Jornal 12h, edição de 08 Fevereiro de 2024

Destaques:

AUGUSTO TOMÁS EM LIBERDADE. TRIBUNAL SUPREMO MANDA PARA A CASA ANTIGO MINISTRO DOS TRANSPORTES ANTES CONDENADO A 14 ANOS DE PRISÃO;

PARLAMENTO REJEITA DISCUTIR PROPOSTA DA UNITA SOBRE A TRATAMENTO POLITICO DESIGUAL NA IMPRENSA PUBLICA;

MINISTERIOS DAS FINANÇAS E COMERCIO UNEM-SEPARA INCENTIVAR PRODUÇÃO NACIONAL;   

ISRAEL REJEITA CESSAR FOGO DECRETADO PELO HAMAS; 

JINGLE MIX

Jornal ao meio dia de oito de Fevereiro de 2024. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões.

JINGLE MVIEIRA 

O Tribunal Supremo devolveu ao antigo Ministro dos transportes, Augusto Tomás, a liberdade definitiva e sem condições, depois deste ter sido posto em liberdade condicional em Dezembro de 2022, após ter estado sob  prisão efectiva desde 2018.

O antigo ministro dos Transportes foi condenado pelo Tribunal Supremo em Agosto de 2019 a 14 anos de prisão, no “caso do Conselho Nacional de Carregadores”, mas viu a sua pena reduzida a oito anos, após recurso da defesa.

Segundo a decisão do Tribunal Supremo, são retiradas agora todas as restrições antes impostas ao arguido, que estava obrigado a residir em Luanda e a não se ausentar do País sob pena de desobediência à justiça e retornar à prisão.

Augusto Tomás foi ainda obrigado a pagar o total da indemnização a que havia sido condenado pelo TS em 2019.

Jurista e analista MFM, Carlos Cabaça, fala sobre o novo desenvolvimento de um dos casos mais mediáticos da justiça angolana.

CARLOS CABAÇA – CASO CNC – 01′ 25” 12H 080224

Jurista e analista MFM, Carlos Cabaça. Tribunal Supremo devolveu ao antigo Ministro dos transportes, Augusto Tomás, a liberdade definitiva e sem condições.

….

E o general Hélder Vieira Dias “Kopelipa” vai a julgamento em breve, depois de o Tribunal Supremo ter rejeitado o recurso do despacho de pronúncia relativo ao processo de instrução contraditória do processo-crime em que está envolvido enquanto antigo director do Gabinete de Reconstrução Nacional.

“Kopelipa” é acusado dos crimes de crimes de peculato, burla por defraudação, falsificação de documentos, tráfico de influências, associação criminosa e abuso de poder.

No mesmo processo, vai ser julgado o general Leopoldino dos Nascimento “Dino”, e três empresas que terão desfalcado o estado angolano em milhões de dólares, de acordo com o porta-voz do Tribunal Supremo, Leandro Lopes.

LEANDRO LOPES 8H

Leandro Lopes, porta-voz do Tribunal Supremo. Generais “Kopelipa” e “Dino” vão a julgamento em breve, depois de o Tribunal ter indeferido o pedido da defesa.

Sobre este assunto, ouvimos também o jurista Joaquim Jaime;

JOAQUIM JAIME PROCESSO 12H ( 02”.12’)

PONTO

O parlamento angolano rejeitou apreciar um voto de protesto da UNITA condenando o tratamento desigual e parcial dado aos partidos políticos e apontando “numerosas práticas antidemocráticas”.

O documento foi lido pelo Primeiro Secretário de Mesa da Assembleia Nacional, Manuel Lopes Dembo;

MANUEL DEMBO 12H

A UNITA realçou, no requerimento apresentado à Assembleia Nacional, que a Constituição da República estabelece que os partidos políticos têm direito a igualdade de tratamento por parte das entidades que exercem o poder público, o que não aconteceu no passado sábado em que foi dado tratamento desigual às atividades partidárias realizada pelo MPLA, pela UNITA e pelo Bloco Democrático.

Os líderes dos três partidos discursaram em três cidades diferentes para mobilizar os seus militantes e apoiantes para o arranque do ano político, mas só o comício do MPLA foi transmitido em direto pela Televisão Publica de Angola

E o deputado do MPLA, António Paulo, considera que a sugestão da UNITA tem bases para a divisão da classe jornalística angolana, facto que levou o MPLA a votar contra a introdução da discussão e votação do protesto na reunião plenária extraordinária desta quarta-feira;

ANTÓNIO PAULO 12H

No requerimento, a UNITA aponta numerosas práticas antidemocráticas nos últimos tempos e considera que uma das práticas mais escandalosas de abuso de poder, segundo a vice-presidente da Bancada Parlamentar, Mihaela Webba;

MIHAELA WEBBA – PROTESTO – 12H

O requerimento da UNITA foi chumbado com 78 votos contra, 63 a favor e duas abstenções.

PONTO ECONOMIA 

Um acordo para transportar minerais foi assinado esta quarta-feira, na África do Sul, entre as empresas Trafigura e Kamoa-Kakula, com a LAR – Atlantic Lobito Corridor, a empresa que gere a operação do Corredor do Lobito.

