Jornal 12h, edição de 04 de Junho de 2024

Tópicos:

ALERTA EM CACUCO: RAIVA MATA SEIS PESSOAS. CÃES RAIVOSOS A SOLTA;     

APROVADA ESTRATEGIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO;      

ASSOCIAÇÃO DE TAXISTAS NA RUA PARA CONTER ESPECULAÇÃO DE PREÇOS NA CORRIDA; 

GREVE GERAL NA NIGERIA DEVIDO AO AUMENTO DO PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS;     

PONTO MIX

Jornal ao meio dia de quatro de Junho de 2024. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edmundo Simões e  Edson Machado; 

JINGLE MVIEIRA

Seis pessoas morreram 10 dias, vitimas de raiva em  Cacuaco. A confirmação é da directora do Hospital Municipal local, Anizeth Kutatela.

A directora deplorou o facto de as vítimas terem sido levadas por familiares à unidade hospitalar, praticamente em fase terminal, quando os profissionais de Saúde “pouco ou nada” podiam fazer.

Anizeth Kutatela aconselhou as pessoas mordidas a dirigir-se imediatamente à Direcção Municipal da Saúde, para fazer a vacina contra a doença da raiva, que é 100% letal.

Por outro lado, manifestou-se também preocupada com os casos de doentes com outras patologias que chegam ao hospital local em estado crítico e que, muitas vezes, morrem à chegada ao Banco de Urgência.

A título exemplificativo, disse não terem registado óbito intra-hospitalar,  no último fim- de-semana, mas apenas casos extra-hospitalares , em número não avançado, isto é, de pessoas que ou chegam cadáveres ou morrem logo à chegada ao hospital.

A Direcção do Hospital Municipal de Cacuaco lamenta, igualmente, o comportamento de algumas pessoas que, na ânsia de verem as suas inquietações resolvidas de forma imediata, partem para agressões e vandalização de equipamentos.

Em declarações, a MFM,  a diretora daquela unidade hospitalar, Anizeth Kutatela, confirmou as o corrido e  deplorou o facto de as vítimas terem sido levadas por familiares à unidade hospitalar, praticamente em fase terminal, quando os profissionais de Saúde “pouco ou nada” podiam fazer.

RD;: ANIZETH KURATELA

E sobre este assunto, a bastonária da ordem dos Médicos Veterinários de Angola, disse ser importante que se continue a veicular  informações que só a vacina salva vidas.

Entretanto, Carla Fernandes, alerta para a qualidade das vacinas e da competência do profissional que administra a vacina.

RD: CARLA FERANANDES 1

Para Carla Fernandes,  a Raiva mata, mas é se pode prevenir;  

RD: CARLA FERNANDES 2

Ouvimos a Carla Fernandes, Bastonária da Ordem dos Veterinários de Angola.

PONTO

O Conselho de Ministros aprovou a Estratégia Nacional de Prevenção e Repressão da Corrupção, em sede da sua 5.ª Sessão Ordinária, orientada Presidente da República, João Lourenço.

Com a medida, o Executivo pretende melhorar os mecanismos que asseguram uma Boa Governação, o reforço da confiança dos cidadãos nas instituições públicas e a adopção de boas práticas no sector público e privado, tal como garante o ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.

ADÃO DE ALMEIDA – 01′ 34” 12H 04 06 2024

Adão de Almeida, ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, no final da 5.ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, orientada Presidente da República, João Lourenço.

A reunião aprovou a Estratégia Nacional de Prevenção e Repressão da Corrupção, no âmbito das medidas de combate a esta prática e da promoção de uma cultura de ética em todos os sectores.

A equipa responsável pela gestão administrativa e financeira da construção do Terminal Oceânico da Barra do Dande esclarece tomou conhecimento do descontentamento do grupo de mais de 300 trabalhadores da OEC, antiga ODEBRECHT, que integra a área de electromecânica do projecto, em virtude do não recebimento do prémio mensal de produtividade.

Em comunicado, a empresa considera que as reclamações que originaram a contestação e a paralisação não foram entregues em concordância com o estipulado na lei, mas garante que continua disponível para ultrapassar a situação, mediante negociação com os trabalhadores.

Por seu turno, os soldadores industriais, que cumprem hoje o sétimo dia de paralisação, em reivindicação contra alegados maus tratos, falta de actualização e descontos salariais, manifestam-se abertos para o diálogo com a entidade patronal.

A confirmação foi feita à MFM pelo porta-voz do grupo de trabalhadores, Simone Simões.

SIMONE SIMÕES 12H

Simone Simões, porta-voz do grupo de trabalhadores da OEC, antiga ODEBRECHT, que paralisaram os serviços no passado dia 29 de Maio, devido a alegados maus tratos, falta de actualização e descontos salariais.

PONTO

Foi desmantelada uma associação criminosa envolvida no garimpo de água no município de Talatona.

Durante a operação, foi detido um cidadão de nacionalidade cubano, mas a Polícia já trabalha para a localização dos outros integrantes do grupo, tal como esclarece o porta-voz da Direção Nacional de Investigação de Ilícitos Penais, Intendente Quintino Ferreira.

QUINTINO FERREIRA 01’ 49’’ 12H 04 06 2024

Intendente Quintino Ferreira, porta-voz da Direção Nacional de Investigação de Ilícitos Penais.

