Jornal 12h, edição de 04 de Dezembro de 2023
Destaques:
ACIDENTES DE VIAÇÃO VOLTAM A CAUSAR VÍTIMAS. SETE PESSOAS MORRERAM NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA DEVIDO À SINISTRALIDADE RODOVIÁRIA EM LUANDA;
– ANGOLA REGISTOU ATÉ AO MOMENTO CERCA DE 12 MILHÕES DE CASOS DE MALÁRIA E MAIS DE SEIS MIL MORTES DEVIDO À DOENÇA;
– ESCRIVÃO DETIDO NO ZANGO ACUSADO DE FALSIFICAR ASSINATURA DE UM JUIZ DE DIREITO;
– ANDA RECLAMA DE INCUMPRIMENTO DA LEI DE INTEGRAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA;
– PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU CLASSIFICA TIROTEIOS E CONFRONTOS MILITARES REGISTADOS NA CAPITAL COMO TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO.
JINGLE MIX
Jornal ao meio dia, segunda-feira, 04 de Dezembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e apresentação de Zacarias Congo.
JINGLE
Sete pessoas morreram em consequência de quinze acidentes de viação, no último fim de semana, em Luanda.
A informação foi avançada pelo porta-voz da corporação na capital, superintendente Nestor Goubel.
NESTOR GOUBEL 01 –12H 041223
No mesmo período, foram detidas 66 pessoas e apreendidas quatro armas de fogo.
NESTOR GOUBEL 02 –12H 041223
Superintendente Nestor Goubel, porta-voz da polícia em Luanda, quando avançada os dados das operações realizadas nos últimos três dias, em Luanda.
…
Está detido em Luanda um escrivão afecto ao Julgado de Menores do Zango acusado de falsificar a assinatura de um juiz…
O porta-voz do DIIP, Quintino Ferreira, afirmou esta manha a MFM, durante a apresetação dos dados das ultimas 24 horas, que o cidadão hora detido sera presente ao ministrio publico a qualquer momento.
QUINTINIO…
Duas pessoas morreram afogadas em Luanda no último fim de semana. A informação foi avançada pela porta-voz dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros na capital, Maina Panzo, que destaca ainda o registo de cinco incêndios, nas últimas 72 horas.
MAINA PANZO – 01’ 17’’ 12H 041223
Maina Panzo, porta-voz dos bombeiros em Luanda, e o balanço das ocorrências registadas no último fim de semana.
…
Cerca de 12 milhões de casos de malária foram registados desde o início do ano até ao momento no país. Só este ano, a doença, que é a principal causa de morte no país, já tirou a vida de seis mil pessoas.
A informação foi avançada no Dubai, Emirados Árabes Unidos, pela ministra da Saúde, durante a abertura do pavilhão de Angola na COP28, a Cimeira Mundial do Clima. Sílvia Lutucuta fala no aumento do número de casos da malária em Angola.
SÍLVIA LUTUCUTA 01 –
Segundo a ministra da Saúde, o governo trabalha com vários parceiros para a aquisição da vacina contra a malária, que terá como prioridade crianças menores de cinco anos.
SÍLVIA LUTUCUTA 02 –
Por outro lado, Sílvia Lutucuta, avançou que Angola continua a registar casos de covid-19. Só no mês de Novembro, foram registados mais de 100 casos da doença.
SÍLVIA LUTUCUTA 03 –
Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, falando sobre o registo de mais de 100 casos de covid-19 só no mês de Novembro, em Angola.
PONTO
Mais de 30 mil pessoas portadores de deficiência são controladas pela
A ANDA, Associação Nacional dos Deficientes Angolanos, reclama do incumprimento da Lei de Integração Social e Profissional das pessoas com deficiência, que obriga entidades públicas e privadas a reservarem 4% e 2% de vagas, respectivamente para os portadores de deficiência.
O secretário para a informação, cooperação e advocacia da ANDA, Enoque Bernardo, disse à MFM que a organização controla actualmente mais de 30 membros.
ENOQUE BERNARDO – 02′ 08” 12H 041223
E a MFM ouviu duas pessoas portadoras de deficiência que contaram na primeira pessoa as dificuldades enfrentadas no dia a dia. Manuela João aponta o preconceito como um mal que deve ser combatido.
MANUELA JOÃO – 01′ 52” 12H 041223
Já o Jorge Manuel, cadeirante, espera que o governo e a sociedade em geral passem a olhar melhor as pessoas portadoras de deficiência.
JORGE MANUEL – 26” 12H 041223
Jorge Manuel, portador de deficiência, pedindo maior atenção das autoridades e da sociedade em geral para com pessoas que vivem com deficiência.
– ADICIONAR JOAQUIM JAIME
…
Eleições na Ordem dos Advogados de Angola. 5 candidatos concorrem a bastonário.
A Rádio MFM começou esta semana a ouvir o manifesto dos concorrentes à Ordem dos Advogados de Angola. Esta segunda-feira, no programa DEZ PARA O MEIO DIA, esteve Vicente Pongolola, candidato da lista A, que defende criação de melhores condições de trabalho para dignificar a profissão.
PONGOLOLA 1
Vicente Pongolola afirma que caso vença vai igualmente combater de forma enérgica o exercício ilegal da profissão.
PONGOLOLA 2
Vicente Pongolola, candidato da lista A, a bastonário da Ordem dos Advogados de Angola, em entrevista à MFM.
PONTO ECONOMIA
A medida que o executivo angolano pretende implementar que prevê cobrar 10 por cento em taxa especial em transferência para o exterior, é mesmo para avançar já a partir do próximo mês.
A Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, assegura que está já em estudo a forma mais adequada para a implementação da referida taxa especial.
VERA DAVES –
Ministra das Finanças, Vera Daves.
…
O analista MFM, diz que os desafios ao Ministro de Estado para a Coordenação Económica são cada vez maiores.
Olhando para os anos de exercício de José de Lima Massano, no executivo, Carlos Rosado de Carvalho disse que trata-se de uma figura incontrnavel na economia nacional;
CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H ( 02.16”)
Recordamos que o Ministro de Estado para a Coordenação Económica coordena a actividade dos Secretários do Presidente da República para os Assuntos Económicos e para os Assuntos do Sector Produtivo.
PONTO INTERNACIONAL
O presidente da Guiné-Bissau, classificou os tiroteios e confrontos militares registados em Bissau na sexta-feira, como tentativa de golpe de estado.
Umaro Sissoco Embalo, disse que a tentativa de golpe de estado terá consequências pesadas. Nataniel Lofa.
NATANIEL LOFA
E no Médio Oriente…
Os bombardeamentos do Israel na Faixa de Gaza voltaram com maior violência do que antes das tréguas.
De sábado para domingo, os bombardeamentos fizeram 700 mortos, o maior de vítimas num só dia, desde que iniciou o conflito no passado dia 7 de Outubro.
As Nações Unidas voltam a apelar às novas tréguas, para evitar que a situação não se transforme numa carnificina.