Jornal 12h, edição de 19 de Janeiro de 2024
Destaques:
DESMANTELADA REDE DE CRIMINOSOS QUE RAPTAVAM COMERCIANTES OESTE AFRICANOS, PARA EXTORQUIR AVULTADAS SOMAS DE DINHEIRO;
– MOTOTAXISTA ASSASSINADO E LANÇADO NO RIO DANDE POR DOIS INDIVÍDUOS QUE LHE ROUBARAM A MOTORIZADA. UM DOS HOMICIDAS JÁ ESTÁ A CONTAS COM A JUSTIÇA NA PROVÍNCIA DO BENGO;
– PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO SEGUE AMANHÃ PARA KINSHASA PARA TOMADA DE POSSE DE FÉLIX TSHISEKEDI;
– SECRETÁRIO DE ESTADO NORTE-AMERICANO VISITA ANGOLA NA PRÓXIMA SEMANA, NA SEQUÊNCIA DE MAIS UM PERIPLO NO CONTINENTE AFRICANO;
– ANGOLANOS ESPERANÇOSOS NUMA VITÓRIA DOS PALANCAS NEGRAS, FRENTE À MAURITÂNIA, NO SEU SEGUNDO JOGO NO CAN DA CÔTE D’IVOIRE .
– RELATORA ESPECIAL DAS NAÇÕES UNIDAS ACUSA ISRAEL DE VÁRIOS CRIMES PRATICADOS NA FAIXA DE GAZA.
JINGLE MIX
Jornal ao meio dia de sexta-feira, 19 de Janeiro de 2024, Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado, Lourenço Kalunga e Mauro Fernandes, edição apresentação de Zacarias Congo.
JINGLE
Foi desmantelada em Luanda uma rede de criminosos que se dedicavam ao sequestro de cidadãos oeste africanos.
As vítimas eram obrigadas a pagar avultadas somas de dinheiro para, supostamente, não serem submetidas a um hipotético repatriamento coercivo, tal como fez saber o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal, Superintendente-chefe Manuel Halaiwa.
MANUEL HALAIWA 12H – ESSENCIAL
Superintendente-chefe Manuel Halaiwa, porta-voz do Serviço de Investigação Criminal, sobre o desmantelamento da rede de criminosos que se dedicavam ao sequestro de cidadãos oeste africanos.
…
Um mototaxista de 31 anos de idade foi morto e lançado no Rio Dande, no município do Dande, província do Bengo, por dois indivíduos que roubaram a sua motorizada.
Um dos dois supostos assassinos já foi detido, quando tentava vender o motociclo roubado por 350 mil kwanzas. O seu comparsa encontra-se foragido, mas poderá ser capturado nos próximos dias, segundo o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal no Bengo, Sub-inspector de Investigação Miguel Correia.
MIGUEL CORREIA – 01′ 49” 12H 190124
Subinspector de Investigação Miguel Correia, porta-voz do SIC, Serviço de Investigação Criminal no Bengo, confirmando a detenção de um dos dois indivíduos envolvidos no assassinato de um mototaxista.
O autor confesso do homicídio, de nome João Adão João, mostra-se arrependido.
JOÃO ADÃO JOÃO – 01’ 46’’ 12H 190124
João Adão João, cidadão detido por ter participado na morte de um mototaxista de 31 anos, no município do Dande, província do Bengo, tendo roubado a motorizada para vender por 350 mil Kwanzas.
A onda de criminalidade que se tem registado nos últimos tempos será o tema da edição de amanhã do programa “O ESTADO DA NAÇÃO”, que contará com a participação de especialistas em sociologia, psicologia e criminalística, bem como responsáveis da Polícia Nacional e do Serviço de Investigação Criminal.
PONTO DESPORTO
Os Palancas Negras voltam a preparar hoje o duelo com a Mauritânia que acontece já amanhã, no estádio da Paz, na cidade de Bouké, em partida referente à segunda jornada do CAN da Côte d’Ivoire.
O grupo às ordens do treinador luso, Pedro Gonçalves, tem vindo a trabalhar os aspectos que apresentaram muitas fragilidades no confronto com a Argélia.
O comentador para o futebol nacional, João Morais, diz esperar uma selecção com poucas debilidades e sugere que o treinador seja mais acertivo nas substituições.
RD-JOÃO MORAIS.
E os adeptos estão esperançosos numa vitória.
RD-ADEPTOS
A ideia é chegar ao mais alto nível para o duelo com os Mauritanianos, um adversário conhecido e de boa memória, a quem os Palancas querem voltar a vencer para manter vivo o sonho de garantir o apuramento aos oitavos de final.
PONTO
O Presidente da República é aguardado amanhã, em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, para participar do acto de tomada de posse do Presidente Félix Tshisekedi, proclamado vencedor das eleições presidenciais de 20 de Dezembro, com 73,47% dos votos, para um segundo mandato de cinco anos.
Para além do Presidente João Lourenço,são esperados, os Presidentes da África do Sul, Cyril Ramaphosa, do Zimbabwe, Emerson Mnangagwa, da Zâmbia, Hakainde Hichilema, do Botswana, Mokgweetsi Masisi e do Malawi, Lazarus Chakwera.
E o embaixador de Angola na Repúblcia Democrática do Congo, Miguel Costa, destaca os principais desafios da cooperação entre os dois países, particularmente nos domínios da migração e da segurança ao longo da fronteira comum.
MIGUEL COSTA – 01′ 32” 12H 190124
Miguel Costa, embaixador de Angola na República Democrática do Congo, falando sobre os principais desafios da cooperação entre Angola e a RDC.
Já o analista para os assuntos internacionais, Osvaldo Nboko, considera que o maior desafio de Félix Tshisekedi será garantir a estabilidade no leste da República Democrática do Congo e melhorar o ambiente político do país.
OSVALDO NBOKO 01 – 02′ 21” 12H 190124
Por outro lado, o analista MFM aponta para a necessidade da manutenção das boas relações entre Angola e República Democrática do Congo, com realce para o ramo económico;
OSVALDO NBOKO 02 – 02′ 51” 12H 190124
Analista para os assuntos internacionais, Osvaldo Nboko, destacando os desafios da cooperação entre Angola e a República Democrática do Congo.
…
O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, visita Angola na próxima semana, num périplo que o levará também a Cabo Verde, Costa do Marfim, Nigéria, de 21 a 26 de Janeiro.
Na sua quarta viagem a África desde que assumiu o cargo, o chefe da diplomacia norte-americana deve reafirmar o compromisso de Washignton com parceiros costeiros da África Ocidental, através da Estratégia para Prevenir Conflitos e Promover a Estabilidade, bem como a parceria do seu país com a CEDEAO, Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, para enfrentar os desafios regionais.
As relações entre os Estados Unidos e Angola ganharam novo impulso em Novembro do ano passado, quando o Presidente João Lourenço, foi recebido, na Casa Branca, pelo seu homólogo norte-americano, Joe Biden, que prometeu visitar Angola proximamente.
E o analista MFM, Lutina Santos, espera que esta visita do Secretário de Estado norte-americano venha a configurar mais um passo no estreitar das relações entre os dois países, reafirmado o prometido na recente visita do Presidente João Lourenço a Washigton;
LUTINA SANTOS 12H
Analista MFM, Lutina Santos, perspectivando a visita do Secretário de Estado norte-americano a Angola, na próxima semana.
PONTO ECONOMIA
A EMIS, Empresa Interbancária de Serviços sugere a actualização dos limites diários para minimizar as constantes dificuldades no acesso ao dinheiro. Sistemas operados pela EMIS chegam a movimentar 4 biliões Kz por mês, mas levantamentos valem apenas 8% do total.
A enorme desvalorização do Kwanza e a elevada inflação dos últimos anos tem pesado directamente no funcionamento da rede Multicaixa, sobretudo devido ao aumento da procura por moedas e notas.
Fontes ligadas à Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) garantem ainda que outros factores, como o baixo valor facial das notas em circulação, estão na base das elevadas filas de espera e das constantes dificuldades em executar operações na rede de caixas automáticas.
Mesmo assim, foram dados os primeiros passos para colocar em circulação, nos próximos meses, a nota de 10 mil Kz, que vai ser produzida na Alemanha.
O analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho fala da vantagem em ter notas de maior facial;
CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H (02,21)
…
A SONANGOL procedeu a 17 de Janeiro, ao lançamento de um concurso internacional, simplificado por critério material, segundo o disposto da Lei do Concurso Limitado Por Convite, para a importação de combustíveis, durante o período de 1 de Abril de 2024 a 31 de Março de 2025.
Para o efeito, foram convidadas 14 empresas, dentre as quais serão selecionadas as empresas para a celebração dos contratos de fornecimento de gasolina e gasóleo, respectivamente.
Os vencedores actuarão em substituição das actuais empresas fornecedoras, cujos contratos terminam a 31 de Março de 2024.
Angola gasta em média cerca de dois mil milhões de dólares por ano com a importação de combustíveis.
PONTO INTERNACIONAL
Aumenta a onda de acusações contra o estado de Israel, devido aos intensos bombardeamentos na Faixa de Gaza.
A relatora especial das Nações Unidas para os Territórios Palestinianos acusa Israel de ter violado o direito internacional.
Franchessca Albanese, uma jurista italiana ao serviço da ONU, considera que Israel cometeu uma série de actos que são completamente ilegais, completamente ilícitas, ao bombardear o território palestiniano, controlado pelo Hamas, de forma indiscriminada durante mais de 100 dias, tendo provocado mais de 24 mil mortos entre a população civil, incluindo mulheres, crianças e doentes internados em hospitais que também não foram poupados.
Na mesma perspectiva, foram apresentadas na Suíça várias queixas criminais contra o Presidente de Israel, Isaac Herzog, que esteve no Fórum Económico Mundial em Davos, na Suiça.
As últimas queixas, cujo conteúdo não foi especificado, foram formalizadas por uma plataforma de organizações não governamentais, auto-denominada “Acção Legal contra Crimes contra a Humanidade”, que apela à abertura de uma investigação criminal, paralelamente às acusações de genocídio contra o povo palestianiano, apresentadas pela África do Sul.
Entretanto, Israel rejeita as acusações, advogando o direito à sua defesa, na sequência do ataque desencadeado a 7 de Outurbo de 2022, pelo movimento islamita palestiniano Hamas, que provocou cerca de 1.400 mortos
Em represália, Israel prometeu aniquilar o Hamas, e lançou uma ofensiva contra a Faixa de Gaza que já causou mais de 24 mil mortos.