Foi apreendido um navio de bandeira ganesa nos mares de Luanda, por violação das regras internacionais de navegação.

De acordo com o porta-voz do Comando Geral da Polícia Nacional, Subcomissário  Mateus Rodrigues, foram detidos dois indivíduos de nacionalidade angolana, por supostamente tentarem retirar os marinheiros da embarcação estrangeira.

MATEUS RODRIGUES – 01’ 15’’ 12H 04 06 2024

Subcomissário Mateus Rodrigues, porta-voz do Comando Geral da Polícia Nacional.

PONTO

Já passam mais de 50 dias desde que 4 pescadores a bordo de uma embarcação artesanal desapareceram, nos mares de Luanda.

Segundo o proprietário da embarcação, Sebastião Jose, afirma que ate o momento, não há qualquer informação do paradeiro da embarcação e dos seus trabalhadores.

Em conversa esta manha, no programa 10 para o meio dia, conduzindo pelo Jornalista Paulo Miranda, Jose Sebastiao afirmou estar a ser alvo de burla por pessoas de má fé.

RD: SEBASTIAO JOSE 12H

Jose Sebastiao, proprietário da embarcação a mais de 50 dias cm 4 pescadores a bordo. Ate o memento sem registo do seu paradeiro….

O Ministério dos Transportes realiza nos dias 6 e 7 de Junho, na cidade do Lobito, província de Benguela, o seu décimo quinto Conselho Consultivo sob o lema: “Consolidar as reformas do sector e potenciar Angola para um “hub” regional de transportes e logística”.

O evento vai abordar temas como Os projectos estruturantes do sector dos Transportes e A importância das infraestruturas logísticas no crescimento da economia.

O planeamento urbano no contexto da mobilidade e dos transportes e A intermodalidade urbana e os benefícios para a mobilidade urbana, serão outros aspectos que merecerão a análise dos participantes.

O  porta voz Lourenço Pina, descreveu esta manha o que se pretende com este encontro;

LOURENÇO PINA 7H  ( 01.07”)

Associações de taxistas em Luanda continuam a desenvolver campanhas de sensibilização junto dos seus filiados, para combater a especulação de preços e o encurtamento das rotas, que se verificam depois do aumento do preço da corrida para 200 kwanzas.

As campanhas contam com a participação de representantes do Governo Provincial, da Polícia Nacional e do SIC, tal como adiantou à MFM o presidente da ANATA, Francisco Paciente.

FRANCISCO PACIENTE 01 – 01′ 48” 12H 04 06 2024

Francisco Paciente apela aos taxistas para maior responsabilidade no cumprimento das rotas definidas.

FRANCISCO PACIENTE 02 – 53” 12H 04 06 2024

Francisco Paciente, presidente da ANATA, Associação Nova Aliança dos Taxistas.

PONTO

O Governo dos Estados Unidos da América (EUA) anunciou que vai lançar um programa regional, que inclui Angola, de cerca de 10 milhões de dólares, para promover sistemas pluri-partidários representativos.

Em comunicado, a Embaixada dos EUA em Angola e São Tomé e Príncipe afirma que o Programa de Apoio aos Partidos Políticos para uma Democracia Resiliente e Inclusiva financiado pela Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), será lançado quarta-feira, em Luanda, e, em Angola, será implementado em parceria com o Governo e com os partidos políticos com assento parlamentar.

O programa, de cariz regional, será aplicado com a organização Democracy Works Foundation (DWF) e tem como objetivo “apoiar o desenvolvimento de partidos políticos democráticos que respondam às necessidades dos cidadãos e sejam capazes de elaborar políticas eficazes em Angola, Botsuana, Essuatini, Lesoto, Maláui, Namíbia e África do Sul”. 

O lançamento será realizado pela ministra conselheira da Embaixada dos EUA em Angola e São Tomé e Príncipe, Mea Arnold, dirigentes do executivo angolano e representantes de partidos políticos angolanos.

INTERNACIONAL

Uma greve por tempo indeterminado que começou hoje na Nigéria, após um apelo dos sindicatos na sequência do fracasso das negociações com o Governo para um novo salário mínimo, fechou escolas, cancelou voos e provocou cortes na electricidade, noticia o site Notícias ao Minuto.

Os principais sindicatos, o Nigerian Labour Congress e o Trades Union Congress,  apelaram aos trabalhadores para não irem trabalhar depois de o Governo ter recusado aumentar o salário mínimo para mais de 60.000 nairas por mês, segundo os meios de comunicação social locais.

Desde que chegou ao poder há um ano, o Presidente Bola Ahmed Tinubu acabou com os subsídios aos combustíveis e com o controlo cambial, o que levou a uma triplicação dos preços da gasolina e a um aumento do custo de vida, uma vez que a naira caiu em relação ao dólar.

O analista Carlos Rosado de Carvalho  diz que a situação na Nigéria é explosiva;

CARLOS ROSADO NIGERIA   12H

Tinubu apelou à paciência para permitir que as suas reformas deem frutos, afirmando que estas ajudariam a atrair o investimento estrangeiro.

Na capital, Abuja, as repartições públicas, as estações de serviço e os tribunais estavam hoje encerrados de manhã, enquanto longas filas se formavam do lado de fora dos portões fechados do aeroporto da cidade, segundo a agência AFP.

vada por Moscovo.

Data de Emissão: 04-06-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados