Jornal 12h, edição de 24 de Novembro de 2023

JORNAL 12H/ZC

FRENTES SINDICAIS REUNIDAS EM LUANDA PARA DECIDIR CONVOCAÇÃO DE GREVE GERAL A PARTIR DE JANEIRO;

– REABILITAÇÃO DAS INFRAESTRUTURAS NO PROJECTO NOVA VIDA CUSTAM 266 MILHÕES DE DÓLARES;

– LANÇADA HOJE A CAMPANHA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM FOCO NA MELHORIA DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS NO PAÍS;

– FALTA DE CONDIÇÕES DO LAGO IMPEDE ESTREIA DE ANGOLA NO CAMPEONATO AFRICANO DE CANOAGEM QUE DECORRE NA NIGÉRIA;

– COMEÇOU HOJE A TRÉGUA TEMPORÁRIA ENTRE ISRAEL E O HAMAS NA FAIXA DE GAZA. TROCA DE REFÉNS E CESSAR-FOGO SERÃO REGISTADOS DURANTE QUATRO DIAS.

JINGLE MIX 

Jornal ao meio dia, sexta-feira, 24 de Novembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição de Zacarias Congo.   

SPOT PROMO O ESTADO DA NAÇÃO

Debate MFM “O ESTADO DA NAÇÃO” a não perder neste sábado.

JINGLE MV

Angola continua a ser assolada por chuvas torrenciais nas várias regiões do país, que causaram nos últimos dias danos humanos e materiais.

Segundo dados fornecidos pelos serviços de Proteção Civil e Bombeiros, as descargas eléctricas causadas pelas chuvas torrenciais têm provocado mortes e feridos, tendo em conta a falta para-raios nas regiões atingidas. 

Para além de relatos de vítimas na província da Huila, nos últimos sete dias morreram cerca de 14 pessoas e várias outras ficaram feridas na região do Huambo. 

O porta voz nacional do SPB descreveu as ocorrências com destaque para Luanda. Felix Domingos falou à MFM a proposito;

FELIX DOMINGOS 12H 

E as autoridades de Luanda anunciaram medidas de emergência de prevenção para minimizar o impacto das chuvas que têm sido problemáticas para as infraestruturas sociais, económicas e a mobilidade rodoviária em Angola, que possui redes de saneamento básico precárias. 

E continua desaparecido o corpo de um taxista que foi arrastado ontem pelas fortes chuvas que se abateram sobre Luanda, segundo a porta-voz dos bombeiros na capital as buscas continuam. 

MAINA PANZO – 53” 241123

Maina Panzo, porta-voz dos bombeiros em Luanda. As últimas chuvas que se abateram sobre a capital deixaram centenas de residências inundadas e estradas totalmente alagas, provocando sérias dificuldades na circulação rodoviária. 

E na Huíla 11 pessoas morreram e outras quatro ficaram gravemente feridas em consequência de descargas atmosféricas. O dado é avançado pela porta-voz dos bombeiros naquela província, Teresa Abel. 

TERESA ABEL – 01′ 38” 12H 241123

Teresa Abel, porta-voz dos bombeiros Huíla. 

A reabilitação das infraestruturas da zona residencial “Nova Vida”, no Kilamba Kiaxi vai custar 266 milhões de dólares, segundo um despacho do Presidente da República. 

No documento, João Lourenço escreve que o pagamento do  empréstimo estrangeiro será  por ajuste directo. 

Em reação, o analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho diz que este é um regresso de João Lourenço às adjudicações directas, mas que beliscam as regras de transparência nos concursos públicos;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO – 01’ 53’’ 12H 241123

Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.

Reabilitação das infraestruturas da zona residencial “ Nova Vida”, no Kilamba Kiaxi  vai custar 266 milhões  de dólares, segundo um despacho do Presidente da República. 

O Ministério do Ambiente lança, esta sexta-feira, a Campanha Nacional de Educação Ambiental “Educar para a Sustentabilidade”, uma iniciativa que resulta da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2022-2050.

A diretora nacional de Educação Ambiental do Ministério do Ambiente, Carélia Costa, avança que a campanha que terá uma duração de dois anos e vai ser marcada por sessões formativas a formadores ambientais e contribuirá para a resposta dos problemas ambientais registados localmente. 

CARÉLIA COSTA 01 – 01′ 23” 12H 241123 

As acções de educação ambiental serão extensivas às instituições públicas e privadas, escolas, igrejas e mercados, que vão culminar com a produção de um manual sobre “Educação para Sustentabilidade”, segundo Carélia Costa. 

