Episódio #3 com Graça Campos
Neste episódio número três o meu convidado é o jornalista graça campos que está aqui para analisar as principais incidências da política nacional durante este ano prestes a terminar.
Começo esta análise do ano político com o jornalista graça campos justamente por este encontro entre João Lourenço e José Eduardo dos santos.
Três grandes factos marcaram o cenário político nacional: a anulação do congresso da unita e a recondução de isaias samakuva na presidência do maior partido da oposição, os dois congressos dos dois maiores partidos nacionais e a carta reclamação da ministra das finanças sobre o modelo de contratação pública com adjudicações directas do presidente da república.
Politicamente não teve o impacto desejado na medida em que o encontro parece ter vindo com um atraso de 4 anos quando a sociedade pedia sinais claros vindo destas duas personalidades sobre o estado das suas relações depois de josé eduardo dos santos ter abandonado a presidência e substituído por joão lourenço.
Tópicos(s): 8º Congresso do MPLA, ACJ, Adalberto Costa Júnior, António Venancio, Anulação do Congresso da UNITA, BCI, Bela Malaquias, BNA, Burity da Silva, Carta da Ministra das Finanças, Casa Civil do Presidente da República, Casa de Segurança do Presidente da República, Combate a Corrupção, Congresso da UNITA, Congresso do MPLA, Coreia do Norte, Corrupção, Dinho Chingunji, Eng António Venâncio, Fome relativa, General Furtado, GRUPO CARRINHO, INAVIC, Investimento estrangeiro, Isaías Samakuva, João Lourenço, José Eduardo dos Santos, Laurinda Cardoso, Manuel aragão, Maribondos, Mfuca Muzemba, Ministério das Finanças, Ministério dos Transportes, MPLA, Nelito Ekuikui, OMA, Omatapalo, PGR, Policia Nacional, Reserva alimentar, Taag, TC, Tribunal Constitucional, Tribunal de Contas, TV Zimbo, UNITA, Valter Filipe, Vera Daves, Viagens do Presidente, Vista ao Dubai
Episódio # 2 com o historiador Jean-Michel Mabeko-Tali
Neste episódio número dois o nosso convidado é o historiador Jean-Michel Mabeko-Tali, uma das maiores autoridades da história de angola e, em particular, do MPLA, o partido que declarou a independência nacional e se mantém no poder desde 1975.
Formado em história pela Universidade Paris Vii-denis diderot. É professor titular de cátedra de história de áfrica, na Universidade de Howard, EUA e tem dedicado nos últimos meses sobre a análise do papel dos intelectuais em angola e na sua capacidade de influência na política. Em angola e no continente africano.
É sobre angola, o MPLA e os intelectuais que esta entrevista se dedica e realizada num hotel em Washington DC, nos Estados Unidos da América.
Entrevista com Assis Malaquias
Neste episódio número 01 o nosso convidado é o Dr. Assis Malaquias, professor de Estratégia, estudos internacionais e marítimos da Universidade da Califórnia em São Francisco.
Antigo conselheiro de segurança marítima do departamento de estado dos estados unidos da américa, o professor Assis Malaquias está desligado da política em Angola, mas não está distante das suas principais incidências.
Considera a UNITA uma das suas traições.
Tópicos(s): Abel Chivukuvuku, ACJ, Adalberto Costa Júnior, África, Barragem no rio Nilo, China, Cuba, Cunene, Dinho Chingunji, Eleições Gerais 2022, Filomeno Viera Lopes, FNLA, Fome em Angola, Fórum para Democracia, FPD, FPU, Frente Patriótica Unida, George Chikoti, Golfo da Guiné, Governador do Namibe alerta que a província pode ficar sem peixe devido a pesca ilegal, João Lourenço, Jonas Savimbi, José Eduardo dos Santos, Marinha Mercante, MPLA, Namibia, P-NJANGO, Paula Roque, Presidente Agostinho Neto, Seca no Sul de Angola, Sudão e Egipto, Turquia parceria com Angola, UNITA