Jornal 12h, edição de 20 de Outubro de 2023
– ESPECIALISTA EM ASSUNTOS ELEITORAIS DEFENDE A REALIZAÇÃO DE ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS E ELEIÇÕES GERAIS EM SIMULTÂNEO EM 2027;
– ANGOLA CONTA COM O APOIO DO QUÉNIA PARA A PRESIDÊNCIA DA UNIÃO AFRICANA EM 2025. JOÃO LOURENÇO DESEMBARCA ESTA TARDE À CAPITAL QUENIANA, A CIDADE DE NAIROBI;
– DUZENTOS CASOS DE CANCRO DA MAMA DIAGNOSTICADOS ANUALMENTE PELO INSTITUTO ANGOLANO DE CONTROLO DO CANCRO;
– ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA VETA A PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU PARA A CRIAÇÃO DE UM CORREDOR DE AJUDA HUMANITÁRIA PARA GAZA.
JINGLE MIX
Jornal ao meio dia, quinta-feira, 19 de Outubro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Lourenço Kalunga e Edmundo Simões, edição de Zacarias Congo.
JINGLE MV
O Director do Instituto Angolano de Sistemas Eleitorais e Democracia, Luís Jimbo, defende a realização das primeiras eleições autárquicas em simultâneo com as próximas eleições gerais, marcadas para 2027.
Falando, esta manhã, ao programa “A ÚLTIMA PALAVRA” da MFM, o especialista em assuntos eleitorais esclareceu que deste modo será possível reduzir o peso orçamental do processo eleitoral e garantir uma maior mobilização dos eleitores e concorrentes.
RD-LUÍS JIMBO – 01 ‘47’’
PONTO UNITA
O Grupo Parlamentar da UNITA promete recorrer ao Tribunal Constitucional, caso a Assembleia Nacional não repare, nos próximos oito dias, o que considera como erros cometidos no processo de destituição do Presidente da República.
A posição foi manifestada, esta quarta-feira, em conferência de imprensa, pelo líder da bancada parlametar da UNITA, Liberty Chiyaka.
LIBERTY CHIYAKA 01 12H 191023
Segundo Liberty Chiyaka, a inicativa do processo de destituição do Presidente da República ainda não morreu.
LIBERTY CHIYAKA 02 12H 191023
Liberty Chiyaka, líder da bancada parlamentar da UNITA.
E o jurista e analista político, Manuel Cangundo, pensa que a UNITA tem elementos suficientes para levar o assunto ao Tribunal Constitucional, considerando que os actos praticados pela Assembleia Nacional, na reunião plenária extraordinária estão eivados de ilegalidades.
MANUEL CANGUNDO 12H 191023
Jurista e analista político, Manuel Cangundo.
Por sua vez, o também jurista e analista político, Joaquim Jaime, é de opinião que, de acordo com a Constituição e o Regimento Interno da Assembleia Nacional, não foi cometida nenhuma ilegalidade na Sessão Plenária Extraodinária que chumbou o processo de destituição do Presidente da República apresentado pela UNITA.
JOAQUIM JAIME 12H 191023
Analista MFM, Joaquim Jaime.
De recordar que no último sábado, a Assembleia Nacional rejeitou a criação de uma comissão eventual para dar tratamento da proposta de iniciativa de acusação e destituição do Presidente da República, subscrita por 90 deputados do Grupo Parlamentar da UNITA, com 123 votos contra (MPLA e Partido Humanista de Angola) e uma abstensão (PRS).
Na ocasião, o deputado do MPLA, António Paulo, disse que a proposta foi rejeitada por não reunir concenso da maioria absoluta dos parlamentares.
ANTÓNIO PAULO 12H 191023
António Paulo, deputado do MPLA, e as razões pelas quais o partido no poder considera que o processo de destituição apresentado pela UNITA, morreu.
PONTO ISENÇÃO
Mais de mil e quinhentos delegados vão participar da centésima quadragésima sétima Assembleia da União Interparlamentar (UIP), a ter lugar em Luanda, de 23 a 26 de Outubro deste ano.
A informação foi avançada pelo Primeiro Secretário da Mesa da Assembleia Nacional, Manuel Lopes Dembo, durante a Conferência dos Presidentes dos Grupos Parlamentares, que decorreu esta quarta-feira.
