Edição 25 de Fevereiro 2022
Este é um espaço de análise sobre as políticas e os seus efeitos sobre as famílias e as empresas, numa responsabilidade do Centro UFOLO para a boa governação. É emitido todas as Sextas-feiras entre às 9 e às 10 horas aqui na Rádio Ecclesia.
“O estado da economia”, tem como convidado residente, o economista Yuri Kixina.
Atente já a seguir aos tópicos em análise nesta edição
-Inflação cai para 19,9% este ano, valor mais baixo desde 2015, diz consultora Oxford Economics África
-Apenas um terço da receita bruta do petróleo ficou em Angola
-O balanço da cimeira união Europeia-União africana: nos próximos sete anos a estratégia de investimento global da Europa para a África está orçado em mais de 150 mil milhões de euros
-Consequências económicas da crise na Ucrânia
“Este ano haverá algum conforto para os consumidores, no seguimento da decisão de outubro do Governo de reduzir o IVA nalguns produtos essenciais de 14% para 7%”. A taxa prevista é de 19,9% este ano.
A consultora Oxford Economics África estima que o país vá ver a inflação reduzir-se de 25,8%, em 2021, para 19,9% este ano, interrompendo a trajectória de subida dos preços apesar da valorização do kwanza.
“Apesar das más condições económicas e do recente fortalecimento do kwanza, a inflação tem continuado numa trajectória crescente, principalmente devido aos efeitos da grande fraqueza da moeda nacional em 2019 e 2020, devido ao choque dos preços do petróleo originado pela pandemia da COVID-19 e pela fraca intervenção do banco central”, escrevem os analistas da Oxford Economics África.