Segunda parte da conferência de imprensa anual
“Programa Ngol. Destaque: segunda parte da apresentação feita pelo PCA da Sonangol
, durante a Conferência de Imprensa anual”.Celebração do 46º aniversário da Sonangol E.P no dia 25 de Fevereiro.
A Sonangol terminou 2021 com resultados operacionais na ordem dos 3.357 milhões de dólares (três mil milhões de euros) e “seguramente” vai fechar o ano com resultados positivos, anunciou hoje o presidente da petrolífera estatal angolana.
Sebastião Gaspar Martins apresentou os dados preliminares sobre o desempenho da petrolífera no ano passado hoje, numa conferência de imprensa em Luanda, salientando que o resultado financeiro estimado de 3.357 milhões de dólares e a perspetiva de resultados líquidos positivos em 2021.
Para tal, apontou Gaspar Martins, foram decisivos a recuperação do preço do barril de petróleo no mercado internacional, a estabilidade operacional da empresa e a redução dos custos.
Escusando-se a antecipar qual o resultado líquido esperado no final de 2021, o Presidente da Sonangol disse que será “seguramente” positivo.
“Estamos num processo de resultados provisórios, que vão passar por um processo de auditoria e daremos depois a conhecer o resultado final. Seguramente será positivo, isso posso garantir”, destacou o responsável.
A petrolífera angolana Sonangol terminou o ano de 2020 com um resultado líquido negativo de 2,5 mil milhões de euros (3 mil milhões de dólares), refletindo a redução drástica das receitas do petróleo e o impacto da covid-19.
Os resultados a nível operacional fixaram-se em 2,2 mil milhões de dólares (1,9 mil milhões de euros), permitindo manter os capitais próprios positivos em 9 mil milhões de dólares (7,6 mil milhões de euros) e capacidade financeira para continuidade das operações.