MANUEL LOPES DEMBO 12H 191023
Manuel Lopes Dembo, Primeiro Secretário da Mesa da Assembleia Nacional.
PONTO
O Presidente da República, João Lourenço, está a caminho de Nairobi, no Quénia, para uma visita de Estado de dois dias, a convite do presidente queniano William Ruto.
No Quénia, o Chefe de Estado angolano participa na sexta-feira, num acto de celebração nacional. No sábado, realizam-se as conversações entre os dois Chefes de Estado e respectivas delegações, que vão assinar vários acordos de cooperação em diferentes domínios da vida económica e social dos dois países.
Angola conta com o apoio do Quénia na sua candidatura à presidência da União Africana, em 2025, tal como esclarece o director para África, Médio Oriente e Organizações Regionais do Ministério das Relações Exteriores, Jorge Cardoso.
JORGE CARDOSO 12H 191023
Jorge Cardoso, director para África, Médio Oriente e Organizações Regionais do Ministério das Relações Exteriores.
De acordo com o programa, o presidente João Lourenço regressa ao país no sábado.
PONTO
200 casos de cancro da mama são diagnosticados em média, por ano, pelo Instituto Angolano de Controlo do Cancro. Deste número, cerca de um terço das pessoas diagnosticadas acaba por falecer.
Segundo a Directora Clínica do Instituto Angolano de Controlo do Cancro, Isabel Sales, o diagnóstico tardio tem sido um dos factores que contribuem para a alta taxa de mortalidade.
ISABEL SALES 12H 191023
No entanto, a MFM ouviu as técnicas de radiologia, Núria Dias e Ana Rita Baião, que falam sobre alguns factores de risco relacionados à patologia. Ana Baião recomenda, por exemplo, às mulheres a estarem atentas aos sintomas da doença.
ANA BAIÃO 12H 191023
Já Núria Dias alerta para a importância de se fazer o rastreio, por formas a que se possam evitar mais mortes devido ao cancro da mama.
NÚRIA DIAS 12H 191023
O cancro da mama é o mais comum no sexo feminino, no mundo ocidental. Em Portugal há cerca de 7.000 novos casos por ano.
Assinala-se hoje, 19 de Outubro, o Dia Mundial do Cancro da Mama.
…
Oito mil e 821 mulheres gestantes e mães a amamentar foram diagnosticadas com VIH/SIDA, nas províncias do Cunene, Lunda Sul, Benguela e Huambo, durante a implementação do projecto “mãe mentora”.
O projecto, desenvolvido de 2019 a 2023, permitiu a identificação e testagem de 69 mil e 721 mulheres grávidas e mães a amamentar, em 15 unidades sanitárias das quatro províncias, sendo que 8.821 mulheres tiveram resultados positivo de VIH.
No quadro da iniciativa, desenvolvida por 85 mulheres, procedeu-se ao aconselhamento de 16 mil pessoas referenciadas nas comunidades vivendo com VIH.
O facto foi avançado na terça-feira, na província do Cunene, durante o acto de encerramento do projecto, que teve por objectivo reduzir as infecções de VIH/SIDA, através de apoio e educação. O mesmo teve o financiamento do governo dos Estados Unidos da América.
PONTO
Mais de 880 projectos do PIIM, Plano Integrado de Intervenção nos Municípios, já estão concluídos em todo o país.
O secretário de Estado para as Autarquias Locais, Márcio Daniel, que avançou ontem os dados no Kwanza Norte, revelou que no sector da saúde 134 projectos foram já concluídos em Angola.
MÁRCIO DANIEL 01 12H 191023
O também porta-voz do grupo técnico da Comissão Interministerial de Implementação do PIIM destacou igualmente os projectos ligados à educação e vias de acesso.
MÁRCIO DANIEL 02 12H 191023
Márcio Daniel, secretário de Estado para as Autarquias Locais e porta-voz do grupo técnico da Comissão Interministerial de Implementação do PIIM.
PONTO
Treze mil 439 processos-crime foram analisados por juízes de garantias no país, de Maio último a presente data, dos quais resultou a emissão de três mil 615 mandados de soltura e de caução.