CARÉLIA COSTA 02 – 02′ 27” 12H 241123

Carélia Costa, diretora nacional de Educação Ambiental do Ministério do Ambiente. 

Ministério do Ambiente lança hoje a Campanha Nacional de Educação Ambiental “Educar para a Sustentabilidade”, uma iniciativa que resulta da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2022-2050. 

PONTO

As forças sindicais angolanas estão reunidas em todo o país para analisarem com os filiados, sindicatos e parceiros sociais, sobre a necessidade ou não de uma greve geral, a partir de Janeiro do próximo ano.   Neste primeiro encontro, a UNTA-Confederação Sindical, a CGSILA e a Força Sindical Angola, ouvem os responsáveis provinciais e municipais. 

A intenção é chamar a atenção do governo devido à falta de resposta das autoridades sobre um conjunto de reivindicações apresentadas num memorado.

O secretário-geral da CGSILA, Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola, Francisco Jacinto, avançou à MFM que o encontro é vital para uma tomada de posição;

FRANCISCO JACINTO 01 – 01’ 06’’ 12H 241123

O sindicalista reafirma que o caderno reivindicativo  já entregue ao governo, faltando apenas uma resposta efectiva.

FRANCICO JAXCINTO 02 – 01’ 08’’ 12H 241123

Francisco Jacinto, secretário-geral da CGSILA, Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola, falando à MFM sobre o encontro que as centrais sindicais realizam neste momento com filiados, sindicatos e parceiros sociais sobre a necessidade ou não de uma greve geral, a partir de Janeiro do próximo ano. 

É já amanhã que centenas de professores marcham em todo o país em repúdio aos actos de violência contra docentes e agentes escolares registados nos últimos tempos no país. 

Professores e pessoal administrativo saem às ruas em Luanda para protestar contra os actos de violência nas escolas para alertar à sociedade contra a posição de alguns pais e encarregados de educação, que molestam os professores, segundo o secretário provincial do Sindicato de Professores, Tomé Laureano. 

TOMÉ LAUREANO – 01′ 01” 12H 241123

Tomé Laureano, secretário provincial do Sindicato de Professores em Luanda. 

Lembramos que esta semana, a ministra da Educação, Luísa Grilo, manifestou-se solidária com os professores que têm sido vítimas de actos de agressão praticados por pais e encarregados de educação. 

Na sua mensagem por ocasião do 22 de Novembro, Dia do Educador, a ministra Luísa Grilo destacou que o respeito e a valorização dos profissionais da educação devem continuar a ser promovidos.

LUISA GRILO – 48” 12H 241123

Ministra da Educação, Luísa Grilo, manifestando a sua solidariedade para com os professores que têm sido vítimas de actos de agressão praticados por pais e encarregados de educação.

Decorre a partir de hoje no Huambo o primeiro Congresso Nacional dos Magistrados Judiciais.

O estado actual da justiça angolana e os seus desafios vão estar no centro dos debates, que vão olhar ainda para temas como “A independência dos Juízes e o perfil do Magistrado”.

Elisandra do Amaral, vice-presidente da AJA, Associação dos Juízes de Angola, fala sobre os temas do primeiro Congresso Nacional dos Magistrados Judiciais e destaca os objetivos do evento.

ELISANDRA DO AMARAL – 01′ 41” 12H 241123

Elisandra do Amaral, vice-presidente da AJA, Associação dos Juízes de Angola.

PONTO ECONOMIA

Angola vai ter um fundo público de apoio ao desenvolvimento social. Segundo a ministra das Finanças, Vera Daves, o futuro fundo financiar iniciativas da saúde, educação, desporto, desenvolvimento local, entre outros. 

VERA DAVES 01 – 58’’ 12H 241123

A ministra das Finanças avança que o governo vai concluir ainda este ano a proposta de novo modelo de gestão das instituições de ensino superior para a investigação científica 

VERA DAVES 02 – 54’’ 12H 241123

Ministra das Finanças, Vera Daves. 

O Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz e Não-Violência – Bienal de Luanda contou com a presença de 790 participantes, com destaque para Chefes de Estado e de Governo, ex-Presidentes, membros da União Africana e da UNESCO, representantes de partidos políticos, sociedade civil, entre outros convidados.

A informação foi avançada, esta quinta-feira, em Luanda, pelo porta-voz da 3.ª edição da Bienal de Luanda, Neto Júnior, durante a leitura do comunicado final. 

O Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz e Não-Violência – Bienal de Luanda, que decorreu sob o lema: “Educação, cultura de paz, cidadania africana como ferramenta para o desenvolvimento sustentável do continente” “teve como objectivo aprofundar a cultura de paz, segurança, cidadania em África”. 

PONTO DESPORTO

A canoagem angolana não conseguiu estreiar-se ontem no Campeonato Africano da modalidade que decorre na Nigéria, como estava inicialmente previsto. Domingos Pemba, o chefe da comitiva angolana, avançou à MFM que a estreia não aconteceu, devido à falta de condições do lago onde vão decorrer as provas, que se encontrava totalmente sujo. 

RD-DOMINGOS PEMBA-PARTE 1. 

Domingos Pemba, chefe da comitiva angolana presente no Campeonato Africano de Canoagem, que decorre na Nigéria, onde Angola não se estreiou ontem, devido à falta de condições do lago onde devem decorrer as provas. 

Ainda a marcar a actualidade desportiva, já estão inscritos 874 atletas para a corrida São Silvestre 2023 que sai às ruas de Luanda no dia 31 de dezembro. A informação foi confirmada à MFM por Luísa Nicolau, coordenadora das inscrições e entrega de Kits.

Assunto em desenvolvimento daqui a pouco no Jornal Desportivo com o Hilário Leonardo.

PONTO INTERNACIONAL 

O Presidente da República, João Lourenço, manifestou, esta quinta-feira, consternação pela morte de dezenas de jovens congoleses, na noite de segunda-feira, em Brazzaville, capital da República do Congo.

Numa mensagem endereçada ao seu Presidente congolês, Denis Sassou Nguesso, João Lourenço manifesta solidariedade face a trágica ocorrência que vitimou um número significativo de jovens em Brazzaville durante uma acção de recrutamento do exército congolês.

37 jovens morreram no Congo durante uma operação de recrutamento militar

Na semana passada, o exército congolês anunciou o recrutamento de 1.500 jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos.

No final da noite de segunda-feira, os candidatos forçaram a entrada pelos portões de um estádio, no centro da capital, onde está a decorrer o recrutamento.

Segundo os habitantes locais, seguiu-se uma correria desordenada com muitas pessoas a caírem e a serem espezinhadas.

Segundo um comunicado da unidade de crise criada pelo Primeiro-ministro congolês, o balanço provisório é de 37 mortos e dezenas de feridos, referindo-se a ocorrência como uma “tragédia nacional “.

Começou esta manhã a trégua temporária de quatro dias entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, enquanto se aguarda que 13 reféns israelitas sejam libertados, nos primeiros sinais de desanuviamento após semanas de guerra.

Na quarta-feira, Israel e o Hamas chegaram a acordo para uma trégua temporária de quatro dias, que inicialmente deveria ter começado ontem.

Prevê-se a libertação de 50 reféns israelitas pelo Hamas, em troca da libertação de 150 palestinianos presos por Israel.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar, um dos principais mediadores, juntamente com o Egito e os Estados Unidos da América, explicou que a primeira libertação será de mulheres e crianças, aproximadamente às 16 horas locais. E, depois, todos os dias [durante o cessar-fogo], num período de tempo pré-determinado”.

Apesar do cessar-fogo temporário, o porta-voz do exército militar israelita disse esta quinta-feira que a conquista do norte da Faixa de Gaza era apenas o “primeiro passo de uma longa guerra”.

Esta afirmação confirma as declarações do governo israelita de que a atual trégua não significa o fim da guerra.

O ministro da Defesa israelita, Yoav Gallant, também disse que os combates iriam continuar durante pelo menos mais dois meses, segundo o jornalonline The Times of Israel. 

Na quarta-feira (22.11), o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu também disse que a luta iria continuar “até que Israel atingisse todos os seus objetivos”, que incluem a destruição das capacidades militares do Hamas, o fim do seu domínio de 16 anos em Gaza e o regresso de todos os prisioneiros detidos em Gaza.

O Hamas tinha afirmado, anteriormente, que considerava este cessar-fogo “apenas temporário”, e que os seus “dedos continuam no gatilho”.

Esta recente guerra entre Israel e o Hamas iniciou-se em 7 de outubro, quando o Hamas realizou um ataque surpresa no sul de Israel, que deixou 1.200 mortos e cerca de 240 reféns, desencadeando uma dura resposta de Telavive, cujo saldo é de 15 mil palestinianos mortos e, segundo a ONU, cerca 1,7 milhões de residentes de Gaza deslocados.

Data de Emissão: 24-11-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados