Jornal 12h, edição de 22 de Novembro de 2023
Destaques:
TÍTULOS:
TRABALHADORES DO MINISTÉRIO DAS PESCAS E RECURSOS MARINHOS AMEAÇAM AVANÇAR PARA UMA GREVE NOS PRÓXIMOS DIAS, EM PROTESTO CONTRA ALGUMAS IRREGULARIDADES NO PROCESSO DE NOMEAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS;
– DIA NACIONAL DO EDUCADOR MARCADO COM APELOS PARA MEDIDAS PUNITIVAS AOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO QUE TÊM AGREDIDO PROFESSORES;
– LUANDA É A PARTIR HOJE A CAPITAL DA PAZ E DA CULTURA EM ÁFRICA. TERCEIRA EDIÇÃO DA BIENAL DE LUANDA VAI ABORDAR SOBRE TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS NO CONTINENTE BERÇO;
– CENTO E VINTE PACIENTES SÃO ATENDIDOS POR DIA NO CENTRO DE MEDICINA FÍSICA E REABILITAÇÃO DE LUANDA. INSTITUIÇÃO PRECISA DE MAIS TÉCNICOS PARA ATENDER A DEMANDA;
– FEDERAÇÃO ANGOLANA DOS DESPORTOS MOTORIZADOS INDIGNADA COM O PESSIMISMO MANIFESTADO NO PROJECTO DE CONSTRUÇÃO DO AUTÓDROMO INTERNACIONAL DE LUANDA;
– QUARENTA E CINCO DIAS DEPOIS DO REACENDER DO CONFLITO NO MÉDIO ORIENTE, ISRAEL E HAMAS CHEGAM AACORDO PARA A LIBERTAÇÃO DE REFÉNS.
JINGLE MIX
Jornal ao meio dia, quarta-feira, 22 de Novembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição de Zacarias Congo.
JINGLE MV
Decorre desde hoje até próxima sexta-feira em Luanda a 3.ª edição da Bienal de Luanda, Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz. O evento conta com as presenças dos Presidentes de Cabo Verde, José Maria Neves, de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova e da República Democrática Federal da Etiópia, entre outras entidades.
A qualquer momento contamos ter as declarações do Presidente da República, João Lourenço, que proferiu o discurso de abertura da 3.ª edição do Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz – Bienal de Luanda.
O evento que conta com a participação de mais de 850 convidados.
PONTO
Centenas de professores marcham no fim de semana em todo o país em repudio os actos de violência contra docentes e agentes escolares registados nos últimos tempos no país.
No dia 25 de Novembro, professores e pessoal administrativo em Luanda saem às ruas em repudio a violência nas escolas para alertar à sociedade contra a posição de alguns pais e encarregados de educação, que molestam os professores, segundo o secretário provincial do Sindicato de Professores, Tomé Laureano.
TOMÉ LAUREANO – 01′ 01” 12H 221123
Tomé Laureano, secretário provincial do SINPROF, Sindicato Nacional dos Professores, em Luanda.
A marcha acontece em alusão ao Dia do Educador, assinalado hoje, 22 de Novembro.
No entanto, cidadãos em Luanda condenam o comportamento dos pais e encarregados de educação que têm pautado por actos de agressão contra os professores e outros agentes escolares.
Os ouvintes da MFM apelam para pedidas punitivas contra quem agride os agentes de educação.
VOX POP AGRESSÃO PROFESSORES – 02’ 47’’ 12H 221123
Cidadãos em Luanda, condenando o comportamento dos pais e encarregados de educação que têm pautado por actos de agressão contra os professores e outros agentes escolares.
E o MEA, Movimento dos Estudantes Angolanos, também reagiu ao Dia do Educador. Francisco Teixeira, o presidente da organização, felicita os professores e convida todos os estudantes a juntarem-se à marcha de sábado próximo.
FRANCISCO TEIXEIRA – 01′ 40” 12H 221123
Francisco Teixeira, presidente do MEA, Movimento dos Estudantes Angolanos.
