Jornal 12h, edição de 02 de Outubro de 2023

 

MAIS DE 300 MIL PESSOAS VIVEM COM VIH/SIDA, REVELA REDE ANGOLANA DE ORGANIZAÇÕES DE SERVIÇOS DE SIDA;

 

HOSPITAL NEVES BENDINHA É REABERTO HOJE DEPOIS DE TER ESTADO ENCERRADO DURANTE QUATRO ANOS;

 

AULAS NO ENSINO SUPERIOR ARRANCAM NO PAÍS, PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS CONTINUAM À ESPERA DE MELHORES SALÁRIOS E SEGURO DE SAÚDE;

 

PROVÍNCIA DE MALANJE ACOLHE PELA PRIMEIRA VEZ AS JORNADAS PARLAMENTARES DA UNITA;

 

COMENTARISTAS MFM DEFENDEM MELHORIA NO PAGAMENTO SALARIAL PARA CONTRAPOR FRACO PODER DE COMPRA DAS FAMÍLIAS ANGOLANAS.

JINGLE MIX

Jornal ao meio dia, segunda-feira, 02 de Outubro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Mauro Fernandes, edição de Zacarias Congo.  

JINGLE

O Hospital Neves Bendinha será reinaugurado, hoje, pela Vice-Presidente da República, depois de ter estado encerrado durante quatro anos, para obras de reabilitação e ampliação, estando a funcionar numa das alas do hospital do Zango.

O diretor do conhecido “hospital dos queimados”, Dadi Bokusso Netemo, fala no aumento do número de profissionais, devido aos novos serviços que o hospital ganhou e garante que as condições estão criadas para o processo de transferência dos pacientes à unidade hoje reinaugurada.

DADI BOKUSSO NETEMO 12H 021023

Dadi Bokusso Netemo, diretor do hospital Neves Bendinha.

Mais de 300 mil pessoas vivem com VIH/SIDA, dos quais 190 mil são mulheres. Os dados foram avançados pelo responsável da Rede Angolana de Organizações de Serviços de Sida, António Coelho, que afirma que Luanda lidera a lista com uma taxa de prevalência de 2% da população afectada, seguida das províncias da Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico e Cunene.

O responsável da Rede Angolana de Organizações de Serviços de Sida mostrou-se preocupado com a situação, sublinhando que o país tem défice de anti-retrovirais, de preservativos e testes, lamentando, por outro lado, o que considera ser fraca actuação da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida.

Dados estáticos sobre violência doméstica em Angola apresentados, hoje em Plataforma, indicam um aumento nos casos de violência doméstica, segundo uma plataforma de dados estatísticos e informações sobre a violência doméstica sob a chancela do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU).

 

O lançamento é realizado no quadro das comemorações do Dia Internacional da Não Violência, que se assinala hoje, 2 de Outubro, com o objectivo de melhorar o registo de dados estatísticos e informações sobre a situação da violência em Angola, bem como de reforçar a implementação da Lei contra a Violência Doméstica.

No entanto, os cidadãos ouvidos pela MFM, falaram sobre a situação.

VOX POP CLOTILDE

Dados estáticos sobre violência doméstica em Angola apresentados, hoje em Plataforma, indicam um aumento nos casos de violência doméstica, segundo uma plataforma de dados estatísticos e informações sobre a violência doméstica sob a chancela do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU).

PONTO

Arrancam hoje, em todo o país, as aulas no ensino superior, com uma oferta formativa de 1300 cursos  e mais de duzentas e trinta mil vagas, segundo a ministra Maria do Rosário Bragança Sambo.

MARIA SAMBO 12H 021023

Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo.

 

Entre os desafios do sector, a Vice-presidente da República, Esperança da Costa, anunciou que o executivo pretende tornar o ensino superior digitalização, anseio que mereceu a reacção do presidente do MEA, Movimento dos Estudantes Angolanos.

Francisco Teixeira, que lamenta o silêncio das autoridades perante uma possível greve dos professores do Ensino Superior a partir de Novembro, afirma que o governo não tem feito um investimento sério no referido subsistema de ensino.

FRANCISCO TEIXEIRA 12H 021023

Francisco Teixeira, presidente do MEA, Movimento dos Estudantes Angolanos.

Já o secretário-geral do Sindicato dos Professores do Ensino Superior, Eduardo Peres Alberto, garante que professores estão mobilizados para o início das actividades, apesar de não verem resolvidos ainda os pontos constantes do caderno reivindicativo.

EDUARDO PERES ALBERTO 12H 021023

Eduardo Peres Alberto, secretário-geral do Sindicato dos Professores do Ensino Superior. 

PONTO

O Governo angolano vai uniformizar os salários da Administração Pública, atualmente díspares em nível dos poderes legislativo, judiciário e executivo, admitindo que comparativamente a outros países são muito baixos.

Na reação, o analista MFM Alberto Quixinaxo, jurista, diz que a política de aumentos de salários pode pecar por excessos;

ALBERTO KIXINAXO 12H

Já outro comentarista MFM, Carlos Cabaça, disse que o estado deve pagar melhor para rever a questão do poder de compra das famílias angolanas, que está desajustado;

CARLOS CABAÇA 12H

Reações à volta da necessidade de aumento e reajuste salariais.

De recordar que o anúncio foi feito no final da última reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros, que aprovou o roteiro de implementação da Nova Arquitetura Remuneratória da Administração Pública.

O governo aponta que a partir do momento em que o roteiro entre em vigor não vai haver “mexidas na situação atual”, ou seja, aumentos salariais, para não colocar em causa os estudos já feitos.

PONTO UNITA

A província de Malanje acolhe pela primeira vez, a partir de amanhã, as jornadas parlamentares da UNITA.

O secretário provincial do maior partido na oposição nas terras da Palanca Negra Gigante garante que as condições estão criadas para o evento que decorre até sexta-feira.

MARDANÊS AGOSTINHO KALUNGA 01 021023

Mardanês Agostinho Kalunga confirma que o evento será marcado com um discurso do presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, sendo marcado ainda com a presença dos 90 deputados do partido.

MARDANÊS AGOSTINHO KALUNGA 02 021023

São esperadas prelecções do antigo primeiro ministro e secretário geral do MPLA, Marcolino Moco, do político Fernando Heitor, bem como do economista Carlos Rosado de Carvalho.

MARDANÊS AGOSTINHO KALUNGA 03 021023

Mardanês Agostinho Kalunga, primeiro secretário da UNITA em Malanje e deputado à Assembleia Nacional.

PONTO

Luanda acolhe de terça até quinta-feira, a 26ª Conferência Regional Africana da INTERPOL, na sequência do Acordo rubricado com aquela Organização policial internacional, em Outubro de 2022, na Índia.

Para o evento, já se encontram em Luanda delegados de vários países, incluindo o presidente da Organização Internacional de Policia Criminal da INTERPOL, major-general Ahmed Naser Al Raisi. 

Esta conferência vai abordar, entre os vários assuntos, a Estratégia Regional Africana da INTERPOL, no âmbito da prevenção e combate à criminalidade transnacional, como confirma o porta-voz da actividade, superintendente-chefe Manuel Halaiwa.

MANUEL HALAIWA 12H 021023

Superintendente-chefe Manuel Halaiwa, porta-voz da 26ª Conferência Regional Africana da INTERPOL.

PONTO

O Presidente da República rejeitou no domingo a existência de incompatibilidade entre o regime de vistos europeu e o português, após a Comissão Europeia ter aberto um procedimento a Portugal por causa do acordo de mobilidade com os países lusófonos, especialmente oriundos de Angola.

Neste momento mais de dez mil pedidos de residência estão encalhados.

Portugal tem estado a explicar desde há muitos anos porque é que não há incompatibilidade entre o regime [de vistos] que é adotado em relação à CPLP e o regime europeu, comunitário, assegurou  o presidente luso disse Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado português falava aos jornalistas na câmara de Saint-Étienne, França, à margem de um encontro com a comunidade portuguesa.

A Comissão Europeia iniciou um “procedimento de infração” contra Portugal por causa das novas autorizações de residência para cidadãos da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP).

O analista Carlos Rosado de Carvalho fala das implicações, principalmente para os angolanos que queiram seguir para Portugal, trabalhar ou viver.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H 021023

Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.

PONTO DESPORTO

A associação provincial de Motocross em Benguela localizou dois espaços para a construção de uma pista, com um terreno apropiado para a prática da modalidade, mas o actual governo provincial não autoriza a cendência dos espaços.

O primeiro está no do Lobito, na paria da joma e o segundo está na zona do Biópio. O presidente da associação, Yuri Costa Júnior fez saber que o governo provincial autorizou apenas o espaço adjancente ao estádio de Ombaka.

RD- YURI COSTA JÚNIOR-PARTE 1.

Yuri Costa Júnior revelou que o espaço cedido pelo actual governador está situado na zona do estádio Ombaka, mas não tem um terreno em condições para a construção de uma pista.

RD-YURI COSTA JÚNIOR-PARTE 2.

Yuri Costa Júnior, presidente da associação provincial de Motocross em Benguela.

De recordar que neste momento aquela província não tem uma pista de Motocross. Assunto que merecerá outros desenvolvimentos no Jornal Desportivo com o Hilário Leonardo, logo a seguir a este serviço de notícias.

PONTO INTERNACIONAL

Pelo menos 25 pessoas ficaram feridas, num incêndio de grandes proporções que atingiu, esta segunda-feira uma esquadra da polícia egípcia, na cidade de Ismailia, sem vítimas mortais.

Os bombeiros controlaram o fogo após mais de horas, informaram serviços de emergência, citados pela Reuters.

As autoridades ainda não revelaram as causas do incêndio.

 

 

Data de Emissão: 02-10-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados