Jornal 12h, edição de 29 de Setembro de 2023

PELO MENOS 40% DA POPULAÇÃO ANGOLANA PADECE DE HIPERTENSÃO. A REVELAÇÃO É DA SOCIEDADE ANGOLANA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES;

 

PRESIDENTE DO MOVIMENTO DOS ESTUDANTES ANGOLANOS LAMENTA O SILÊNCIO DAS AUTORIDADES PERANTE POSSÍVEL GREVE DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DE NOVEMBRO;

 

ANGOLA ACOLHE EM OUTUBRO 26ª CONFERÊNCIA REGIONAL AFRICANA DA INTERPOL;

 

COMEÇA A VIGORAR A PARTIR DE HOJE O TÍTULO DO VEÍCULO. POLÍCIA NACIONAL GARANTE CONDIÇÕES PARA IMPRESSÃO DO DOCUMENTO EM TODO O PAÍS;

 

MORREU HERMÍNIO ESCÓRCIO, EMBAIXADOR E NACIONALISTA ANGOLANO.

JINGLE MIX

Jornal ao meio dia, sexta-feira, 29 de Setembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Mauro Fernandes, edição e condução de Zacarias Congo.  

JINGLE

Morreu, hoje, o nacionalista e embaixador, Hermínio Escórcio, aos 88 anos, na África do Sul, vítima de doença, segundo fonte do Ministério das Relações Exteriores.

Hermínio Joaquim Escórcio, nasceu a 1 de Junho de 1936, na cidade do Lobito, província de Benguela.   

Formou-se em Estudos Económicos, Administração e Relações Pública.  

Aderiu ao MPLA na clandestinidade e participou do processo de Libertação Nacional desde 1958.

Foi preso político, julgado e condenado por um tribunal especial militar por imposição da Polícia Política Portuguesa (PIDE) de 1963 a 1974. Fez parte da delegação do MPLA que negociou as tréguas com os portugueses nas chanas de Liamege, na província do Moxico. 

Coordenou a comissão de recepção da primeira delegação do MPLA dirigida por Lúcio Lara.  Exerceu, também, cargos de secretário pessoal do  Presidente  António Agostinho Neto – 1974/75. 

Foi director do Protocolo e Património da Presidência da República e director Geral da Sonangol. 

Exerceu as funções de embaixador  de Angola em vários países, tendo cumprido a última missão na Argentina.

Pelo menos 40% da população angolana padece de hipertensão. A revelação foi feita à MFM pela vice-presidente da Sociedade Angolana de Doenças Cardiovasculares, Maria da Glória Mawete,  no dia em o mundo assinala o Dia Mundial do Coração.

MARIA DA GLÓRIA MAWETE 01 12H 290923

A médica cardiologista reconhece avanços em matéria de prevenção e tratamento contra doenças cardiovasculares no país, apesar de não responderem ainda as necessidades. Por isso, Maria da Glória Mawete defende, por isso, a continuidade de esforços para a melhoria destas questões.

MARIA DA GLÓRIA MAWETE 02 12H 290923

Maria da Glória Mawete, vice-presidente da Sociedade Angolana de Doenças Cardiovasculares.

Quem também apela aos cuidados de saúde para evitar, prevenir e combater doenças cardiovasculares, é o médico cardiologista, Mawer Gonçalves.

MAWER GONÇALVES 12H 290923

Mawer Gonçalves, médico cardiologista.

Hoje é o Dia Mundial do Coração.

PONTO

Está aberto oficialmente em todo país o novo ano académico.

O início das aulas é já na próxima segunda-feira, 2 de Outubro, numa altura em que as autoridades garantem que todas as condições estão criadas para o arranque das aulas.

Durante o acto oficial de abertura do novo ano académico, ontem, a vice-presidente da República, Esperança da Costa, afirmou sere inegável o progresso de Angola no subsistema do ensino superior.

ESPERANÇA DA COSTA 12H

Vice-presidente da República, Esperança da Costa.

E o presidente do MEA, Movimento dos Estudantes Universitários, Francisco Teixeira, diz que o discurso da vice-presidente da República não é realista, por entender que não se centrou nos problemas reais do sector do ensino superior.

FRANCISCO TEIXEIRA 01 12H 290923

Francisco Teixeita lamenta o silêncio das autoridades perante uma possível greve dos professores do Ensino Superior a partir de Novembro e fala em insuficiência no investimento do estado para tornar o ensino superior digitalizado.

FRANCISCO TEIXEIRA 02 12H 290923

Francisco Teixeira, presidente do MEA, Movimento dos Estudantes Angolanos.

Os trabalhadores da ENCEL, Empresa Nacional de Construção de Eletricidade, cumprem hoje o terceiro dos nove dias da greve, convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Energia Elétrica, que reivindica por melhores condições salariais e laborais.

O secretário-geral da referida organização sindical, João Cata, fala sobre as próximas fases desta paralisação que decorre de forma interpolada.

