Café da Manha com Luzia Inglês
 

Luzia Pereira de Sousa Inglês Van-Dúnem (Luanda, 11 de janeiro de 1948) é uma militar e política angolana. Filiada ao Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), é deputada de Angola pelo Círculo Eleitoral Nacional desde 28 de setembro de 2017. Desde 1999, é a secretária-geral da Organização da Mulher Angolana (OMA).

Van-Dúnem nasceu em Luanda, capital de Angola, em janeiro de 1948, sendo filha do reverendo metodista Guilherme Inglês. Em 1961, Guilherme foi assassinado por forças coloniais no rescaldo da Revolta de 15 de Março. Em 1967, Van-Dúnem mudou-se para a República do Congo, estudando no Liceu 4 de Fevereiro. Entre 1969 e 1970, frequentou um curso militar de rádio e telecomunicações na União Soviética. Em 1973, tornou-se chefe da Estação de Comunicações da Cassamba.

Em 1974, Van-Dúnem retornou para a Angola no mesmo avião do Presidente Agostinho Neto. Durante a Guerra de Independência de Angola, foi operadora radialista nas 2ª e 3ª regiões político militar. De 1976 a 1991, chefiou o centro de comunicações do comandante em chefe das Forças Armadas Angolanas.

Van-Dúnem casou-se com Afonso Van-Dúnem M’binda, antigo embaixador angolano na Organização das Nações Unidas (ONU), tendo quatro filhos. Quando Afonso foi designado embaixador em 1991, Luzia coordenou o Grupo de Mulheres Africanas na ONU. Em 1999, Van-Dúnem foi eleita secretária-geral da Organização da Mulher Angolana (OMA), a ala feminina do MPLA, sendo sucessivamente reeleita para o cargo.

Em 2014, tornou-se a primeira mulher angolana a ser promovida ao posto de oficial general das Forças Armadas Angolanas; a promoção foi decretada pelo Presidente José Eduardo dos Santos. Nas eleições gerais de 2017, Van-Dúnem foi eleita deputada de Angola pelo Círculo Eleitoral Nacional. O MPLA havia colocado-a como a mulher na melhor posição de sua lista de candidatos.

Relacionados