De acordo com uma nota de imprensa, enviada à ANGOP, o acordo marca os primeiros compromissos comerciais de longo prazo com o Corredor do Lobito, uma nova rota comercial de importação e exportação entre o Cinturão de Cobre Africano e a costa atlântica de Angola.

O presidente Executivo da Trafigura, Jeremy Weir, espera que outros clientes se juntem à Ivanhoe Mines e à Trafigura nos próximos meses.

A Associação de Pesca Artesanal, Semi-Industrial e Industrial de Luanda, APASIL, considera que o preço do pescado poderá conhecer uma redução significativa, caso haja uma uniformização do preço do combustível.

Actualmente, o preço do litro de gasóleo para a pesca artesanal e semi-industrial é de 135 kwanzas, enquanto para a pesca industrial o valor é de 900 kwanzas.

O convidado da MFM desta manha foi Antônio Gama, armador de pesca a 35 anos, que falou sobre os factores da carestia do pescado no mercado angolano;

ANTONIO GAMA JR 12H

Outro fator estrangulador da atividade é o combustível no entender d Antônio Gama;

ANTONIO GAMA COMBUSTIVEIS 12H

Está em vigor  uma circular dos ministérios das finanças e indústria e comercio que  activa mecanismos no sentido de  privilegiar produção nacional nas compras públicas. 

Este documento visa incentivar o consumo de produtos alimentares em angola. O entender de do analista Carlos Rosado de Carvalho estes documentos então em alguma contradição;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H

A policia em Luanda  desmente a informação posta a circular nas redes sociais, dando conta de uma invasão na esquadra policial do Rocha Pinto, acção supostamente praticada, por militantes, que teriam como objectivo, libertar alguns presos .

O porta voz do comando provincial da policia nacional em Luanda, Superintendente Nestor Goubel,  disse a MFM, que tudo não passou de especulação das redes sociais; 

 NESTOR GOUBEL 12H

Superintendente Nestor Goubel, porta voz do comando provincial da policia nacional em Luanda, a dar conta de que, não houve invasão na esquadra policial do Rocha Pinto, tal como circulam nas redes sociais.

Mais de quinhentos meios foram entregues esta manhã à ELISAL, Empresa de Limpeza e Saneamento de Luanda, pelo governo provincial, para o reforço do processo de limpeza na capital angolana.

Na ocasião, o governador de Luanda, Manuel Homem, garantiu que o governo continua comprometido com o melhoramento do saneamento básico.

 

MANUEL HOMEM 12H

Já o PCA da ELISAL, Gonçalves Imperial, diz que com os novos meios o saneamento básico em Luanda poderá conhecer outra realidade.

GONÇALVES IMPERIAL – MEIOS – 53” 12H 080224

Gonçalves Imperial, PCA da ELISAL, Empresa de Limpeza e Saneamento de Luanda, afirmando que os novos equipamentos entregues pelo governo provincial vão servir para reforçar as acções de saneamento na capital angolana.

Luanda voltou a registar mais uma morte por afogamento nas últimas 24h, desta vez no município de Belas. Segundo a porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Maina Panzo, no mesmo período, foram igualmente registados cinco incêndios.

MAINA PANZO 12H

Maina Panzo, porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros em Luanda, apresentando o resumo das 18 ocorrências registadas nas últimas 24h.

JINGLE DESPORTO

Os atletas da selecção nacional de Canoagem estão a preparar os jogos Olímpicos de Paris 2024, treinando sem as condições possíveis nos seus clubes e com o acompanhamento da federação angolana dos desportos náuticos.

O canoísta Benilson Sanda diz estar a treinar desmotivado pelo facto de não ter recebido até agora os prémios da qualificação aos jogos e também por estar a treinar sem o apoio do COA.

RD-BENILSON SANDA-PARTE 1.

 

 

 

INTERNACIONAL

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, rejeitou esta quarta-feira os termos “delirantes” do Hamas para um cessar-fogo e um acordo de libertação de reféns.

Netanyahu prometeu prosseguir com a guerra de Israel contra o Hamas, agora no seu quinto mês, até alcançar a “vitória absoluta”, em declarações feitas após o seu encontro com o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, que está de viagem no Médio Oriente.

“Render-se às exigências delirantes do Hamas que ouvimos agora não só não levará à libertação dos reféns, mas apenas convidará a outro massacre”, disse Netanyahu numa conferência de imprensa.

O chefe do Governo israelita voltou a descartar qualquer acordo que deixe o Hamas com o controlo total ou parcial de Gaza e assegurou que o seu país é a “única potência” capaz de garantir a segurança na região a longo prazo.

Blinken reconheceu que ainda há “muito trabalho” para ultrapassar as divergências entre Israel e o Hamas nos termos de qualquer acordo, mas mostrou-se confiante numa nova libertação de reféns.

Mais de 20 pessoas morreram e outras 40 ficaram feridas, em três explosões ocorridas no Paquistão, um dia antes das eleições gerais, junto a sedes eleitorais de candidatos, segundo as autoridades.

No ataque mais recente, 10 pessoas morreram e outras 12 ficaram feridas, segundo a agência espanhola EFE.

Data de Emissão: 08-02-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados