICIPANTES
Edicão de 11 de Janeiro de 2022
 

Edição com o tema: Metaverso. Com o Convidado Euclides Manuel.

Data de Emissão: 11-01-2022 às 10:00
PARTICIPANTES
Edição de 04 de Janeiro de 2022

Edição  com o Tema: A Industria 4.0, as oportunidades de negocios de uma revolução que já está em curso

Data de Emissão: 04-01-2022 às 10:00
PARTICIPANTES
Edição de 30 de Novembro de 2021, com Messias Bumba e Marco Romero

Edição de hoje irá abordar o tema: Impacto da tecnologia no Controle Fronteiriço Marítimo e Aerio. 

Data de Emissão: 30-11-2021 às 10:00
Género(s): Debate
 
PARTICIPANTES
Conversas 4.0, Edição de 09 de Novembro de 2021
Data de Emissão: 09-11-2021 às 10:00
Género(s): Debate
Tópicos(s): Data Center
PARTICIPANTES
Internet das coisas
 

Convidados:

Alcino camota – Engenheiro de petróleos

Kiesse canito – Gestor de desenvolvimento de projetos

António pintoda – NCR

 

Data de Emissão: 2021-07-29 10:00:00
Género(s): Entrevista
Tópicos(s): Tecnologia de Informação
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados