Debate informativo: Os desafios da reconciliação em Angola nos 22 anos da paz

Debate Informativo edição de 06 de Abril de 2024, o espaço de análise dos principais temas que marcaram o território nacional de Angola.

Tema: Os desafios da reconciliação em Angola nos 22 anos da paz

As filosofias dos militares das Forças Armadas Angolanas (FAA) e das extintas Forças Armadas de Libertação da Angola (FALA), o então braço armado da Unita, assinavam em Luena, no Moxico, um acordo definitivo de paz depois de sucessivos tratados fracassados.

Nos anos passados ficavam décadas de guerra, traduzidas em milhares de mortos e feridos e ainda centenas de mutilados e índices de destruição de várias infraestruturas, iniciando-se assim um longo processo de reconstrução e reconciliação nacional.

Este ano, as duas décadas desde que se calaram as armas em Angola, foram celebradas as conquistas da paz nacional, sobre o lema: “4 de Abril, juntos pelo crescimento inclusivo do país”.

Numa mensagem pela efeméride, o Presidente da República, João Lourenço, enalteceu a normalização do funcionamento das instituições republicanas, ao defender que esta conquista tem permitido que se fortaleçam as bases do Estado Democrático e de Direito e se garanta a unidade nacional e também assegurar a defesa da soberania angolana.

Por outro lado, as declarações do Papa Paulo VI referem que o desenvolvimento é o novo nome da Paz que continua a servir para a actualidade. 

“A paz referida nestes termos tem um sentido mais amplo não se limita apenas a ausência de conflitos armados, quer seja a nível interno ou na esfera internacional”, ressaltou.

 

Os convidados para esta edição do Debate Informativo conta com:

Álvaro Chikuamanga, secretário geral da Unita;

Suzeth Antão, representante do MPLA.

 

Debate de Sábado da Rádio Ecclésia, 06 de Abril de 2024. Coordenação do Frei António Estêvão, técnica de Nsiona Júnior e apresentação de Esmeralda Chiaca Direito.

Relacionados