Na mesma sintonia, a ministra da Educação, Luísa Grilo, manifestou-se solidária com os professores que têm sido vítimas de actos de agressão praticados por pais e encarregados de educação.
Na sua mensagem por ocasião do Dia do Educador, assinalado hoje, a ministra Luísa Grilo destacou que o respeito e a valorização dos profissionais da educação devem continuar a ser promovidos.
LUISA GRILO – 01′ 27” 12H 221123
Ministra da Educação, Luísa Grilo, e a sua mensagem por ocasião do 22 de Novembro, Dia do Educador e do Professor Angolano.
…
Os trabalhadores do Ministério das Pescas e Recursos Marinhos ameaçam avançar para uma greve nos próximos dias, em protesto contra algumas irregularidades no processo de nomeação. O porta-voz da Comissão Sindical acusa a Ministra das Pescas de fazer nomeações para cargos de direção e chefia, priorizando pessoas recém-chegadas ao Ministério em detrimento de funcionários com vários anos de casa.
BRÁULIO FIRMINO – 01′ 59” 12H 221123
Bráulio Firmino, porta-voz da Comissão Sindical dos trabalhadores do Ministério das Pescas e Recursos Marinhos.
PONTO
Voltamos à matéria de abertura deste jornal…
Decorre desde hoje até próxima sexta-feira em Luanda a 3.ª edição da Bienal de Luanda, Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz. O evento conta com as presenças dos Presidentes de Cabo Verde, José Maria Neves, de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova e da República Democrática Federal da Etiópia, entre outras entidades.
No discurso de abertura do evento, o Presidente da República, João Lourenço, destacou que se deve apostar seriamente na educação dos jovens para a contínua promoção da paz no continente africano.
JOÃO LOURENÇO 12H
Presidente da República, João Lourenço.
A 3.ª edição da Bienal de Luanda, Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz, conta com a participação de mais de 850 convidados.
PONTO
Cento e vinte pacientes são atendidos em média, por dia, no Centro de Medicina Física e Reabilitação de Luanda, perfazendo mais de quinhentos doentes por semana.
Segundo Eva Pascoal, técnica da referida unidade sanitária, em entrevista à MFM, pacientes desde os primeiros meses de vida aos 100 anos são atendidos no centro, que carece de mais profissionais para atender a demanda de utentes.
EVA PASCOAL – 44” 12H 221123
E com o objetivo de reflectir sobre os indicadores de reabilitação integral e melhorar a qualidade de atendimento dos pacientes, o Centro de Medicina Física e Reabilitação de Luanda promove as 4ª Jornadas Científicas sob o lema “A Pesquisa Científica e a Prática em Prol da Melhoria na Qualidade da Assistência”, evento que vai decorrer no dia 30 de Novembro, aqui em Luanda.
Novato André, também ele do Centro de Medicina Física e Reabilitação de Luanda, destaca que o número de pacientes recuperados também tem crescido.
NOVATO ANDRÉ – 01′ 27” 12H 221123
Novato André, do Centro de Medicina Física e Reabilitação de Luanda.
PONTO
Um contributo para a história moderna de Angola. É assim que o autor da obra “VIDAS DE MORTES DE ABEL CHIVUKUVUKU” se caracteriza o livro lançado sobre a vida politica angolana.
O autor José Eduardo Agualusa disse a MFM que escrever o livro foi um discorrer sobre a politica, a sociedade angolana e os momentos que a historia guarda sobre os últimos desenvolvimentos;
AGUALUSA 1 …
O escritor angolano, com obra reconhecida mundialmente, apontou a sua nova obra “ VIDAS DE MORTES DE ABEL CHIVUKUVUKU” como um recontar da historia do centro do país, na visão de um membro de um clã histórico do planalto central;
AGUALUSA 2 …
Escritor angolano Jose Eduardo Agualusa convidado do programa “ AS DEZ PARA AO MEIO DIA” da MFM.
Com vasta obra publicada Agualusa, entre outras prêmios, recebeu o prestigioso “Prémio Independente de Ficção Estrangeira”, promovido pelo diário britânico “The Independent” em colaboração com o Conselho das Artes do Reino Unido, pelo livro “O Vendedor de Passados”.
…
Um menor de sete anos foi devorado até por cães de raça Pit Bull.
A tragédia aconteceu, esta segunda-feira, no Distrito Urbano do Morro dos Veados, como avança o porta-voz da polícia em Luanda, Superintendente Nestor Goubel.
RD. NESTOR GOUBEL
Superintendente Nestor Goubel, porta-voz da polícia em Luanda.
PONTO
O Procurador-geral da República considera como prioritária a criação de departamentos especializados na investigação de crimes informáticos, para ajudar na prevenção e combate de crimes cibernéticos no país.
Hélder Pitta Grós, que falava esta segunda-feira, durante o primeiro dia da 1ª Conferência Nacional sobre Cibercriminalidade, que decorre até hoje em Luanda, destacou ainda a aposta na formação os magistrados do Ministério Público, no sentido de melhorar a sua estratégia em matérias ligadas aos crimes tecnológicos.
HÉLDER PITTA GRÓS – 01′ 08” 12H 221123
Procurador-geral da República, Hélder Pitta Grós, destacando a aposta na formação dos magistrados do Ministério Público, no sentido de melhorar a sua estratégia de prevenção e combate contra os crimes cibernéticos.
PONTO ECONOMIA
O banco central angolano decidiu aumentar a taxa de juro de referência para 18%, antes fixada em 17%, devido à trajetória crescente da inflação, e prevê continuar com uma política monetária restritiva, avançou o governador da instituição.
Manuel Tiago Dias falava à imprensa depois da reunião do Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola, reunido, em Luanda, nos últimos dois dias, e explicou que a decisão se deveu à perspectiva de que este quadro inflacionário venha a comprometer o objetivo de se atingir a taxa de inflação de um dígito a médio prazo.
E as últimas medidas do BNA estão a apertar a política monetária angolana com o objectivo de combater a inflação.
No entender do economista Carlos Rosado de Cavalho, a pressão sobre a economia real motivou a tornado das medidas do BNA, para conter a inflanção.
CALOS ROSADO DE CARVALHO 12H
Analista MFM, Carlos Rosado de Carvlho.
PONTO DESPORTO
O presidente da Federação Angolana dos Desportos Motorizados, Ramiro Barreira, mostra-se indignado com o pessimismo que está ser colocado no projecto de construção do autódromo internacional.
Programado para ser erguido a médio longo prazo, na zona do Pólo de Desenvolvimento Turístico de Cabo Ledo, município de Quissama, cerca de 120 km de Luanda.
RD-RAMIRO BARREIRA-PARTE 1.
Ramiro Barreira, presidente, da Federação Angolana dos Desportos Motorizados.
Matéria em desenvolvimento daqui a pouco com o Hilário Leonardo.
PONTO INTERNACIONAL
Quarenta e cinco dias depois do reacender do conflito no Médio Oriente, Israel e Hamas chegaram a um acordo para a libertação de reféns que implica um curto cessar-fogo. As negociações foram complexas e duraram várias semanas, contando com o apoio do Catar, Estados Unidos e Egito.
A pausa nas hostilidades começa com a libertação de pelo menos meia centena de mulheres e crianças feitas reféns pelo Hamas em Gaza. Deverão ser libertados entre dez a 12 reféns por dia entre quinta e segunda-feira.
Israel está já a preparar seis hospitais onde estas 30 crianças e 20 mulheres serão recebidas e avaliadas. Se estiverem saudáveis, poderão regressar às famílias. Segundo os EUA, deverão ser libertados três americanos, incluindo uma menina de três anos.
Em troca, o Governo de Benjamin Netanyahu prometeu uma trégua de quatro dias, a libertação de 150 mulheres e crianças palestinianas de uma prisão israelita e a permissão da entrada de ajuda humanitária em Gaza, nomeadamente alimentos, água, medicamentos e combustível.