A informação foi avançada, quarta-feira, em Luanda, pelo presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ), Joel Leonardo, que anuncia também o ingresso, para breve, de 182 juízes de direito.
JOEL LEONARDO 01 12H 191023
Joel Leonardo pede também maior celeridade dos tribunais no tratamento dos processos, como os de despejo e questões ligadas aos julgamentos sumários.
JOEL LEONARDO 02 12H 191023
Joel Leonardo, presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial, falando ontem durante a abertura da 6ª Sessão Ordinária do Plenário do CSMJ.
Angola conta com 176 juízes de garantia, desde a criação da especialidade, no dia 2 de Maio deste ano.
PONTO ECONOMIA
Num grupo de 50 países, entre os quais os Estados Unidos, Alemanha, Brasil, Togo e o Burkina Faso, Angola é o país que tem a maior taxa de empreendedorismo, mas é, ao mesmo tempo, o país com pior ambiente de negócios.
A pesquisa considera vários critérios e indica que o número de empreendedores no país cresce a cada ano.
O estudo refere que a intenção de iniciar um negócio continua a ser mais elevada entre a população angolana, do que em qualquer outra dos países analisados por um grupo de estudos “GEM” no relatório 2020/2021.
O estudo realça ainda que a actividade empreendedora na faixa etária mais jovem tem registado o maior crescimento. Para o economista e analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, o ambiente de negócios em Angola continua a limitar os jovens empreendedores.
CARLOS ROSADO DE CARVALHO EMPRENDEDORISMO 12H
Entre os países estudados consta os Estados Unidos, Alemanha, Brasil, Togo, Burkina Faso e outros, que ultrapassam Angola nalguns critérios analisados, como o período de sobrevivência de um negócio baixo no país, onde quatro em cada cinco não sobrevivem.
PONTO
Comemora-se amanhã, 20 de Outubro, o Dia Mundial do Controlador de Tráfego Aéreo.
A data celebra o profissional responsável em gerir, organizar e monitorar o tráfego de aeronaves no espaço aéreo, evitando que colidam com outras aeronaves ou para dar suporte aos pilotos, caso haja algum problema no voo, tal como refere Simão Lucoqui, controlador de tráfego aéreo.
AVIAÇÃO 01 12H 191023
Outro aspecto revelado tem a ver com a necessidade de mais dinâmica de trabalho, bem como as condições. A controladora de tráfego aérea, Nadine Cristóvão, fala da data e o dia a dia dos profissionais da classe.
AVIAÇÃO 02 12H 191023
Também é de responsabilidade do controlador de tráfego aéreo emitir as autorizações de decolagem e aterrissagem das aeronaves pelos pilotos.
Numa mensagem por ocasião do dia, o ministro dos transportes Ricardo de Abreu, realça que o Controlador de Tráfego Aéreo é o ponto de partida e chegada de todas as aeronaves.
O titular dos transportes realça que na realidade angolana, há a consciência de que ainda existem alguns desafios nas melhorias das condições de trabalho, entretanto, há um esforço e sentido de prioridade do Executivo, por via do Ministério dos Transportes, na mitigação desses desafios e riscos, com a aposta na modernização dos sistemas de controlo aéreo nacional.
PONTO INTERNACIONAL
Os Estados Unidos da América vetaram a proposta de resolução do Conselho de Segurança da ONU para a criação de um corredor de ajuda humanitária para Gaza, elevando para 3.478 o número de palestinianos falecidos, para além de 12.065 feridos.
Do lado israelita, faleceram mais de 1.400 pessoas, dos quais 300 militares, e sequestradas pelo menos 200 pessoas retidas na Faixa de Gaza, para além das centenas de mortos entre os combatentes do Hamas que se infiltraram em Israel.
A proposta foi apresentada pelo Brasil, que preside actualmente o Conselho de Segurança.
No total, foram 12 votos a favor, além do Brasil: França, Malta, Japão, Gana, Gabão, Suíça, Moçambique, Equador, China, Albânia e Emirados Árabes. Duas abstenções – do Reino Unido e da Rússia – um único contra: dos Estados Unidos.