Café da Manhã com o Embaixador Miguel Bembe
O embaixador de Angola na Etiópia e representante Permanente Junto da União Africana (UA) e da UNECA, Miguel Bembe, é o convidado para esta edição do Café da Manhã, com José Rodrigues.
 
Miguel Bembe teve um percurso no Ministério das Relações Exteriores, onde foi consultor do antigo ministro Georges Chikoti, foi também director do gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística da direcção África no médio Oriente, onde dirigiu, enquanto técnico, vários assuntos correspondentes ao carácter bilateral de todos os países do continente africano.
 
O governante, nesta altura, acompanhou ainda questões ligadas a todas as organizações religiosas africanas de que Angola faz parte, no seio da União Africana.
 
Longo tempo depois, passou a dirigir uma Embaixada, cumprindo missões diplomáticas de dupla função, de carácter bilateral entre diversos países, como na República da Etiópia, Djibouti, Sudão e no Estado da Eritreia.

O embaixador reiterou a importância da paz no continente, durante a tomada de posse de Angola no assento do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, onde declarou que o Estado angolano está ciente de que as ameaças causadas pela organização terrorista Al-Shabaab ultrapassam as suas fronteiras físicas e a região em que está inserida, necessitando, por isso, de uma resposta colectiva.

Segundo o diplomata, qualquer abordagem de resposta sobre os desafios na Somália recaem na criação de capacidades internas, para estar à altura da apropriação do processo e de se defender no longo prazo.

O embaixador sublinhou ainda que é fundamental ter-se em conta a avaliação feita pelas missões anteriores, para melhor projectar a proposta em discussão sobre as guerras ocorridas em África.

Data de Emissão: 16-04-2024 às 07:00
Género(s): Entrevista
 

Relacionados