JOÃO CATA 12H 290923            

João Cata, secretário-geral do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Energia Elétrica.

PONTO

O Plano de Desenvolvimento Nacional para os próximos cinco anos aprovado, ontem, sem sede do Conselho de Ministros, vai garantir mais emprego, diminuir a pobreza e melhorar a segurança alimentar. A posição foi apresentada pelo Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, numa altura em que o executivo estima o crescimento da população no país para 38 milhões de habitantes até 2027.

MÁRIO CAETANO JOÃO 12H 290923

Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João.

Ainda onte, foi aprovado o regulamento da formação especializada em enfermagem, diploma que estabelece as normas referentes ao processo de formação especializada no Serviço Nacional de Saúde.

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, disse que o regulamento, primeiro na história do serviço nacional de saúde, vai  ajudar a responder às necessidades do sector.

SÍLVIA LUTUCUTA 12H 290923

Já na Educação, o Conselho de Ministros aprovou o Plano de Inclusão e Apoio a Pessoas com Deficiência para os próximos cinco anos.

A ministra da Educação, Luísa Grilo, fala sobre as novidades do referido plano.

LUÍSA GRILO 12H 290923

Ministra da Educação, Luísa Grilo.

PONTO ECONOMIA

Continuam os atrasos na publicação de relatórios sobre a economia em Angola.

Segundo apurou à MFM, a situação tem sido recorrente. Carlos Rosado de Carvalho, analista de economia, disse que a situação pode configurar falta de transparência no exercício orçamental e prestação de contas ao contribuinte;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H

Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.

PONTO

Começa a vigorar a partir de hoje o novo documento de identificação do automóvel e do proprietário, denominado Título do Veículo, um documento que unifica o Livrete e o Título de Propriedade Automóvel, no quadro da Reforma do Estado.

O director adjunto para a comunicação institucional e imprensa da Polícia Nacional, subcomissário Mateus Rodrigues, esclarece sobre a transição dos documentos actuais em posse dos cidadãos para o Títutlo do Veículo.

MATEUS RODRIGUES 12H 290923

Subcomissário Mateus Rodrigues, director adjunto para a comunicação institucional e imprensa da Polícia Nacional.

 

E os cidadãos já reagiram sobre o título do veículo. Os entrevistados da MFF divergem nas opiniões sobre a entrada em vigor do documento.

VOX POP TÍTULO DO VEÍCULO

Começa a vigorar a partir de hoje o novo documento de identificação do automóvel e do proprietário, denominado Título do Veículo, um documento que unifica o Livrete e o Título de Propriedade Automóvel, no quadro da Reforma do Estado.

Angola acolhe de 3 a 5 de Outubro a 26ª Conferência Regional Africana da INTERPOL, evento que vai abordar entre outros assuntos a Estratégia Regional da Africana da INTERPOL, no Âmbito da prevenção e combate da criminalidade transnacional.

Esta Conferência Regional vai contar com a presença do Presidente da Organização Internacional de Polícia Criminal OIPC-INTERPOL, à convite do Ministro do Interior de Angola, Eugénio Laborinho, como fez saber o porta-voz do evento, superintendente-chefe Manuel Halaiwa.

MANUEL HALAIWA 12H 290923

Superintendente-chefe Manuel Halaiwa, porta-voz da 26ª Conferência Regional Africana da INTERPOL, que acontece em Angola de 3 a 5 de Outubro.

PONTO INTERNACIONAL

O Supremo Tribunal Federal do Burundi iniciou quinta-feira, o julgamento do antigo primeiro-ministro, Alain-Guillaume Bunyoni, acusado de minar a segurança nacional e insultar o presidente, informou o africanews.

Alain-Guillaume Bunyoni, primeiro-ministro desde junho de 2020, foi demitido em setembro de 2022, poucos dias depois de o presidente Evariste Ndayishimiye ter denunciado indícios de um “golpe de Estado”, tendo sido substituído pelo Ministro do Interior, Gervais Ndirakobuca.

O Politico foi detido em Abril passado na capital económica Bujumbura, na véspera do seu 51º aniversário, e desde então está detido na capital política Gitega. O julgamento começou com a audiência realizada na prisão.

PONTO

Vem aí o livro Liberdade de Expressão e Direito à Informação.

Paulo António Lucas, autor do livro, destaca o impacto dos debates radiofónicos na construção da cidadania.

PAULO LUCAS 12H 290923

Paulo António Lucas, autor do livro Liberdade de Expressão e Direito à Informação.

Começa na próxima segunda-feira aqui na MFM o programa 10 para o meio dia, com o jornalista Paulo Miranda Júnior.

O profissional fala sobre o seu novo programa, que a partir do dia 2 de Outubro fará parte da grelha de programação desta estação emissora.

PAULO MIRANDA JR 12H

Jornalista Paulo Miranda Jr.

Começa na próxima segunda-feira aqui na MFM o programa 10 para o meio dia, com o jornalista Paulo Miranda Júnior.

 

Data de Emissão: 29-09-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados