A Última Palavra, edição com José Gama

A Última Palavra, edição com José Gama.

Para esta semana o nosso perfil é o jornalista José Aleixo Pereira da Gama. Ele nasceu em 1977 na província de Luanda. Admira pessoas como Nelson Mandela que pregam a tolerância. No Jornalismo inspira-se em Severino Carlos, Xavier de Figueiredo, Graça Campos e aprecia a integridade das analises de Reginaldo Silva.
 Já colaborou para o Jornal Angolense, e para o “Southern Africa Report”, um boletim de analise politica e económica em circulação na África do Sul, onde vive a 17 anos. Antes de sair de Angola estudou mecânica no Macarenko, e na África do Sul estudou Exploração Geofísica na Universidade de Pretoria. Foi membro da Sociedade Geológica da África do Sul. Confessou que gostava de algum dia vir a leccionar física, pois é uma cadeira que para além de ter gostado teve distinção em “física moderna”. Como também gosta de politica, estudou mais tarde relações Internacionais na Universidade da África do Sul (UNISA), formação esta que onde existem incluíram cadeiras de comunicação social e comunicação integrada que o ajudam no trabalho que hoje exerce no ramo da consultoria. 
Nosso distinguido desta semana tem como hobbie a leitura, estando neste momento a ler a auto biografia do antigo chefe dos serviços de inteligência do regime do Apartheid “The secret revolution: A spy boss”. Uma das virtudes que reconhece em si próprio é de saber pregar a tolerância com o próximo. Professa a religião católica e tem alguns sacramentos realizados. 
estilo preferido. As suas bandas preferidas são os Roxette, os Beatles, Xutos e Pontapés e os Pink Floyd. Também gosta de música nacional, com realce para Paulo Flores, e músicos do estilo de David Zé e outros da linha de Robertinho. 
José da Gama gostava de ver uma Angola democrática onde ninguém pudesse ser preso ou julgado por suspeita de ter pensado mal do Presidente. “Gostava que Angola tivesse um Presidente da linha de Alcides Sakala, ou de Filomeno Vieira Lopes por serem figuras bastante tolerantes e que dariam ao país certeza e confiança que estando no poder não haveriam de agredir as instituições e não iriam permitir praticas de banalização da vida humana”, afirmou. 
O nosso perfil desta semana acredita que Pretoria é a sua cidade preferida, já que foi por lá que cresceu. Em Luanda não tem ficado por muito tempo. Como contou: “Há muita burocracia e desrespeito pela vida humana”.
Esta semana foi sem sombras de dúvidas, este excelente e grande profissional do jornalismo angolano ele É nada mais nada menos que o Jornalista, Secretário-Geral e Director do Portal Club-K Net Angola, José Aleixo Gama
Parabéns e muitas felicidades pela distinta menção Honrosa a si e continue a ser este excelente profissional, com muita dedicação e competências
Data de Emissão: 04-05-2023 às 09:00
Género(s): Entrevista
 

Relacionados