Noticias 12 horas, edição de 06 de Fevereiro de 2024

MARCADA PARA AMANHA A LEITURA DOS QUESITOS DO PROCESSO QUE ENVOLVE ERNESTO KITEKULO, ANTIGO VICE GOVERNADOR DO KUANDO KUBANGO. 

MARGINAIS ASSALTAM LOJA DE TELEMOVEIS E ROUBAM 900 MIL KUANZAS EM DINHEIRO . ACONTECEU NO KILAMBA KIAXI  EM LUANDA;  

PRESIDENTE DA REPUBLICA VISITA OBRA DO HOSPITAL DOS CAJUEIROS E DO FUTURO INSTITUTO DE MEDICINA LEGAL;  

ADIAMENTO DAS ELEIÇÕES LEVA A CRISE POLITCA NO SENEGAL;  

Jornal ao meio dia, neste dia seis de Fevereiro de 2024. Coordenação de Alves Fernandes, suporte técnico de Edson Machado e … 

JINGLE MV 

É já  amanha que acontece a  leitura dos quesistos do processo em que é arguido Ernesto Kitekulo, antigo vice  governador provincial do kuando Cubango .  

Ernesto Kiteculo está a ser acusado pelo Ministério Público da prática dos crimes de peculato e abuso de poder, no exercício das funções, no período entre Setembro de 2017 e Setembro de 2018, na altura em que exercia as funções de vice-governador do Cuando Cubango para o Sector Económico e Produtivo.

Já o processo que envolve os generais “Kopelipa” e “Dino”, vai a julgamento  apenas em Março. 

Os dois oficiais generais, mas cinco indivíduos e três empresas são acusados de crimes de tráfico de influências e branqueamento de capitais, entre outros, no âmbito do processo que envolve a filial angolana da China International Fund.

Segundo o despacho de pronúncia da 4.ª secção da câmara Criminal do Tribunal Supremo de Angola, datada de 20 de dezembro, o ex-responsável pelos serviços secretos Manuel Helder Vieira Dias “Kopelipa” é acusado de crimes de peculato, burla por defraudação, falsificação de documento, associação criminosa, tráfico de influência, abuso de poder e branqueamento de capitais, num total de sete crimes.

Já o antigo chefe dos serviços de comunicações Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino”, bem como o advogado Fernando Gomes dos Santos e You Hai Ming, da China Internacional Fund, vão responder pelos crimes de burla por defraudação, falsificação de documento, associação criminosa, tráfico de influência e branqueamento de capitais.

O processo envolve também as empresas China International Fund Angola, Plansmart International Limited e que estavam acusadas de tráfico de influência, branqueamento de capitais, burla por defraudação e falsificação de documento, mas que vão responder apenas pelos dois primeiros crimes.

As empresas foram alegadamente usadas pelos arguidos para montarem um esquema que lesou o Estado angolano em milhões de dólares, envolvendo um acordo de financiamento entre Angola e China para apoiar a reconstrução nacional, após a guerra civil.

Em 2020, os dois antigos dirigentes tiveram de entregar ao Estado várias empresas e edifícios detidos pelas suas empresas China International Fund Angola – CIF e Cochan, S.A., incluindo fábricas de cimento e cerveja, uma rede de supermercados e edifícios de habitação.

PONTO 

Luanda ainda vive as consequências de varias horas de chuva da noite de ontem a esta manha. Ainda não há qualquer balanço das autoridades.  

 

No entanto, a Cidade de Caxito, capital da província do Bengo, registou chuvas intensas nas primeiras horas desta terça-feira, mas as autoridades garantem que não há o registo de danos consideráveis até ao momento. 

Contacto directo com o jornalista Zacarias Congo, em Caxito;

ZACARIAS CONGO 12H SIMULADO  

PONTO

 As chuvas não impediram que o presidente saísse em visita de campo…  

O Presidente da República, João Lourenço, efectuou esta terça-feira, em Luanda, uma visita ao Hospital Geral dos Cajueiros, no município do Cazenga, para constatar o estado actual da instituição sanitária que neste momento recebe obras de beneficiação.

Numa visita guiada ao hospital, o Chefe de Estado inteirou-se do funcionamento de vários serviços, com destaque para o banco de urgência, as áreas de internamento, maternidade, pediatria, laboratório de análises clínicas e depósito de medicamentos.

João Lourenço realiza na manhã desta terça-feira uma jornada de campo que o vai levar ainda a visitar as obras do futuro Instituto de Medicina Legal. 

A qualquer momento teremos  o diretor geral do hospital dos cajueiros sobre o andamento das obras de resta

O diretor do Hospital dos Cajueiros, Daniel Café resume o actual estado das obras do hospital dos cajueiros. DANIEL CAFÉ DIRECTO SIMULADO 

O Tribunal Constitucional tenciona aproximar a Constituição da República a todo o estrato social, com a partilha da Lei Magna em vários formatos, quer em banda desenhada, para o alcance das crianças, quer em línguas nacionais, visando uma maior inclusão social.

A informação foi avançada na cidade do Cuito, província do Bié, no quadro da visita de três dias a esta região da presidente desta Corte Superior, Laurinda Prazeres Monteiro Cardoso. A juíza diz que a constituição está conforme  a historia de angola;

LAURINDA CARDOSO 8 H

PONTO .

Um total de nove milhões de kuanzas foram roubados nos últimos dias de uma loja de venda de telemóveis na zona da sapu em Luanda.

O crime foi protagonizado por nove elementos que  já estão detidos pela policia nacional. Segundo a corporação os elementos atuavam com maior vigor na zona do Kilamba Kiaxi e Nova vida, segundo Fernando Carvalho porta voz do SIC Luanda;

FERNANDO CARVALHO SIC 12H 

 

Foi desmantelada uma rede de  imigrantes ilegais que trazia para Angola dezenas de cidadãos da RD do Congo. 

Segundo a  policia nacional depois da entrada estas pessoas ficavam alojadas no bairro Hojy ya Henda. A revelação é de Quintino Ferreira da policia nacional; 

QUINTINO FERREIRA IMIGRAÇÃO ILEGAL  08H

 A policia nacional reportou também roubos d cabos elétricos em Luanda;

QUINTINO FERREIRA CABOS ELEITRICOS   

 O serviço nacional de proteção civil e bombeiros tomou conhecimento nas ultimas 24 horas de 11 casos diversos. A porta voz Maina Panzo aponta ainda alguma falta de prudência como causas;

MAINA PANZO BOMBEIROS 12H 

PONTO ECONOMIA 

Angola apresenta  esta terça-feira, novas intenções de investimento na Conferência Internacional sobre Mineração em África, Mining Indaba, que decorre em Cape Town (África do Sul), num dia reservado ao país que se faz representar com 14 empresas do subsector diamantífero e não diamantífero.

Depois de apresentar soluções para os “Minerais Críticos para Transição Energética”, tema abordado na edição passada, nesse 30º evento, o país elegeu dois temas: Potencial Mineiro Angolano e Potencial do Diamante Angolano, cuja cerimónia será orientada pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo.

Trata-se de uma soberana oportunidade para mostrar aos potenciais investidores as riquezas minerais angolanas constantes no Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO) e atrair financiamento para o sector mineiro.

O dia de Angola constitui igualmente momento impar para o país transmitir a experiência, captar investimentos para alavancar projectos, identificar e estabelecer parcerias no domínio da prestação de serviços, bem como promover o potencial e a aposta do sector mineiro nacional na sustentabilidade e na inclusão feminina.

PONTO DESPORTO

Uma das grandes lições a serem retiradas da participação de angola no CAN é  a necessidade de mais organização para que de futuro as participações de angola em competições do gênero resultem em melhores resultados. 

O entendimento é de Carlos Rosado de Carvalho que apresentou as grandes lições a tirar da maior competição de futebol no continente berço. 

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H  LIÇÕES CAN 

INTERNACIONAL 

O Parlamento senegalês decidiu adiar para 15 de dezembro as eleições presidenciais de 25 de fevereiro. 

O Presidente Macky Sall segue no poder, mas a oposição alerta para “situação catastrófica”.

Os deputados senegaleses decidiram, na segunda-feira adiar as eleições presidenciais deste mês para dezembro, uma medida sem precedentes que suscitou preocupação internacional num país normalmente visto como um farol de estabilidade na África Ocidental.

O projeto de lei foi aprovado quase por unanimidade, com 105 votos a favor e um contra, depois de os deputados da oposição terem sido retirados à força do hemiciclo.

O enviado especial da ONU para a Região dos Grandes Lagos, Huang Xia, manifestou, esta segunda-feira, em Luanda, o seu engajamento em trabalhar com as autoridades angolanas e de toda a região para o alcance da paz.

O enviado, que falava à imprensa no final de uma audiência concedida pelo Presidente da República, João Lourenço, informou que o encontro serviu para escutar a opinião do Chefe de Estado angolano sobre o andamento da situação na região

Sobre os acontecimentos na parte Leste da República Democrática do Congo (RDC), referiu que as Nações Unidas são da mesma opinião que o PR angolano, de que se deve privilegiar a via do diálogo, da diplomacia, da política e de soluções globais que podem, de facto, levar à uma paz duradoura e não enveredar por caminhos de beligerância que podem criar mais danos.

O ministro das relações exteriores, Tete Antônio falou sobre esta visita;

TETE ANTONIO 07H  

 

O secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou esta segunda-feira a nomeação de um grupo de revisão independente para avaliar a “neutralidade” da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos que será liderado pela ex-ministra francesa Catherine Colonna.

Segundo um comunicado divulgado pelo gabinete de Guterres, este grupo foi criado em consulta com o comissário-geral da Agência das Nações Unidas de Apoio aos Refugiados da Palestina no Médio Oriente e terá como missão avaliar se a estrutura “está a fazer tudo ao seu alcance para garantir a neutralidade e responder às alegações de violações graves quando estas são cometidas”.

O grupo foi criado na sequência das acusações de envolvimento de alguns funcionários da UNRWA no ataque sem precedentes do grupo islamita palestiniano Hamas contra Israel, a 7 de outubro.

FIM/FIM 

Data de Emissão: 06-02-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados